InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Murilo Tourinho

MensagemAssunto: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sex 22 Mar 2013, 12:32

Alguém sabe me explicar, qual a relação ou uma tabela que tenha a relação, entre a amperagem do speed e o tamanho (potência) do motor a ser utilizado??? Exemplo.. para um motor 2812 utiliza-se um Esc de 25A... e assim vai..

fcoalex

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sex 22 Mar 2013, 15:42

Acho que o Floyd pode te responder... vai que tua Minerin! lol!

Eu sempre me baseio nas tabelas de testes de motor que encontro... não sei fazer essa carrrculo.

floydbh

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sex 22 Mar 2013, 16:42

Primeiro...

eu não sei o que é amperagem!

Mas posso falar um pouco sobre corrente.

Normalmente os speed são selecionados devido a sua corrente. Ou mais coloquialmente falando: Corrente máxima de operação de pico, utilizando a unidade internacional de medida A (amper).

Vamos a prática: Se você compra um ESC de 25A, você espera (porque poucos cumprem o que prometem) que ele consiga entregar para o sistema uma corrente máxima de pico de 25A e uma corrente continua máxima de até 20A (o que será 80% do pico.... eu normalmente trabalharia entre 75 - 80%, mas isso vai muito da refrigeração dos componentes e qualidade) ...

Entendemos sobre a corrente do ESC?

Agora vamos a carga, que é o sistema responsável por "solicitar" esta corrente do ESC. No nosso caso, o motor e, de vez em quando, o RX e servos...

Não existe tabela para isso... o que existe é o que o fabricante anuncia e mais alguns dados que a turma mede nos testes e depois divulga.

Um motor para girar livre, necessita de N amperes, porem, como você instala uma helice nele e o obriga a brigar com o atrito do ar e ainda puxar uma caixa de isopor (Tio San, seus aeros não estão inclusos! Smile ). Lógicamente ele irá precisar de mais corrente e vai exigir isso do ESC.... qual o valor? não sei...
não sei a helice que vai estar usando...
não sei o aero que estará voando...
não sei o peso que vai estar carregando...
e não sei quantos servso ele estará trabalhadno....

como saber? simples....
A corrente é simples de ser calculada, basta somar.

Então peguemos o seu motor:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__5423__FC_28_12_Brushless_Outrunner_1534kv.html

nos specs dele... ele diz que para usar uma helice 7x6 e puxar 730g ... ele vai gastar no máx. 15,5A
se neste seu aeromodelo tiver 4 servos de 9 g .... eu colocaria uns 0,6A por servo...

logo.... temos uma carga, um sistema, que lhe consome NO MÁXIMO 17,9A.

Jóia? não!

Estamos falando de peças chinesas e números duvidosos (quer comprovar os números? ponha seu sistema na bancada, ligue um Amperímetro no sistema e faça as medições) ...

Então vou colocar uns 25A de corrente para meu motor e 1,1A por servo ..... afinal, se um servo travar ... essa corrente vai para as alturas!

logo: 25 + (1,1 *4) = 29,4A ....
Portanto, eu iria procurar um ESC de 30A.

As onde tem exatidão na conta? ... no sinal + (mais) .... porque infelizmente, valores exatos, somente em bancadas de teste .... e lembrando que cada motor possui uma carga diferente (corrente de consumo) pois, é impossível o cara fazer dois motores idênticos... é como impressão digital!

como simplificar tudo isso que eu falei ai em cima??

Baixa o drive calculator, que os caras já fizeram uma dezena de testes e simulações e podem dizer com mais precisão qual ESC utilizar com qual motor!

Murilo Tourinho

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sex 22 Mar 2013, 20:03

Opa.. muito obrigado.. me ajudou muito, agora vou tentar fazer o cálculo dos componentes para quando comprar o speed, ser o correto.. vc sabe aonde acha para baixar esse drive calculator??

Abraço

floydbh

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sex 22 Mar 2013, 21:01

oooo povo preguiçoso!!!!

http://www.drivecalc.de/

Murilo Tourinho

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   Sab 23 Mar 2013, 03:45

Fazer o que né?? kk

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..   

Relação entre Amperagem do Speed e Potência do motor..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Relação entre aumentar a taxa de compressão e turbinar?
» PLACAS - Relação entre letras e estados/novas placas a partir de 2017
» Especificações de amperagem da bateria - óleo motor e filtro - C180 K (W203)
» Relação entre marcador de comb. e capacidade do tanque no Sandero
» Montando o Boxer.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Hospedagem de fórums