InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Entrar  

Compartilhe

Fazer Flaperon no turnig 9x

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
floydbh

floydbh

Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 16 maio 2011, 15:20

Amadeu,

Tenho que ler o manual por completo, pois o rádio tem tantos mixes que confesso que só leio aquilo que preciso...
no meu caso uso o flaperon para ligar um servo para cada aileron sem necessidade de cabo Y!

Ir para o topo Ir para baixo

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySex 10 Jun 2011, 14:48

Consegui fazer o flaperon no meu Dédalos, mas encontrei um problema.

Se eu coloco o acionamento em alguma chave (throtle hold ou gear), o servo fica em +100 ou -100, e não no 0, como deveria ser.

O setting ficou assim

STATE ACT
AIL1 100 100
AIL2 100 100
FLP1 -050
FLP2 050

Solucionei isso colocando o acionamento na chave de pitch trim, ai quando coloco em +100, aciona os flaps para baixo e -100 aciona para cima (Shocked).

Mas eu quero ele funcionando em um chave e não em potenciômetro. Alguém sabe como resolver isso, para que o servo fique no meio?

fsavi

fsavi

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySex 10 Jun 2011, 17:56

É no menu AUX-CH . Selecione CH6 para a chave GEAR ou THRO HOLD (para acionar FLAP com uma destas chave)
o meu os ailerons estao no canal 1 e 6

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySex 10 Jun 2011, 19:40

Encontrei em um site em espanhol um ótimo turorial sobre flaperon como 9X. cheers
http://alasdecorcho.blogspot.com/2011/05/programar-flaperon-en-turnigy-9x-ii.html

O mais interessante é que com essa configuração, você tem 2 níveis de flaps - 50% e 100%.

Não vou traduzir tudo, somente colocar as fotos, pois se explicam sozinhas, lembrando que canal 1 é o aileron da direita e canal 6 o aileron da esquerda.

No meu caso a única diferença foi que os valores de Uprate tiveram que ser invertidos e ficaram positivos, pois com os negativos os flaps subiam em vez de abaixar.

Depois de configurado funciona assim:
1) Chave GEAR: Ativa/desativa flaperon;
2) Chave AUX. 3: Regula o tanto de flaps aplicados (0, 50 e 100)

Configuração do Flaperon
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 DSCN3505

Configuração dos canais auxiliares
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 DSCN3507

Configuração da mixagem 1
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 DSCN3509

Configuração da mixagem 2
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 DSCN3511

O resultado final:

fsavi

fsavi

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySex 10 Jun 2011, 19:49

Bah gostei, vo fazer no meu aqui tb !!!!!

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 11:51

Amadeu Jr, fiz aqui no Dédalos e não deu. Quando aciono o stick para fazer curvas para direita ou esquerda, os ailerons sobem e descem juntos. E quando giro o botão do Pit. Trim um aileron sobe enquanto que o da outra asa desce, como se eu estivesse acionando para fazer uma curva. Em algum lugar ficou coisa invertida.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 12:09

Gus,

Dá uma conferida nas configurações, pois já fiz em dois aviões de amigos e funcionou perfeitamente.

Não se esqueça que você deve acionar a chave gear e depois a chave de 3 posições (Idle) para acionar os flaps.

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 12:25

Olá!

1. Revi as configurações, está tudo como nas imagens acima.

2. Mesmo sem ativar a chave Gear, eu posso girar a chave Pit Trim que ela funciona, acionando os ailerons com a mesma intensidade com que eu giro a chave. Gira pouco mexe pouco, gira muito eles mexem muito. Essa chave parece servir para dar uma micro-afinação nos flaps.

3. Ao ativar a chave Gear, a chave F.Mode passa a funcionar nos dois estágios que você falou.

Mas, o problema continua: mexo os sticks para os lados, mas os dois ailerons sobem e descem juntos.
Ao acionar a chave Gear e em seguida a chave F. Mode, o aileron de uma asa sobe e o da outra asa desce, como se eu fosse fazer uma curva. Os dois níveis estão funcionando.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 12:35

Em quais canais estão ligados os servos de aileron?

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 12:39

Aileron da direita = canal 1.
Aileron da esquerda = canal 6.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 15:03

Vixi.. aí me pegou cara. Era para funcionar tudo certinho.

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 15:19

Mistérios....pode ser alguma coisa Reverse de servos?

Tirei os cabinhos, coloquei cabo Y e usei a configuração normal (sem nada de flapron ou mix) e está tudo certo.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 15:33

Pode ser inversão de servos sim. Tenta deixar as mixagens e inverter um dos canais (1 ou 6), teoricamente deve resolver.

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 17:37

Tentei inversão de todo tipo de servos e mudanças nos valores do flapron. Consegui fazer com que cada comando fosse executado corretamente: curva para esquerda, para direita e acionar flap. Porém.... quando não aciono flaps os ailerons ficam os dois apontados para cima, sem chance de voar assim...

Mas consegui fazer a coisa funcionar ativando os flaps naqueles três botões que giram (potenciômetros?): no Pitch Trim, no Ajuste de Passo e no Ajuste de Aceleração. Mas é chatinho ficar girando aquilo.

Também testei esse segundo tipo de flapron, postado pelo Amadeu Jr (com 2 níveis de flaps - 50% e 100%) e com esse sistema deu tudo certo, funcionou certinho.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 18:04

Opa.. legal. então está funcionando tudo certo com o botao de idle? Ou os flaps fica apontados para cima?

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 18:10

Amadeu Jr escreveu:
Opa.. legal. então está funcionando tudo certo com o botao de idle? Ou os flaps fica apontados para cima?
Desculpe, não entendi a pergunta.

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 18:18

GusXokleng escreveu:
Também testei esse segundo tipo de flapron, postado pelo Amadeu Jr (com 2 níveis de flaps - 50% e 100%) e com esse sistema deu tudo certo, funcionou certinho.

Colocou funcionando no botão de Flyght Mode, certo?
Funcionou dando as 3 posições de flaps (0, 50 e 100) e com os ailerons funcionando normalmente?
Se funcionou, deixa assim e manda para cima!

GusXokleng

GusXokleng

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 18:33

Amadeu Jr escreveu:
Colocou funcionando no botão de Flyght Mode, certo?
Funcionou dando as 3 posições de flaps (0, 50 e 100) e com os ailerons funcionando normalmente?
Se funcionou, deixa assim e manda para cima!
Isso aí!
Chave GEAR: liga e desliga flaps.
Chave FLIGHT MODE: N=flap neutro. 1=flap em 50%. 2=flap em 100%.
Botão PITCH TRIM: ajuste fino flap.

Valeu Amadeu!!

Já ativei também a chave de Corte de Motor. Tem mais algum coisa que dá de fazer com aquelas chavezinhas todas?
Very Happy

Amadeu Jr

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptySeg 11 Jul 2011, 20:34

Pelo que descobri até agora, só isso.hehehe

filipelost

filipelost

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyQua 23 maio 2012, 22:54

configurei meu tg9x aqui para usar os flaperons... ficou show!!!! não tem erro, é só seguir o tutorialzinho do Amadeu aqui em cima... no meu caso só tive que mudar o curso da mix 1 pela mix 2 e ficaram perfeitos os ailerons atuando como flaps..

amanhã vou testar para ver como ficou a decolagem e o pouso... depois posto aqui minha impressão..

valeu!!
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
filipelost

filipelost

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyQui 24 maio 2012, 10:40

hoje fui voar com meu scout asa baixa e não consegui fazer fluir o flaperon..... até funciona os ailerons abaixam e tudo mas só que o aero em vez de levantar o nariz acaba baixando.......
não adiantou....... testei com uma asa de 1 metro reta e com a asa do dédalos de 1,20 e nada.... na hora que acionava o flaperon o aero apontava o chão......

aí complica...... o negócio era para fazer mais uma mixagem usando o profundor para cabrar um pouco junto com o flaperon.....
eu vi que com o flaperon ativado, mesmo o aero apontando pra baixo eu consegui um pouso mais lento cabrando junto....

aí que eu preciso de alguma dica, pq não sei fazer essa mixagem.....

alguém sabe fazer essa mixagem????

olha a fotinho do meu scout: só que agora fiz até um cowl pra ele em depron entelado.... tá um luxo!
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 470378_228326070612351_100003048802883_372618_779511683_o

valeu
fcoalex

fcoalex

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyQui 24 maio 2012, 11:18

filipelost escreveu:
hoje fui voar com meu scout asa baixa e não consegui fazer fluir o flaperon..... até funciona os ailerons abaixam e tudo mas só que o aero em vez de levantar o nariz acaba baixando.......
não adiantou....... testei com uma asa de 1 metro reta e com a asa do dédalos de 1,20 e nada.... na hora que acionava o flaperon o aero apontava o chão......

aí complica...... o negócio era para fazer mais uma mixagem usando o profundor para cabrar um pouco junto com o flaperon.....
eu vi que com o flaperon ativado, mesmo o aero apontando pra baixo eu consegui um pouso mais lento cabrando junto....

olha a fotinho do meu scout: só que agora fiz até um cowl pra ele em depron entelado.... tá um luxo!
Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 470378_228326070612351_100003048802883_372618_779511683_o

valeu
Filipe,

Realmente essa mixagem com o Profundor é necessária.. mas coloque bem pouco comando no profundor, algo abaixo de 10%, senão quando você acionar o Flaperon o aero vai cabrar demais. Fiz essa mixagem no meu Basic.

No Turnigy 9X não sei como fazer, mas no DX6i foi na mesma tela da regulagem do % de Flap... numa coluna ao lado (uma pra ajuste do Flap e outra pro Profundor).

Mas daqui a pouco aparece alguém pra ajudar com o TG 9X.

Abraços.

filipelost

filipelost

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyQui 24 maio 2012, 12:06

fcoalex escreveu:
filipelost escreveu:

valeu
Filipe,

Realmente essa mixagem com o Profundor é necessária.. mas coloque bem pouco comando no profundor, algo abaixo de 10%, senão quando você acionar o Flaperon o aero vai cabrar demais. Fiz essa mixagem no meu Basic.

No Turnigy 9X não sei como fazer, mas no DX6i foi na mesma tela da regulagem do % de Flap... numa coluna ao lado (uma pra ajuste do Flap e outra pro Profundor).

Mas daqui a pouco aparece alguém pra ajudar com o TG 9X.

Abraços.

E aí Francisco!!
Eu consegui mixar aqui e ficou certinho..... quando aciono a chave de 3 tempos aquela, na 1a posição os ailerons baixam 50% e o profundor cabra 15%....... e na 2a posição os ailerons baixam 100% e o profundor cabra 25%......

agora depois da sua dica vou baixar a porcentagem no profundor, já que tu fez isso e ficou bom a 10%..... vou começar por aí....
o negócio ficou bem legal aqui.... ainda tem a chave pit trim aquela que dá pra ter uma regulagem finíssima somente dos aileros.......
parece um avião de verdade agora... todo engenhoca....hehehe

Parceiro, muito obrigado pela dica e depois volto pra dizer coo ele se portou....

abçs!!
filipelost

filipelost

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyDom 27 maio 2012, 14:37

hoje fui voar com o scoutzinho e levei a asa de 1m... o dia tava especial, uma brisinha do quadrante sul bem de leve.... algumas nuvens... dia lindo........
testei o flaperon no scout e vou dizer, ficou muito bom para o pouso e decolagem....
configurei os ailerons em 50% + 20% de profundor e 70% de aileron +25% de profundor......
foi só fazer a curva lá longe, alinhar com a pista e acionar o flaperon.... ele levanta o nariz e vem que nem um jumbo na 1a opção....... o aero vem bem devagar, não vem naquela velocidade normal... ele vem se sustentando muito bem..... depois de tocar o chão ele roda cerca de 2m e já pára, diferente de não usar nada que ele vinha na velô e depois de tocar o chão ele rodava mais uns 15m.......
já na 2a opção ele vem quase parando, tendo que levar ele nos ailerons para não stolar de ponta de asa........ meio complexo......
para decolagem tb ajudou muito, é só dar motor que o aero levita tb em cerca de 2m de pista.......
preferi assim, para pouso uso a opção 1 e para decolagem uso a opção 2.......

sinceramente achei muito boa a combinação dos ailerons como flaps junto com o profundor, ajudou bastante no pouso principalmente...

essa é minha experiência com o uso dos flaperons, vou continuar usando pq ficou muito escala o negócio, como falei antes........ todo engenhoca....

valeu pessoal e é isso, as baterias estão carregando para um 2o voo agora fim de tarde!!
att
Aldo Filipe de O. Lima
filipelost

filipelost

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 EmptyDom 27 maio 2012, 18:18

fui voar de novo agora na tardinha.... o vento já tinha entrado, cerca de 10km/h.... não é muito mas deu para fazer um voo contra o vento com os flaperons acionados muito massa, nosso amigo fcoalex que tinha me dado o toque.....
com cerca de 1/4 de stick de motor e ele ficava quase parado no ar, voando, voando... tranquilidade total.....
acho que se voar em um vento mais forte nem precisarei de motor.... o legal é que dá para fazer voos vem longos com 1 bateria somente....

fica mais uma dica!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Fazer Flaperon no turnig 9x   Fazer Flaperon no turnig 9x - Página 2 Empty

Fazer Flaperon no turnig 9x

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte