Mensagens : 856 Data de inscrição : 26/05/2010 Idade : 35 Localização : Bombinhas - SC
Assunto: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 19:37
awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming, quem tiver ideias poste ai, minha vontade e fazer por hobby mesmo depois veremos oque podemos fabricar com ela ^^
minha principal duvida é que material usar e onde conseguir as placas ????
RaiVOOso
Mensagens : 45 Data de inscrição : 23/11/2010 Localização : Brodowski-SP
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:09
Qual placa?
spaycker
Mensagens : 856 Data de inscrição : 26/05/2010 Idade : 35 Localização : Bombinhas - SC
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:10
a que usa para fazer as peças
EX: aquela que tu parcialmente derrete ela e coloca encima do molde.
awe raivoso eu era de ribeirão preto SP, e tem um primo meu aqui em casa que era de Brodoski.
ta mo chuva ai né ???
RaiVOOso
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:13
Bom, comecei a minha hoje. A caixa de vacuum é de madeira, por motivos obvios, facilidade de fazer e tem que furar, madeira é mais facil.
RaiVOOso
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:15
Tava, mas ja ta melhor. fiquei mais de 15 dias sem voar, Ta osso.
Onde o seu morava aqui e qual sobre nome dele?
Última edição por RaiVOOso em Seg 14 Mar 2011, 21:15, editado 1 vez(es)
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:15
massa a minha tbm ja esta com a caixa toda cortada, so não sei mesmo oque vou usar para o vaccum.
se uso um aspirador ou outro sistema.
RaiVOOso
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:16
Pelo que vi, aspirador é a melhor opção.
POis é preciso sugar rapido o ar, e isso o aspirador faz.
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:19
pelo que eu vi tbm, e alem de mais barata, porem axo que o aspirador não tem muita força de sucção.
o nome dele é geraldo, o irmão dele é o tiago, andavamos junto com o fernando o braque, o maciel, a maioria agora ta perdido nos caminho errados.
RaiVOOso
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:20
O suporte para derreter a placa, vou tentar de madeira e depois vou no serralheiro para fazer de cantoneira.
Convidad Convidado
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:20
Acho que o sistema de aspiração vai ser o menor dos teus problemas Spay! 90% dos que ví na "internet" usam o aspirador.
Creio que o estressante será a forma de aquecer a peça!
abraços e boa sorte, estarei acompanhando a construção.
RaiVOOso
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:22
Que pena o pessoal se perder na vida.
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:25
ta blz, vo de aspirador mesmo ^^
a forma de aquecer pensei em usar o memso metodo dos cara no youtube, forno de casa memso rsrsrs, e um soprador de arquente industrial(ja tenho um)
e para manter a placa quente vou temtar montar um banco de resistencias com temperatura programavel(essa a parte mais facil para mim)
Convidad Convidado
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 21:32
Quem manja muito desse sistema é o Sancler, espera ele se manifestar!
Já ví como sistema de aquecimento: Forno, Churrasqueira (brasa), e com resistências.
Se eu fosse ocupar pra alguma coisa útil eu tentaria elaborar o sistema todo dentro de uma caixa de aluminio ou metal, utilizando abaixo o aspirador e dentro dessa caixa o sistema de resistências acima da placa, assim eliminaria o efeito do vento dando mais eficácia ao aquecimento.
Dale pau cara.... vamos ver o andar da carruagem!
Abração
aislan
Mensagens : 598 Data de inscrição : 09/09/2010 Idade : 43 Localização : brazil
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 22:26
https://www.youtube.com/watch?v=qsoggrwK33U
Da uma olhada spaycker!
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 22:52
A nossa primeira eu usei um aquecedor mas se for para fazer pouca coisa ela se torna dispendiosa , pois o consumo é alto demais só tenho por que a produção é grande , pois se fosse para fazer peças para só alguns modelos eu mandaria fazer em terceiros .
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 22:59
poxa bem legal em San, parabens esta ai deve trabalhar a todo vapor né ^^ rsrsrs
a minha é mais para ter algo para fazer mesmo rsrsrsr, to com as madeiras aki e um aspirador velho. intão pensei em bolar uma destas para mim ^^
Sancler
Mensagens : 3611 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 50 Localização : Palhoça - SC
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Seg 14 Mar 2011, 23:00
spaycker escreveu:
poxa bem legal em San, parabens esta ai deve trabalhar a todo vapor né ^^ rsrsrs
a minha é mais para ter algo para fazer mesmo rsrsrsr, to com as madeiras aki e um aspirador velho. intão pensei em bolar uma destas para mim ^^
Trabalha quase o dia todo mano
Amadeu Jr
Mensagens : 1259 Data de inscrição : 05/03/2011 Idade : 51 Localização : Joinville
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 12:56
Spay, dá uma olhada no youtube, bem bastante informação lá.
Alguns anos atrás eu ajudei um amigo a fazer uma só com informações de lá, sendo que este aqui eu acho muito instrutivo.. Infelizmente com a queima de um HD perdi todas as informações e fotos, mas aqui voce encontra tudo detalhado.
No caso da que nós fizemos, foram utilizados 3 motores de aspirador de pó ligados na caixa para formar folhas de tamanho até A2, sendo que o processo era todo manual e era possível conformar chapas de policarbonato de ate 2,5mm, sem problemas.
Montamos uma máquina igual essa do vídeo, mas do tamanho que ele precisava e para aquecer a chapa fizemos um sistema de lâmpadas. Esse sistema era móvel e foi desenvolvido por nós. Como disse não tenho fotos, mas voutentar explicar.
Fiz um sketch rápido no solidworks para você ter uma idéia (não está em escala).
Em cinza é um suporte que vai preso na parede e em amarelo seriam as lâmpadas. Logo abaixo fizemos outro suporte igual que segurava o quadro com a chapa, bem pela borda do quadro.
Montamos o conjunto logo acima da caixa de termoformagem, assim você liga a lâmpada, aquece a chapa até "embarrigar", tira do suporte e já coloca direto no termoformador.
Agora me ocorreram duas idéias: 1) Será possível colocar um potenciômetro nas lâmpadas, para regular conforme o material utilizado? 2) Se não for possível dá para utilizar aqueles trilhos de pratelerias que fixam na parede para regula a distância entre as lâmpadas e a chapa.
O material a ser utilizado vai depender do uso. Os mais usados são policarbonato e PET, mas também dá para usar PVC.
Bom, esses são meus 5 centavos de colaboração no projeto.
Abraço!
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 18:55
mas ta valendo muito, ja vou fazer algumas modificaações, assim que começar vou postando fotos...
aislan
Mensagens : 598 Data de inscrição : 09/09/2010 Idade : 43 Localização : brazil
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 18:59
Essa materia prima, é facil de encontrar?? Vi em alguns videos que tem materiais coloridos...
Ou geralmente o pessoal abre uma garrafa de refrigerante mesmo??
Sancler
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 19:04
o Material tenho comprado em São Paulo Pois aqui não encontrei nada que se Molde bem ou então que não fique quebradiço depois de 15 Dias
spaycker
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 19:16
aislan escreveu:
Essa materia prima, é facil de encontrar?? Vi em alguns videos que tem materiais coloridos...
Ou geralmente o pessoal abre uma garrafa de refrigerante mesmo??
é isso que eu mais quero saber.
Amadeu Jr
Mensagens : 1259 Data de inscrição : 05/03/2011 Idade : 51 Localização : Joinville
Assunto: Re: awe pessoal vou montar uma maquina de vacuum forming Ter 15 Mar 2011, 19:35