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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 11:57 | |
| pessoal, eu denovo... tô c@agado mesmo!!!!!! alegria de pobre... dura pouco, ou muito pouco... ou não dura nada.. montei e regulei o 500 hk. taava perfeito e au ainda pensava...: nossa, um heli tão barato e voa tão bem.. pois então. parou o motor do nada e adivinha...? o que pode ter acontecido? tinha um cheiro estranho, tipo de eletronico queimado. acho que vinha do esc. o motor é um hk 1600 kv http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9764 esc é hk SS 70-80 http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10015 tudo num hk t500 |
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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 11:58 | |
| ...ops...
bateria nano 6S 35-70C 2200mA |
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Neppon
Mensagens : 138 Data de inscrição : 05/04/2011 Idade : 46 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 12:24 | |
| Hummmmm bateria com 2,2 Amperes vezes descarga máxima de 70C (70 vezes a carga nominal) = 154 Amperes em um esc de 80 Amperes.... sua curva de aceleração está com 100% por acaso? O motor é forte e pede 55 Amperes... o esc não deve aguentar esses 80 Amperes de verdade, a bateria tem bem mais taxa de descarga então a chance do esc ter fritado por sobrecarga é muito grande. No futuro limite a aceleração e vá aumentando aos poucos.. o bom é ter um tacometro e confirmar a headspeed para usar o mínimo possível dentro da necessidade para evitar estas surpresas.
Neppon |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 12:35 | |
| Pqp manoo
Lenhou muito o licrópito? |
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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 12:45 | |
| na real eu tava hoverando baixinho... acho que foi só um ball link. tem que ver se os eixos não entortaram. mas parece que não.
pessoal, detectei defeito no esc. coloquei um outro esc e o motor rodou. |
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Neppon
Mensagens : 138 Data de inscrição : 05/04/2011 Idade : 46 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 12:51 | |
| Que boas notícias! Ninguém está livre de um defeito em um componente, infelizmente, "bola para frente" e "vamo que vamo"!
Neppon |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 12:59 | |
| Tio, esses ESCs SS são muito ruins, não arisque mais seus helis com eles não. Falam bem dos HobbyWing, vou usar o de 80A no meu Hurricane. Outra coisa, está usando BEC externo ou interno? De quantos amperes?
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floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:11 | |
| Concordo com o Valter....
Nada de SS e muito menos opte por BEC internos em helis tão grandes! |
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aislan
Mensagens : 598 Data de inscrição : 09/09/2010 Idade : 43 Localização : brazil
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:17 | |
| - Neppon escreveu:
- Hummmmm bateria com 2,2 Amperes vezes descarga máxima de 70C (70 vezes a carga nominal) = 154 Amperes em um esc de 80 Amperes.... sua curva de aceleração está com 100% por acaso?
O motor é forte e pede 55 Amperes... o esc não deve aguentar esses 80 Amperes de verdade, a bateria tem bem mais taxa de descarga então a chance do esc ter fritado por sobrecarga é muito grande. No futuro limite a aceleração e vá aumentando aos poucos.. o bom é ter um tacometro e confirmar a headspeed para usar o mínimo possível dentro da necessidade para evitar estas surpresas.
Neppon Eu acho que a corrente do ESC tem que ser coerente com a corrente do motor, e não com a bateria... se o motor puxar 80A, a bateria pode ter 300A disponivel que só vai liberar os 80A (claro que tem corrente dissipada por calor, etc, mais nunca chega a carga total da bateria, a menos que o motor solicite)... |
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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:24 | |
| eu usava bec de 5A da turnigy. o motor consome max de 55A. e eu hoverava com 35 a 40% da aceleração.
agora em teste, liguei o sistema e o esc está em curto acho. esquenta muito, sem motor ligado. |
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floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:27 | |
| - aislan escreveu:
- Neppon escreveu:
- Hummmmm bateria com 2,2 Amperes vezes descarga máxima de 70C (70 vezes a carga nominal) = 154 Amperes em um esc de 80 Amperes.... sua curva de aceleração está com 100% por acaso?
O motor é forte e pede 55 Amperes... o esc não deve aguentar esses 80 Amperes de verdade, a bateria tem bem mais taxa de descarga então a chance do esc ter fritado por sobrecarga é muito grande. No futuro limite a aceleração e vá aumentando aos poucos.. o bom é ter um tacometro e confirmar a headspeed para usar o mínimo possível dentro da necessidade para evitar estas surpresas.
Neppon Eu acho que a corrente do ESC tem que ser coerente com a corrente do motor, e não com a bateria... se o motor puxar 80A, a bateria pode ter 300A disponivel que só vai liberar os 80A (claro que tem corrente dissipada por calor, etc, mais nunca chega a carga total da bateria, a menos que o motor solicite)... correto! |
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floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:27 | |
| - cenoura escreveu:
- eu usava bec de 5A da turnigy.
o motor consome max de 55A. e eu hoverava com 35 a 40% da aceleração.
agora em teste, liguei o sistema e o esc está em curto acho. esquenta muito, sem motor ligado. é o mal acabamento do ESC! não use os SS |
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Neppon
Mensagens : 138 Data de inscrição : 05/04/2011 Idade : 46 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 13:35 | |
| Sinceramente eu acredito que se o bateria oferece muito mais do que o esc e o motor podem aguentar em situação de descarga rápida (ou não), o próprio esc fornece mais que o motor pode aguentar, o esc é de capacidade indicada duvidosa, o bom senso diz que não tem como começar o teste de voo sem diminuir e muito o throttle. Bater um iddle com uma curva comumente usada tipo 100-95-90-95-100 ou 100-90-80-90-100 no setup inicial indicado pelo amigo cenoura não seria utilizar o bom senso, ou seria? Não estou afirmando que ele o fez, estou apenas utilizando o setup dele como exemplo, ok? Basear um teste de voo na "sorte" porque "deve funcionar" para mim não é legal. Existe o conhecimento e as ferramentas necessárias para não se correr esses riscos, porque não utilizar este conhecimento e ferramentas? Se existe a possiblidade de sobrecarga de algum dos componentes do setup matematicamente não seria lógico limitar a potencia final para operar na faixa de segurança para começar os testes? Fica aberto o assunto para os amigos divagarem também Neppon |
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floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 14:07 | |
| Neppon, concordo com você em termos...
um motor saturado, seja por pouco "peso" ou por muito... pode sim consumir mais do que ele foi feito (um motor de 50A pode sim chegar a mais de 70A e dependendo da sua construção, pode queimar ou não!) e se ele não queimar, com certeza pode saturar o ESC e este então vir a falecer!
e sim, existem ferramentas de sobre para ter certeza de que tudo funcionará corretamente, mas para levar isto ao pé da letra, o camarada vai desembolsar uma grana alta e aquilo que era hobby (voar) vira teste de paciência (na bancada!), que afinal, nem todos tem esse "tesão"!
O ideal é sempre consultar sobre a procedência dos equipamentos e ler bastante para se certificar da qualidade e especificação de cada peça!
e a lógica é saber qual a potencia máxima consumida pelo motor e sua corrente, então adicionar um ESC, DE CONFIANÇA, que aguente até uns A a mais para garantir que o motor sub projetado não frite o ESC, e por fim a fonte ou bateria, que deve poder entregar NO MINIMO que o conjunto motor+ESC precisa!
ou seja, se você tem um motor que possui uma corrente de carga de 55A uma ESC BOM de 70A dá conta do recado.... e uma bateria de 80A vai ficar bem tranquila no sistema... assim como uma de 220A, porem a de 220A vai pesar mais e durar mais!
em helis o problema está realmente em headspeed, como você citou, vale a pena ler um pouco sobre o headspeed máximo de um heli e qual o conjunto coroa pinhão mais indicado para tal, afinal, quanto mais dentes tiver o pinhão, mais rápido será o headspeed, porem o motor terá que fazer mais força e logo consumir mais corrente.
Agora tenho que voltar pro trampo... se a explanação não ficou completa, anoite eu termino!
época de fechamento de vendas o bicho pega!
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Neppon
Mensagens : 138 Data de inscrição : 05/04/2011 Idade : 46 Localização : Curitiba/PR
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 14:32 | |
| Falou muito bem Floyd. A idéia é ter o motor com menos amperes que o esc e o esc com os mesmos ou menos amperes que a bateria fornece. No setup exemplo do amigo cenoura estava no caminho certo: Motor > ESC > Bateria - 55 > 80 > 154, só precisa tomar cuidado para não produzir carga demais no motor porque ele vai fritar o esc se o mesmo não tiver uma boa margem de segurança, que deve ter sido o que faltou por ser um esc SS. No setup ideal: Precisa efetuar o cálculo da headspeed baseado no número de dentes da main gear, do pinhão e especificações do motor. Utilizar um alicate amperímetro para aferir o consumo do motor na bancada é uma boa idéia, um wattmeter/kv/rpm também são interessantes. Utilizar o tacômetro para ajuste fino da headspeed na curva de aceleração. É como alinhar a swashplate sem a "swashplate lever": você vai voar passando algum trabalho, mas vai olhar outros aeromodelos que voam muito melhor com setup até inferior Acima da classe 450 utilizar bec inerno não é uma boa opção, são 5 dolares (ou um pouco mais) que se gasta em um ubec de 5A que já ajudam um bocado a aliviar a carga no esc. Estou adquirindo minhas ferramentas aos poucos, está para chegar o tacômetro por esses dias Neppon |
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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 14:43 | |
| bom pessoal... na febre de voar, vou comprar no ML esse aki: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-176904686-turnigy-esc-brushless-85a-burst-100a-com-bec-de-5a-_JM
usarei bec separado do esc. ou posso usar o bec do esc e mais um bec externo pra garantir...? se não puder usar 2 bec no rx, qual fio corta dos 3 fios do esc?
...ainda bem que eu usava bec, senão seria mesmo uma lenha. |
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floydbh
Mensagens : 3185 Data de inscrição : 21/05/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte - MG
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 15:32 | |
| Cenoura:
NUNCA use 2 BEC... é queima na certa! Sempre use BEC externo em helis 500 Retire o fio VERMELHO do ESC. MAS NÃO O CORTE, apenas isole-o!Um dia você pode precisar!
e este ESC eu NÃO CONHEÇO mas já LI alguma coisas ruins sobre ele! eu não confiaria! |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 16:20 | |
| Falam mal desse ESC mesmo, eu até pensei em comprar para o Hurricane, mas acabei desistindo. |
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Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 18:21 | |
| - aislan escreveu:
- Neppon escreveu:
- Hummmmm bateria com 2,2 Amperes vezes descarga máxima de 70C (70 vezes a carga nominal) = 154 Amperes em um esc de 80 Amperes.... sua curva de aceleração está com 100% por acaso?
O motor é forte e pede 55 Amperes... o esc não deve aguentar esses 80 Amperes de verdade, a bateria tem bem mais taxa de descarga então a chance do esc ter fritado por sobrecarga é muito grande. No futuro limite a aceleração e vá aumentando aos poucos.. o bom é ter um tacometro e confirmar a headspeed para usar o mínimo possível dentro da necessidade para evitar estas surpresas.
Neppon Eu acho que a corrente do ESC tem que ser coerente com a corrente do motor, e não com a bateria... se o motor puxar 80A, a bateria pode ter 300A disponivel que só vai liberar os 80A (claro que tem corrente dissipada por calor, etc, mais nunca chega a carga total da bateria, a menos que o motor solicite)... correto! |
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NelsonSM
Mensagens : 659 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 42 Localização : Palhoça - SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 22:23 | |
| - Neppon escreveu:
- Hummmmm bateria com 2,2 Amperes vezes descarga máxima de 70C (70 vezes a carga nominal) = 154 Amperes em um esc de 80 Amperes.... sua curva de aceleração está com 100% por acaso?
O motor é forte e pede 55 Amperes... o esc não deve aguentar esses 80 Amperes de verdade, a bateria tem bem mais taxa de descarga então a chance do esc ter fritado por sobrecarga é muito grande. No futuro limite a aceleração e vá aumentando aos poucos.. o bom é ter um tacometro e confirmar a headspeed para usar o mínimo possível dentro da necessidade para evitar estas surpresas.
Neppon A bateria jamais vai liberar os 154A sem que seja solicitado, da mesma forma, o ESC, não vai liberar os 80A sem que seja solicitado. Quem vai diz qual a corrente que será liberada é o motor. E o motor só exige corrente quando é aplicado carga sobre ele. O motor pede corrente ao Esc, que por sua vez pede a bateria. Quando bem dimensionado o sistema de propulsão, basta que o ESC tenha pelo menos 10A a mais que a corrente máxima do motor. A bateria, quanto mais corrente de descarga maior a autonomia de voo. O único causador do problema foi o próprio ESC, de baixíssima qualidade. Quase certeza, que um ESC de boa qualidade teria aguentado mesmo que o motor estivesse exigindo mais do que deveria. |
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cenoura
Mensagens : 362 Data de inscrição : 15/08/2010 Idade : 46 Localização : Floripa-SC
| Assunto: Re: motor parou em vôo Ter 12 Abr 2011, 22:56 | |
| caraca... mas o que eu compro????????? um esc align? |
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Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
| Assunto: Re: motor parou em vôo Qua 13 Abr 2011, 00:21 | |
| Hobbywing ou himodel que e o mesmo da hobbywing mas se for comprar Hobbywing de preferencia aos Pentium e o top dos xing ling eu tenho 5 e nunca tive problemas . |
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valter_ribeiro
Mensagens : 710 Data de inscrição : 06/07/2010 Idade : 41 Localização : Rio Brilhante - MS
| Assunto: Re: motor parou em vôo Qua 13 Abr 2011, 08:11 | |
| Tio, estou esperando esse aqui voltar a estoque para eu comprar, falam muito bem dele: http://www.rc711.com/shop/hobbywing-platinum-80apro-programmable-brushless-esc-connectors-p-3397.html?cPath=27_42 |
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Mori
Mensagens : 1401 Data de inscrição : 16/07/2010 Idade : 49 Localização : Japão
| Assunto: Re: motor parou em vôo Qua 13 Abr 2011, 08:21 | |
| Tio Valter falou de hobbywing ainda mais esse platinum pode comprar de olho fechado, é o melhor esc xing ling que tem top mesmo, tanto esse como os pentium. |
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| Assunto: Re: motor parou em vôo | |
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