InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 HK 450 in construction...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 14:40

Olá pessoal!
Sou iniciante completo em aeromodelismo e helimodelismo.

Comprei na hobbyking o seguinte hardware para montar um HK-450:

1x HK450 CCPM 3D Helicopter Kit (Align T-rex Compat.) Ver. 2
1x Turnigy E500 6T 4000Kv 200W Heli Motor
1x TowerPro H40A Brushless Speed Controller
1x Hobby King 401B AVCS Digital Head Lock Gyro
1x MKS S311 Digital Micro Servo 8.26g
1x Turnigy 2200mAh 3S 20C Lipo Pack
3x Turnigy TG9e 9g / 1.5kg / 0.10sec Eco Micro Servo

Bom, acho que foi isso até agora.

Estou utilizando um rádio Turnigy 9X de 9 canais. As ligações no receptor estão assim:

Ch1 - Aileron (servo frontal esquerdo)
Ch2 - Elevator (servo traseiro)
Ch3 - Throttle
Ch4 - Gyro
Ch5 - Sensibilidade do gyro
Ch6 - Pitch (servo frontal direito)

Para os ajustes da bailarina segui o guia do FLOYDBH
http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226-300.htm

Seguem algumas fotos da situação atual.
As imagens foram obtidas com o acelerador em 50%, vou postar depois um vídeo do funcionamento da bailarina para me dizerem se está certo.

Não consegui ainda tirá-lo do chão mais do que 3 cm, ele não sobe retinho fica entortando para os lados, não consigo controlá-lo.

HK 450 in construction... Dscn1361g
HK 450 in construction... Dscn1370
HK 450 in construction... Dscn1362
HK 450 in construction... Dscn1363d
HK 450 in construction... Dscn1365b
HK 450 in construction... Dscn1371r
HK 450 in construction... Dscn1373
HK 450 in construction... Dscn1374d
HK 450 in construction... Dscn1375


Última edição por jamescunha em Ter 12 Out 2010, 16:25, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 15:57

cade as fotos?
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 16:00

eu acabei de montar por completo o meu faz uns 4 dias amigo, só acho que tu devia trocar os servos. do resto esta quase igualo meu. jaja posto um video dos meus primeiros hovers e fotos do heli pra galera.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 16:31

Olá!
Obrigado pelas respostas rápidas.

floydbh
Consegui postar as fotos!

spaycker
O que há de errado com esses servos? O que posso perder se utilizá-los?
Quai você me indica?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 16:45

seguinte esse servo não tem uma precisão muito boa, (apesar de não ser o pior da lista e de eu ja ter visto al aguns sites varios hk montados com ele).

as engrenagens dele são de plastico e não muito resistentes, oq aumnta e muito a provabilidades delas quebrarem numa queda por menor que seja, tem varios servos com preços bem razoaveis que pode ser usado no HK com engrenagens de metal.

eu segui as dicas de nossos amigos:

http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/tutorial-heli-450-barato-e-voavel-t401.htm


EDIT: vi as fotos só agora, muito bunito o seu X de treino, só que não é ecologico porque usa madeira, e madeira = desmatamento. rsrsrsrs

uma dica é usar aquelas varetas de solda para oxigenio é muito barato e se encontrar de aço inox é muito rezistente. as bolinhas podes usar aquelas de desodorante rolom, ou se encontrar de ping pong mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 17:32

Opa!
Entendi, mas vou tentar usá-los por enquanto, vou ver se pelo menos eles se pagam.
Só preciso conseguir fazer essa coisinha voar.
Ir para o topo Ir para baixo
             
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyTer 12 Out 2010, 23:40

Olá!
Segue um video que fiz hoje, consegui levantar alguns centímetros do chão, mas por pouquíssimo tempo.
Não sei o que acontece mas o Heli tem uma tendância a ficar indo para a esquerda. O que pode ser?

-->
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 08:01

James,

Bem vindo ao fórum e um bela maquina que está em suas mãos...

Infelizmente aqui no serviço, não abre imagens postadas no Imageshark... Mas já vi rápido pelo celular e fiz algumas observações:

1- Coloque o X EM BAIXO do skid, assim você reduz a força aplicada às presilhas! E aumenta a distancia do heli para o chão, que pode ser entendido como "melhor amortecimento"!

2- As conexões do RX, deixe para fora do heli, como mostrados nas fotos minha e do Valter, alem de facilitar qualquer manutenção, você distancia os fios do motor, visto que a maior fonte de campo eletro magnético é o motor, podendo gerar interferência no seu rádio (da forma que está montado)

3- A antena do RX, deve ficar o mais na vertical possível, evitando assim "zonas de sombra" que podem gerar uma antena "deitada"!

Bom, é isso que eu lembro das fotos que vi ontem pelo meu celular... assim que possível, faço uma melhor verificação depois!


Quanto a seu voo... também não vi o vídeo (mesmo problema do imageshark!). Mas TODO heli tem uma tendencia a sair para esquerda, isso é devido a força do rotor traseiro... isso deve ser corrigido no dedo.

Caso ainda não esteja sentindo confiança para levantar o heli, corra pro simulador!!! e treine treine treine treine treine treine treine treine treine treine treine ...
e treine!

Ah! outra, X de madeira quebram com maior facilidade, e em um heli que possui duas pás de 325mm girando a mais ou menos 2000RPM acima desta madeira. Se quebra, nem quero saber das consequências!

Opte por fibra de carbono, mais flexível e resistente!
Ir para o topo Ir para baixo
             
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 16:33

Olá!
Obrigado mais uma vez.

Vou fazer o X de fibra de vidro que tenho aqui em casa, aquele de madeira eu fiz só por que não tinha outra coisa. Comprei na DE o kit de fibra de carbono com as bolinhas, mas até chegar.

Como vejo as fotos do seu Heli?

Então, coloquei o receiver do jeito que está justamente para a antena ficar o mais longe possível do motor.

Como deixar a antena na vertical? O kit que comprei vem com um tubo horizontal para colocar a antena dentro (apesar de eu não estar utilizando).

Como faço pra corrigir a "puxada" pra esquerda? É mexendo nas configurações de SUBTRIM?

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 16:40

olhas algumas fotos de montagens nestes tópicos aiooo:
http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226.htm

... O Valter, cade o seu tópico!?! não achei aqui!!!

nas fotos também mostra como ficou a antena, presa no frame!

Quanto a acertar a tendencia, não existe regulagem, é no dedo mesmo, pilotando!
Ir para o topo Ir para baixo
             
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 16:54

floydbh escreveu:
olhas algumas fotos de montagens nestes tópicos aiooo:
http://www.eletricosdosul.com/iniciando-f6/copterx-450se-v2-o-guiado-basico-ao-avancado-t226.htm

... O Valter, cade o seu tópico!?! não achei aqui!!!

nas fotos também mostra como ficou a antena, presa no frame!

Quanto a acertar a tendencia, não existe regulagem, é no dedo mesmo, pilotando!
Floyd, toda informação que tinha no meu tem no seu e de forma mais detalhada, considerando que os helis são a mesma coisa, apaguei-o.
Jamescunha, se a bailarina fica alinhada no meio e sobe/desce alinhada, a tendência que seu heli está é a normal de todo heli, quem controla é o piloto. Verifique se ambas as padlles estão sem passo e se as pás estão com mesmo passo, pois isso desestabiliza o heli e aumenta as tendências. Se isso tudo aí estiver correto, seu heli está normal, bons tempos de simulador e de voos resolvem o problema.
Ir para o topo Ir para baixo
             
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 18:34

Olá pessoal!!!
Acabei de tentar mais alguns voos... muiiiiiito louco!
Desta vez cheguei a mais de um metro de altura, tudo bem que não durou muito tempo.
Pior é que no último voo que ia fazer só para terminar com a bateria descontrolei e o bichinho foi pro chao, mas sem muitos danos!

Antes do voo, percebi que a peça que segura o rotor traseiro tava meio mole, mas na verdade ela tava quebrando, estou colando ela agora.

Depois posto os videos.

Floyd...
Vi o topico mas não encontrei as fotos mostrando a instalação do receiver.


Valter...
Desculpe minha ignorância, mas o que é fora de passo e mesmo passo?
Alinhei a bailarina seguindo o tópico do Floyd, acho que ficou bom!
Sério mesmo que não tem ajuste pra puxada que ele dá pra esquerda?
Vi alguns videos e o pessoal consegue fazer ele subir retinho. É prática isso?
Ir para o topo Ir para baixo
             
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 18:41

jamescunha escreveu:
Olá pessoal!!!
Acabei de tentar mais alguns voos... muiiiiiito louco!
Desta vez cheguei a mais de um metro de altura, tudo bem que não durou muito tempo.
Pior é que no último voo que ia fazer só para terminar com a bateria descontrolei e o bichinho foi pro chao, mas sem muitos danos!

Antes do voo, percebi que a peça que segura o rotor traseiro tava meio mole, mas na verdade ela tava quebrando, estou colando ela agora.

Depois posto os videos.

Floyd...
Vi o topico mas não encontrei as fotos mostrando a instalação do receiver.


Valter...
Desculpe minha ignorância, mas o que é fora de passo e mesmo passo?
Alinhei a bailarina seguindo o tópico do Floyd, acho que ficou bom!
Sério mesmo que não tem ajuste pra puxada que ele dá pra esquerda?
Vi alguns videos e o pessoal consegue fazer ele subir retinho. É prática isso?
Então você provavelmente não sabe o que é pitch gauge. Compre um, é ferramenta fundamental, é usada para medir a inclinação (passo) das pás, ambas devem estar com mesma inclinação (passo).
Se a puxada para a esquerda que você fala é da cauda, é pouco ganho no gyro ou links do servo de cauda no tamanho incorreto.
Se a tendência é do heli inteiro ir lateralmente para a esquerda e a bailarina está alinhada é normal, só dedo mesmo, os helis que você vê sobem retos porque o piloto faz subir assim, não é o heli sozinho.
Ir para o topo Ir para baixo
             
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 18:57

Olá Valter!
Então, eu tenho o pitch gauge e ajustei a inclinação das pás. As blades estão assim: 0% com 11º; 50% com 0º e 100% com +11º.
Não entendi o que é "paddle sem passo".

Sobre a tendência, é o heli inteiro que tende pra esquerda. Acho que a bailarina está ok. Apesar que ajustei usando um paquímetro pois não tenho a ferramenta denivelar, mas acho que ficou bom.

Sobre as inclinações das pás: é isso mesmo? esses valores estão correto? Parece que li algo sobre várias configurações. A que fiz está no mesmo post do FLOYD que ensina a alinhar a bailarina.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
             
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 20:07

Sim, os valores estão corretos. Verifique com o pitch gauge se as padlles também estão sem inclinação, ou seja, com grau 0.
Se você alinhou a bailarina conforme o Floyd ensina está certo, a tendência é a normal.
Ir para o topo Ir para baixo
             
jamescunha
 
 
jamescunha

Mensagens : 21
Data de inscrição : 12/10/2010
Idade : 40
Localização : Francisco Morato - SP

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQua 13 Out 2010, 23:34

Opa!
Essas inclinações (-11º / 0º / +11º) tem alguma configuração melhor pra quem está aprendendo?

Seguem alguns videos das tentativas de hoje, inclusive o crash.



Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 07:58

James

em todas estas fotos dá para se ver o meu receiver....

HK 450 in construction... Ele1
HK 450 in construction... Ele2
HK 450 in construction... Ele3
HK 450 in construction... Ele4
HK 450 in construction... Ele5
HK 450 in construction... Ele6

quanto a regulagem, TEORICAMENTE, como você está nos dizendo, está tudo correto. Sugiro que leve o heli para alguém mais experiente, se possível, para que ele dê uma olhada sobre a tendencia que você está falando.

Infelizmente aqui na empresa não posso visualizar vídeos(Firewall) e em casa essa semana estou muito atolado consertando o Copter e Montando o Dédalos... mas se até semana que vem você ainda continuar com algum problema, prometo que vejo os videos e lhe passo o que acho.

Caso seja de extrema importância, pode postar os videos no VIMEO, que lá dá para eu assistir!
Ir para o topo Ir para baixo
             
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 09:14

Eu ví o vídeo ontem, tendência normal, quer dizer não é nem tendência, pois o heli nem saiu do chão, é efeito solo mesmo, todo mundo no início acha que isso é tendência:
- Belt CP com tendências na decolagem - Claudio0110;
-
aislanmo escreveu:
Galera, esse é meu novo vídeo, estou melhorando, mais a tendencia de sair pra lateral continua forte! Abraços

- Além do presente tópico.
Vejam, três pilotos ainda inexperientes reclamando da mesma coisa “tendências para a esquerda”. Será que todos os helis têm o mesmo ‘defeito’? Será que todos regularam o heli com o mesmo ‘erro’? Não pessoal, vocês estão com o mesmo “problema” que todo iniciante tem de achar que helis voam linearmente e não é assim, quem mantém o heli estável é o piloto e, no caso de vocês, como o heli está muito próximo do chão, tem ainda o efeito solo que desestabilizar ainda mais o heli.
Mantenham os treinamentos e muito simulador que em breve o problema “desaparecerá”.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 09:41

E para quem não conhece o efeito solo é o seguinte:

O heli, quando está com passo positivo nas pás (ou seja, você está tentando levantar ele do chão), ele joga ar ao chão, e por ação e reação, o chão devolve este "vento" ao heli e este processo, quando o vento volta ao heli, desestabiliza o helicóptero, provocando as tais "tendencias"... quanto mais próximo ao solo, maior a incidência de ar do solo ao heli e maior vão ser as "tendencias".

Portanto, para diminuir este "efeito solo" o ideal é ter o heli com no mínimo 1,5m do solo! Mas ai já entra a coragem, que poucos iniciantes tem, de levantar o heli a esta altura! Mas vale a pena!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 12:30

levantar o heli a esta altuma de der alguma coisa errada, e eu desacelerar o heli de uma vez só, pode causar muitos danos?

tem risco do heli virar muito na horizontal?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 12:47

O que eu fiz para amenizar os riscos foi que se eu desacelerar tudo, o heli ainda fica com uns 2º de passo... assim el não desce "arrebentando"!

O que você chama de "o heli virar muito na horizontal" ?
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 12:52

ele virar tanto que quando descer bater as pás do rotor principal no chão
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 12:56

claro que isso é possível....

Mas o piloto deve ter a consciência que helimodelos, a não ser para voos 3D, nunca deve ser usado todo o curso do stick...

Os movimentos são mínimos e precisos...

Se você lembrar disso na hora da pilotagem, não haverá problemas!
Ir para o topo Ir para baixo
             
spaycker
 
 
spaycker

Mensagens : 856
Data de inscrição : 26/05/2010
Idade : 35
Localização : Bombinhas - SC

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 13:32

não tem como limitar o comando do stik???
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.spaycker.99k.org              
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... EmptyQui 14 Out 2010, 14:01

claro que tem... Nos end points...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




HK 450 in construction... Empty
MensagemAssunto: Re: HK 450 in construction...   HK 450 in construction... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

HK 450 in construction...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Helimodelismo :: Classe 100 a 500-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis