InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Dúvida sobre eletrônica e motores...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
GARGER100
 
 
GARGER100

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2010
Localização : Gpuava - PR

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptySeg 13 Set 2010, 23:35

Olá pessoal!
Sou novo no fórum, acabei de me cadastrar às 23:26 hs, dia 13 de setembro de 2010.
É com uma grande satisfação q estou procurando ser um novo membro do ELETRICOSDOSUL...
Espero q possamos trocar informações úteis, principalmente sobre NAUTIMODELISMO q é o meu foco principal e é o "ramo" onde prentendo aprender bastante coisas úteis...

Então, vou colocar minhas dúvidas e, caso possam me ajudar ficarei grato...
Seguinte: recentemente adquiri uma LANCHA SPEED X CYCLONE através do mercado livre. Vcs q devem entender bem do assunto, devem conhecer os "famosos" motores BRUSHED 380. Pois bem, a Speed Cyclone trabalha com 2 desses motores, alimentados originalmente por bateria de 7,2V 1800 mAh.
Eu gostaria então, de tirar algumas dúvidas (se possível com vcs entendidos no assunto)...
É assim:
1 - Tenho atualmente uma bateria 9,6V 2800 mAh. Para não desperdiçar ela, e também para melhorar o desempenho da Lancha, estou pensando em utilizar esta bateria nesta Lancha Speed Cyclone. Dúvida: alguém saberia me dizer se os motores do modelo 380 suportam com tranquilidade esta voltagem de 9,6V? Ou haveria uma brusca diminuição na vida útil desses 2 motores?
2 - Caso eu utilize esta bateria nesta lancha e, realmente em pouco tempo os motores cheguem a QUEIMAR, seria fácil instalar 2 motores novos mais potentes que suportem 9,6V? Neste caso seria necessário trocar toda parte elétrica que comanda os motores?

Pessoal, por enquanto seriam estas minhas dúvidas e, grato aguardo alguma informação...
Ótima noite e semana a todos... ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 07:28

seja bem vindo
cara não sou um entendido em eletronica mas
se tu colocar essa bateria pode acontecer de tu forçar muito os esc que seria a peça eletronica que comanda os motores com isso esquentar muito e tal.
segundo se tu quer trocar os motores com certeza tera que trocar a parte eletrica tb pois colocando um motor maior essa eletronica não suportaria
os motores até aguentam o problema fica se o esc vai aguentar
por ser uma voltage maior e a carga da bateria tb maior acho que vai esquentar
é um opinião minha mas espere os que entendem mais de eletronica para ver a opinião deles tb
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 07:50

Coloca o link do mercado livre pra darmos uma verificada e ver se podemos te ajudar
ou então coloca a especificação da bateria antiga
mas se quer velocidade mesmo coloca um motor brushless nela e uma bateria de 3s 40c
dai sim ela vira um míssil
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
GARGER100
 
 
GARGER100

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2010
Localização : Gpuava - PR

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 08:24

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-152675260-super-lancha-eletrica-with-x-cyclone-nqd-nova-_JM

Bom dia pessoal! No link acima, vcs podem ver esta lancha que me referi. Mais para baixo do anúncio poderão ver os dados principais da ficha técnica. Reparem que de fábrica ela sai com bateria de 7,2V, variando de 1700 a 1800 mAh dependendo do fabricante.
No caso de ter que trocar o ESC, saberiam qual indicar para ficar IDEAL para motores de 9,6V?
Bom, sobre a idéia do Brushless tmb já pensei... mas eles são com características mais completas, não é mesmo? 3 fios etc... e a parte elétrica creio q exija instalações mais complexas doq os simples motores Brushed.
Bom, resumindo o objetivo principal seria montar uma lancha potente, a preço mto mais em conta doq uma original Brushless e/ou a combustão...

Obrigado pelos comentários por eqto e... até breve... conversamos...

Ótimo dia a todos e, qm tiver mais curiosidades a comentar, fique à vontade aí, ficarei grato... ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 09:29

o problema é que ela é dois motores
se for colocar um brushless precisaria de 2 esc
pelo que estava vendo la ela usa uma bateria 1700 de nicd sendo assim a eletronica dela não aguentaria um motor mais potente
como diz o tio sam o negócio seria um brushless
eu acho que com a bateria de 9,6 a chance de ferver é grande
Ir para o topo Ir para baixo
             
GARGER100
 
 
GARGER100

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2010
Localização : Gpuava - PR

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 11:59

Olá, amigo do Japão... rsrs...
Poisé, muito bem lembrado esta questão de "2 MOTORES"... aliás, me desculpem a ignorância, mas na verdade sei praticamente NADA sobre motores elétricos. Sendo assim, gostaria de comentar uma coisa que já pensei. Seguinte: será q os 2 motores da Lancha não acabam dividindo a voltagem? Vejam: se a bateira original é de 7,2V, será q esta voltagem não é dividida 50% para cada motor? Se assim for, cada motor trabalha digamos "bastante leve" e descansado, com apenas 3,6V. Se isto for mesmo confirmado na prática, então teoricamente NÃO teria nenhum problema em "pilotar" a lancha com 9,6V, uma vez q cada motor trabalharia com apenas 4,8V. E esta voltagem de 4,8V é muito utilizada por motores 380 ou até mais fracos, como exemplo muito visto em modelos de automodelismo. As dúvidas que ficam são, no entando ainda duas:
1 - será que a voltagem da bateria (independente dos VOLTS) é mesmo dividida pelos 2 motores?
2 - mesmo que os motores utilizem apenas 50% da voltagem da bateria (cada um), ainda fica a questão do ESC (ou sistema elétrico) q pode não suportar a voltagem de 9,6V. Neste caso, vcs saberiam indicar um sistem elétrico mais resistente ou próprio para 9,6V?

Bom, por eqto. é isso e novamente agradeço pelos comentários... ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 12:46

Se ela for passada para Brusheless vai ficar bem mais nervosa
e pode usar um esc somente
e usar um leme ao invés de usar 2 motores
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
GARGER100
 
 
GARGER100

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2010
Localização : Gpuava - PR

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 13:03

Legal! Rsrs... tive uma idéia: vou utilizar a bateria de 9,6V... Aí, com certeza os motores Brushed 380 (originais) por uns dias eles aguentarão. Daí, quando queimarem... eu simplesmente troco toda parte eletrônica. Vou me informar, sobre sistema elétrico e vejo algum lugar especializado nisso e mando instalar 2 Brushless,... ou conforme vc disse: um Brushless + leme. Neste caso o Brushless nem precisa ser o mais forte, uma vez q até os mais "mansos" Brushless já são surpreendentes... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyTer 14 Set 2010, 17:14

GARGER100 escreveu:
Legal! Rsrs... tive uma idéia: vou utilizar a bateria de 9,6V... Aí, com certeza os motores Brushed 380 (originais) por uns dias eles aguentarão. Daí, quando queimarem... eu simplesmente troco toda parte eletrônica. Vou me informar, sobre sistema elétrico e vejo algum lugar especializado nisso e mando instalar 2 Brushless,... ou conforme vc disse: um Brushless + leme. Neste caso o Brushless nem precisa ser o mais forte, uma vez q até os mais "mansos" Brushless já são surpreendentes... Laughing

Tem um amigo nosso aqui do Fórum que fez uma de depron
e ficou violenta
da uma olhada no vídeo

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
GARGER100
 
 
GARGER100

Mensagens : 5
Data de inscrição : 13/09/2010
Localização : Gpuava - PR

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptyQua 15 Set 2010, 12:13

noossa... essa Lancha aí ta beeem do TIPO...rsrs.. melhor nem precisa... ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
             
biruta
 
 
biruta

Mensagens : 14
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 49
Localização : Floripa (Campeche) - SC

Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... EmptySáb 09 Out 2010, 02:33

isso mesmo,,,essa ta ficando boa.
pro nosso amigo do Japão,,,,saca só,,pega tudo isso ai de brushed e joga no lixo,,esquece isso,,ja era,,coloca logo um bruxa forte,,pode ser 2 mas na se esqueça de um esc q segure os 2 motores,,bateria lipo,e pronto,,,vai ter o que procura,,uma voadeira,hehe
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre eletrônica e motores...   Dúvida sobre eletrônica e motores... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Dúvida sobre eletrônica e motores...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» DUVIDA SOBRE MOTORES
» Duvidas Sobre Eletronica.
» DUVIDAS SOBRE ELETRONICA (ESC)
» [Iniciante] Duvida motores
» Duvida eletrônica

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Nautimodelismo :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum