InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  


Compartilhe | 
 

 Airventure - Oshkosh / Wisconsin - EUA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cristiano Goulart
 
 
avatar

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 32
Localização : Imaruí - SC

MensagemAssunto: Airventure - Oshkosh / Wisconsin - EUA   Sex 06 Ago 2010, 10:30

Mosart Sebben escreveu:



Olá pessoal,

Mais que uma “cobertura de evento”, quero compartilhar algumas fotos e vídeos do evento que fomos no fim de semana.

Um pouco da história, para os que se interessam: Oshkosh é uma cidade de 60 mil habitantes que fica a 3 horas ao norte de Chicago. A pesar do tamanho, possui um aeroporto de grande capacidade devido ao “Airventure”, o maior evento de aviação do mundo.

O evento iniciou em 1953 quando alguns aviadores/construtores de aviões “kit” organizaram um encontro para compartilhar experiências de construção de aviões esportivos e ultra-leves (nos EUA enquadrados na classe “aviação geral”). O encontro, por muitos anos, foi exclusivo do nicho de”Homebuilders” (construtores amadores). Começava a ganhar espaço o kit, em um mercado até então dominado por empresas grandes como Cessna, Piper e Beechcraft.

O sucesso da categoria “Homebuild” foi tal, que hoje é alavanca para as mesmas empresas então tidas como “gigantes concorrentes”. Por exemplo, a Cirrus Aircraft foi fundada fornecendo apenas kits (push prop - VK-30) em 1984. Quem quisesse ter um Cirrus, só tinha um jeito: construí-lo. Em 2002 ela lançou o SR-20 (pronto para voar), uma aeronave de alta performance (acima de 200 hp) com 4 lugares (fuselagem e asa de composite/carbono, design desenvolvido pela Nasa na década anterior para “ajudar” a indústria). A própria Cessna (que sempre ignorou a categoria kit) deu o braço a torcer em 2007 adquirindo a Columbia Aircraft, que então comercializava o Lancair (outro kit). Hoje a Cessna vende o mesmo avião (pronto para voar, claro) com o nome de Corvalis, ou Cessna 350/400. Este sim concorre com o Cirrus.

Mas voltando a falar do evento: O evento reuniu quase 10 mil aviões que chegaram praticamente em um período de 24 horas, na segunda feira, e decolaram no domingo a tardinha, depois do fim do evento. E realmente funciona assim, na segunda de manhã após o encerramento, não tinha mais nenhum avião, exceto o tráfego convencional. Fiquei impressionado com a quantidade de aviões. E a grande maioria “kits”. Outra coisa que me chamou atenção foram as barracas que estavam ao lado dos aviões. O pessoal vem voando, acampa ao lado da aeronave, e fica a semana toda no gramado do aeroporto. Banho no aeroporto (area de camping), refeiçoes nos restaurantes-barraquinhas. O resto é aviação, na veia!

O evento evoluiu de um simples encontro local para uma feira em que o mundo inteiro participa. Todas as categorias da aviação participam, desde os ultra-leves e aviões pessoais (como o famoso cri-cri) até a Airbus, com seu A380. A velha guarda tambem compareceu, com aviões da segunda guerra mundial (P-51, Corsair, P-38, F6F Hellcat). E posso afirmar: nenhum chegou desmontado em trailer. Todos vieram voando de algum lugar do mundo, e da mesma forma foram embora. Tinha até um Harrier, aquele caça inglês que decola e pousa na vertical (com turbinas vetorizadas). Por incrível que soe, propriedade de um piloto civil.

As fotos em anexo mostram alguns dos que pude registrar. O cockpit antigo na foto 241 é um DC-3, que por sinal vieram em massa. Estavam no evento mais de 50 deles! Novidade tambem nesse ano, um DC-3 fazendo acrobacias (parecia mentira, e até um pouco assustador, leeeeento...). O caça camuflado é o antigo Phantom F4, que a USAF não usa mais (explicam que ele concentra muito calor pós combustão devido ao design, e isso o torna um alvo fácil de missil infra-vermelho. Outros desconfiados já dizem que ele foi aposentado por pura política - é possível). A foto que mostra a nova e velha-guarda em formação tem um F15, Phantom F4 e dois P-38. Tenho outra foto parecida que mostra P51, F15, Phantom e um A-10 Thunderbolt. O craque de bombardeio do Vietnam. Vou mandar noutro email essas fotos. Tirei muitas fotos dos P-51 e dos Pitts (que é um kit) por motivos óbvios... Confesso que tentei fazer um voo em um P-51, mas cobravam a bagatela de $1500 dolares por 20 minutos de voo. Na mesma hora, “ficou pra outro dia...” haha. A foto batida na sombra do hangar é do Harrier. Com esforço da pra ver a combustão sendo jogada pra baixo.

No final percebi que tirei pouquíssimas fotos. Estava impressionado e tentando ver tudo no limite de tempo que tinha. O grande problema é que o entusiasta chega nesse tipo de evento e apenas cai em si quando o show termina. Bom, ano que vem tem mais.

Os vídeos que capturei estão no seguinte endereço (assim nao lota a caixa de ninguem):
http://www.wingvibe.com/Aviation/Hangars/Mo/Oshkosh/
(precisa de quicktime para visualizar os videos)
http://www.apple.com/br/quicktime/

Imagens:




















Abraço a todos. E bons voos!
Mosart
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
floydbh
 
 
avatar

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 37
Localização : Belo Horizonte - MG

MensagemAssunto: Re: Airventure - Oshkosh / Wisconsin - EUA   Sex 06 Ago 2010, 17:24

Muuuuuuuuuuuuuuuuuitoooo bacana...

Quem déras Brasil com um evento tão grandioso...

Ver este harrier levantando na vertical deve ser incomensuravel! hehehe
Voltar ao Topo Ir em baixo
             
 

Airventure - Oshkosh / Wisconsin - EUA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
  :: Integração :: Grandes Eventos-
Criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Fórum grátis