InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 1º Vôo Telemaster e... desastre!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
gspy
 
 
gspy

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/02/2013
Localização : Brasília / DF

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 11:19

Prezados:

Ontem fiz o 1º vôo do meu Telemaster e foi um desastre, de modo que resolvi criar esse post para que outros iniciantes não cometam o mesmo erro que eu...

Quando comecei com esse negócio de aeromodelismo, queria comprar aquele Cessna bonitinho e todos aconselharam iniciar com um avião treinador, por ser mais dócil e fácil de voar... Segui esse conselho e comprei o Telemaster da SamiHobby...

Inicialmente, senti algumas dificuldades porque, embora tenha comprado a versão RTF, ainda faltava conectar todos os componentes eletrônicos e o avião não vinha com manual de instruções... Após muita pesquisei na internet e a ajuda do nosso amigo Sancler, fiz toda a ligação certinho e o aeromodelo estava funcionando direitinho...

Fui para campo voar e, com base nos relatos de todos, esperava um avião mais lento e menos responsivo aos comandos... O que encontrei foi justamente o contrário, um avião sensível e que responde rápido aos controles, que não apresentava a mesma estabilidade de vôo que eu sentia no avião em que fiz aulas de instrução (um Albatroz glow)...

O resultado não podia ser outro... o avião caiu de bico no chão e quebrou a hélice, além de sofrer danos na estrutura... Vim para casa, consertei tudo, substituí a hélice e voltei a campo... novamente, senti falta de estabilidade no vôo do avião e desta vez ventava um pouquinho (nada demais) mas vi que o avião sofria mais influência do vento do que desejado... e mais uma vez ele caiu, dessa vez com danos em maior extensão que nem tive coragem de tirar foto... extremamente frustrado, juntei os restos mortais do Telemaster e os levei ao meu instrutor, que prometeu recuperá-lo para mim e me auxiliar com o modelo...

A conclusão que tirei disso tudo é: aeromodelo treinador não significa "avance sozinho no seu aprendizado"... Vejam que eu já tinha feito várias aulas de instrução, inclusive fazendo pousos e algumas arremetidas... ansioso por treinar no meu próprio aeromodelo, comprei o Telemaster... ERRADO!

Peça ajuda ao seu instrutor sobre o aeromodelo certo a comprar, e deixe que ele diga quando vc está pronto para vôo solo.

Ainda que meu avião esteja sendo recuperado, confesso que hoje me sinto um pouco frustrado frustrado, pois acho que pelo mesmo valor eu poderia algum outro modelo e ir fazendo aulas com meu instrutor até que eu ele me liberasse para voar sozinho... Muitos aqui criticaram os componentes eletrônicos dos aviões chineses, mas não vejo tanta diferença em relação, por exemplo, ao rádio HK que veio com o Telemaster, que tem controles um tanto quanto "quadrados" e não dão muita "finesse" nos comandos...

Sei que meu tópico será alvo de duras críticas neste fórum... Provavelmente vão atribuir o incidente à minha inexperiência, à montagem errada ou coisa que o valha...

Mas é justamente esse o ponto do tópico: o avião que comprei é voltado para iniciantes, e eu estou aqui trazendo o relato de um iniciante que percebeu que a coisa não é tão fácil como parece... Em tempo, antes que critiquem a montagem errada do avião... devo dizer que montei o modelo com todo o carinho e capricho do mundo, fiz o balanceamento tudo certinho... apenas a título de exemplo, vejam a foto do acabamento da linkagem do profundor e leme...

Mas enfim, era isso... Queria apenas deixar a minha mensagem para que outros novatos não incidam no mesmo erro que eu e consultem, SEMPRE, o seu instrutor antes da compra e também durante o vôo...

Rolling Eyes


Montagem finalizada
[img]1º Vôo Telemaster e... desastre! Img2753u

1º Vôo Telemaster e... desastre! Foto2yvo



Depois do 1º vôo
1º Vôo Telemaster e... desastre! Foto3ao

1º Vôo Telemaster e... desastre! Foto1xij
Ir para o topo Ir para baixo
             
Daniel Redivo
 
 
Daniel Redivo

Mensagens : 570
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 27
Localização : Pato Branco-PR

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 12:22

Nossa, que pena que ocorreu isso com o Telemaster. Sad
Mas isso no começo faz parte de aprendizado, eu no inicio destrui uns 6 - 7 que eu mesmo fiz, depois disso apredi a voar e muito, agora fico quase 30 minutos voando, decolando e pousando sozinho. Isso faz parte do aeromodelismo. Twisted Evil

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
ale_nevesbr
 
 
ale_nevesbr

Mensagens : 551
Data de inscrição : 03/05/2010
Idade : 51
Localização : Blumenau - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 14:14

Amigo, sinto muito pelo ocorrido.

Mas só posso te dizer uma coisa. Só tente voar sozinho depois que seu instrutor der o OK. Até um treinador, por mais manso que seja, exige um mínimo de habilidade.

Também sou instrutor e só libero meus alunos para voo solo quando tenho a real certeza de que eles podem decolar, voar e pousar em segurança.

Mas como disse o Daniel, não só no início, mas as lenhas fazem parte de nosso hobby. Eu mesmo como instrutor e com mais de 20 anos de aeromodelismo, ainda passo por isto às vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 38
Localização : Imaruí - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 14:23

Não culpe o aeromodelo.
Eu tenho um Telemaster e ele voa super bem.

O motor do seu Telemaster é muito bom e forte. Se você acelerar mais que 50% o treinador vai ficar um acrobático.

Treine bastante em simuladores e com instrutores.
Depois voe um Telemaster. Pode ser o da SamiHobby ou outro qualquer. Você vai ver como ele é ótimo para voar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 15:01

Conhecimento não vai junto com um aeromodelo treinador , assim como dirigir não vai junto com um carro
centenas de aeromodelistas aqui do Fórum aprenderam perfeitamente com os aeromodelos treinadores da SaMi hobby
agora querer trimar um aeromodelo sozinho é coisa de doido , isso nunca pode acontecer , e olha que fosse alertado quanto a isso , inclusive para treinar muito no simulador
São os melhores treinadores do Brasil , agora não quer dizer que ele é um balão
balões sim pose de dar para qualquer criança , aeromodelos tem que ser pilotados , e também montados , pois a principal característica do Hobby para quem não sabe é o Esporte ciência , que une habilidade e conhecimento física , é uma pena que o Hobby esta tão poluído por todos acharem que aeromodelo de verdade é só tacar pra cima
o bom disso tudo é que o camarada não consegue fazer isso por muito tempo .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Michelle Claudino
 
 
Michelle Claudino

Mensagens : 934
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyDom 14 Abr 2013, 16:46

gspy você não vai ser acusado de ter montado nada errado como você mesmo citou e sim pela por você talvez ter sido afoito ,mais quem nunca ficou dessa forma quando comprou algo?
Porém uma coisa é você aceitar isso e ter paciência e procurar ajuda ,outra é você se arriscar sozinho,o conhecimento não acompanha o produto ,por isso existem manuais e recomendações .
Quando novatos nos procuram para compra de um treinador indicamos muito prática no simulador e sempre que possível procurar um clube com instrutor para orientação,algo que muitas vezes nem sempre é possível.

Quando alguém envia e-mail para SaMi Hobby com perguntas da seguinte forma: " queria saber quanto que é esse aviãozinho ", ou " quanto que saiu para começar a brincar com esse aviãozinho " eu nem respondo ou quando respondo dou nos dedos,porque não é do nosso interesse ver "crianças" com aeromodelos ,e são pessoas que acham que é só colocar para cima que "voa sozinho " e que não possuem noção alguma de segurança e para esses prefiro não vender.
Tenho certeza que assim que você treinar no simulador ou ter aulas com instrutor e estiver pilotando sozinho o seu aeromodelo,você vai entender tudo que falamos aqui e vai passar essa informação adiante ,que aprender a controlar um aeromodelo não é tão simples e nem tão fácil como parece ser.

Toda eletronica dos aeromodelos vem de único lugar CHINA ,a diferença é que colocamos em nossos modelos eletronica compatível com o aeromodelo ,e sem falar que nossos modelos foram fabricados para voar,já alguns "xing lings " não são nem uma nem outra .
Tu ia ver frustração se tivesse comprado um desses "xing ling " que alguns comerciantes vendem Twisted Evil

Você foi ansioso ,somente isso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptySeg 15 Abr 2013, 17:02

O que aconteceu comigo... lá pelos idos de 2010.

Eu já havia passado pelo instrutor e já havia feito o voo solo em aeromodelos Glow... além de treinar sempre com o simulador.

Mas por falta de estrutura onde moro, resolvi migrar para os aeromodelos elétricos. Na época comprei um treinadorzinho Cessna AMB... modelo muito elogiado e recomendado por muitos colegas. Montei tudo certinho, fiz todos os ajustes e fui pra pista.
Agora imagina o apavoro de um iniciante... que por mais que já tenha voado, fazer o Flytrim (esse, sempre é o momento mais crítico de toda a "vida" de um modelo). O danado só queria girar e voar em U... por sorte, segui a dica básica para todo iniciante: voar bem alto no começo. Consegui de certa forma estabilizá-lo e trimá-lo (+ ou -).
Nesse dia, te garanto que o chão passou bem perto por várias vezes. Nos voos seguintes, as lenhas estavam presentes, mas com menor frequência e menos sustos que no voo de trimagem o que me fez aproveitar bastante meu Cessninha.

E isso não foi tudo... depois de alguns meses caindo (ops... voando) meu Cessninha, o meu sentimento de construtor resolveu falar mais alto. Resolvi que era hora de construir um modelo do zero. Optei por fazer um Telemaster do zero.
Fiz o modelo, tudo ajustado... bóra pro campo... durou 10 segundos. Após o lançamento, não consegui trimá-lo e... lenha.
Voltei pra casa, arrumei o bichinho, e refleti bastante sobre "o que fiz de errado"... Vi que não subi alto o bastante para poder ter tempo de corrigi-lo e fazer a trimagem... coisa de iniciante.
Depois de tudo consertado, voltei pro campo, lembrei e não cometi o mesmo erro do FlyTrim... aí foi só alegria.

Depois desses 2 modelos, nunca mais tive problemas durante o FlyTrim... nada que um pouco de atenção e experiência não resolvam... e isso, infelizmente, só vem com o tempo.

Por mais manso que seja, aeromodelo não voa sozinho.
E, no geral, por ser menor e mais leve... todo aeromodelo elétrico feito de isopor e depron, é mais arisco que um modelo a combustão (treinador glow com 1,5~1,6m de envergadura).

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptySeg 15 Abr 2013, 17:16

Eu falo (escrevo) "bagarai"... rsrsrrs
Mas só mais uma observação...

Acho que você deveria ter posto o rádio desse Telemaster na mão do seu instrutor para ele fazer o FlyTrim.

Você "passou por cima" de uma dica sempre válida para qualquer iniciante: "sempre tenha a ajuda de alguém mais experiente no começo", pois essa pessoa pode fazer os ajustes de voo pra você. Assim, os riscos de lenha serão consideravelmente menores.

Abraços... e não desanime!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Daniel Redivo
 
 
Daniel Redivo

Mensagens : 570
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 27
Localização : Pato Branco-PR

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptySeg 15 Abr 2013, 18:09

Quando eu tinha uns 10 - 11 anos de idade, começei a frequentar o Clube de aeromodelismo daqui da minha cidade, quase todos tinham aeromodelos glows, ai me incidaram o um aeromodelo eletrico e asa alta. Fui busca-lo no paraguay, foi meu primeiro aeromodelo, um Jaguar Guanli de 3ch e eletronica brushed. Depois de montado o aeromodelo, fui eu e meu pai no clube que na época era no aeroporto, ai pedi ajuda a um piloto mais experiente, ai ele foi me ensinando o que tinha que ser feito para se aprender a voar, depois disso eles mudaram de lugar, foram para uma localidade com a pista ja ( campo de futebol ) agora é pista de asfalto, mas depois disso nao fui mais lá.

Daí fiquei um bom tempo sem voltar ao clube, ai, no ano passado resolvi voltar ao aeromodelismo, ai comprei uma eletronica boa, fiz meu proprio aero, e fui aprender a voar sozinho, nao passava de 15 segundos no começo. Ai meu pai me deu a dica de colocar o aeromodelo la em cima, bem alto, para que se acontecesse algo, pudesse ter tempo de corrigir, e assim foi, depois de uns 6 - 7 aeromodelos aprendi a voar sozinho, agora é so alegria... Very Happy

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
             
gspy
 
 
gspy

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/02/2013
Localização : Brasília / DF

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 16 Abr 2013, 00:42

Pessoal, confesso que fiquei feliz da vida com as respostas de todos aqui...

especialmente por ver que muitos já passaram pelo que eu estou passando...

Reconheço que a Michele Claudino tem razão quando diz que eu fui afoito/afobado... Também me identifiquei com as palavras do fcoalex, pois foi o mesmo que o meu instrutor me falou, que eu deveria ter levado prá ele voar o aeromodelo primeiro para ele sentir o comportamento do Telemaster e depois me passar as dicas...

Mas eu não vou desanimar não... tenho ido todos os domingos na pista de aeromodelismo aqui em BSB e quando dá faço umas aulas no Albatroz glow que, de fato, é mais lento que o Telemaster (por isso falei que não esperava que um treinador respondesse tão rápido...)

Olhando os modelos voando, me apaixonei por um planador que vi lá de um Senhor que viajou prá europa e comprou na Alemanha o Challenger, o planador é lindo demais tanto parado quanto voando, vejam
1º Vôo Telemaster e... desastre! CHALLENGER-2-4m-0314067_b_0

Depois de consertar o Telemaster e aprender a voar nele, meu objetivo será montar um planador com motor elétrico, pena que aqui no Brasil não haja muitas opções de modelos como este, com corpo bem fino e compacto...

Obrigado a todos pelo apoio ;-)
Ir para o topo Ir para baixo
             
jerri_poa
 
 
jerri_poa

Mensagens : 89
Data de inscrição : 06/04/2011
Idade : 51
Localização : Porto Alegre / RS

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 16 Abr 2013, 09:51

É isso ai! nunca desita de nada.
Eu mesmo estou neste negócio de modelismo à cinco anos e todos os dias aprendo algo novo.
quando montei meu primeiro helicoptero demorei 6 meses lendo, comprando peças montando e na pressa de querer voar lenhei o helicoptero em 1 minuto.
pensa que fiquei triste? que nada! sei que meu aprendizado me levou da estaca zero a montagem e trimagem de helicoptero totalmente sozinho ( claro, e ajuda dos amigos do fórum).
o prazer de contruir e ver voar algo tão complexo quanto um helicoptero não tem preço.

bola pra frente meu garoto que o modelismo já corre nas tuas veias!
Ir para o topo Ir para baixo
             
artur butke filho
 
 
artur butke filho

Mensagens : 31
Data de inscrição : 08/09/2010
Localização : Indaial S.C

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 16 Abr 2013, 10:02

Olá,

tendo em visto os comentários neste tópico, não pude deixar de postar minha experiencia.
Sempre fui do helis, a algum tempo atras meu filho estava querendo aprender a voar mas aeros.
comprei um stick do Sancler, claro que eu ia montar, regular, e voar com ele.
Porem logo no primeiro voo foi lenha na certa.
mas depois de trimado, que coisa gostosa de voar este modelo, o bixinho voa sozinho, depois disto ja voei outros modelos, mas sinto falto do stick.No final ele tava so fita ,mas mesmo assim voava que uma beleza, foram muuuuuuuitos voos de pura diversão.

Hoje estou com um Bixler e um Racer também do sancler e voa que é uma beleza.
Ou seja de nada adianta manuais, montagem, trimagem, se nao houver minimo de pratica p/ colocar nossos modelos p/ cima.
Simulador, Instrutores, ou pelo menos alguém que já voe a algum tempo p/ nos passar alguma orientação, e longe de publico, p/ que nossa diversão não se torne em tragedia.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 16 Abr 2013, 15:38

Cara esse planador é um Hotliner , a velocidade dele passa em muito os 200 km/h
então para isso o camarada tem que ter dedo mesmo
tenho um Rifle da Great Planes , e também é semelhante a esse , passa dos 200km/h
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
gspy
 
 
gspy

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/02/2013
Localização : Brasília / DF

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptySeg 22 Abr 2013, 21:44

Sancler, o DG1000 também é dureza de pilotar ou é mais tranquilo???
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 23 Abr 2013, 07:08

10 x pior que esse , o planador pra tí ideal seria um Multiplex de 2 Metros tipo easy glider
ou então para aprender mesmo um Telemaster 120 nosso .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyTer 23 Abr 2013, 12:45

Se você quer aprender com um moto-planador... o ideal seria o Easy Glider que o Sancler sugeriu.

Mas também tem os do tipo do Bixler e do AXN Floater-Jet da HK, com o motor na parte de cima, virado para trás.

Mas quanto a esses HKs, tem que ter uma atenção quanto a eletrônica que já vem embarcada. Um colega nosso, Kalica, teve (ou ainda tem) o AXN Floater-Jet. Um moto-planador bem tranquilo e estável. Mas no começo, ele se incomodou um pouco com a eletrônica... se não me engano, com o ESC.
Ir para o topo Ir para baixo
             
AlmirHerissom
 
 
AlmirHerissom

Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/06/2013
Idade : 24
Localização : Várzea Alegre - Ceará

1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! EmptyQui 13 Jun 2013, 20:09

Já eu passei pelo contrário!
Vão me chamar de orgulhoso e tal, mas é verdade. Eu não tive, infelizmente, a ajuda de um instrutor. Para que eu não tenha o direito de dizer que aprendi sozinho, ainda tive ajuda de meu pai (Que me encorajou) e de alguns sites relacionados ao assunto. E graças a Deus nunca tive um problema como esses, aqui e acolá uma queda, mas coisa de se resouver em 20 minutos.
Mas comecei com um modelo de 1 m de asa com uns 5° de diedro, motor sulficiente, rádio Turnigy 9x (Li o manual dele de capa-a-capa, kkk).
Hije, com 8 meses no hobby, continuo e continuarei com o meu Easy Flight (O que comecei com ele) e um Cessna 500 que lenhei no 2° vôo, mas creio que tenha sido por conta do nervosismo, nada demais, apenas um probleminha na hora de decolar.
Pronto, essa foi minha história...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty
MensagemAssunto: Re: 1º Vôo Telemaster e... desastre!   1º Vôo Telemaster e... desastre! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

1º Vôo Telemaster e... desastre!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Desastre Aéreo no Aeroporto Regional Jaguaruna SC
» Meu Telemaster 400
» Sobre Telemaster 120
» Construção Telemaster 400
» Telemaster 400 em depron 5mm e 2mm

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum