InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
ronaldoo
 
 
ronaldoo

Mensagens : 162
Data de inscrição : 29/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 11:04

Bom dia pessoal,

Fiz um teste hoje para ver quanto a bateria do Cessna aguentaria com o motor no máximo e deu 00:05:00 antes de perder potência...

O que me assustou foi que a bateria esquentou tanto que não aguentava segurá-la na mão. Aí estou pensando se era porque fiz o teste na mesa, sem muita ventilação e com o motor no máximo... Na minha opinião isso não está certo, não deveria aquecer tanto, mas conto com os comentários de vocês que tem "mais chão ar percorrido".

A bateria é Ni-MH, não é LiPo. O avião é o Cessna 182 Art Tech.

Obrigado.


Última edição por ronaldoo em Seg 11 Fev 2013, 14:37, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
filipelost
 
 
filipelost

Mensagens : 820
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 45
Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 13:14

amigo,

pela minha pequena experiência, acho que vc deve fazer esse teste com ele no ar, pq parado a eletrônica ãoa refrigera e vc pode queimar seu esc ou motor...

é normal sim a bateria esquentar, um pouco, e acho q no seu caso por ele estar estático, parado, por isso a bateria quase fritou..
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 39
Localização : Imaruí - SC

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 13:28

Primeiro que você não deve voar sempre com o motor no máximo.
O máximo é para decolar e passagens rápidas de curto tempo.
E sim, voando toda eletrônica do aero não esquenta tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
ronaldoo
 
 
ronaldoo

Mensagens : 162
Data de inscrição : 29/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 14:08

Ufa, beleza pessoal, obrigado. Que bom que pelo visto não tem nada errado com o bichinho!

E o fato da duração da bateria, no máximo do motor durar 00:05:00, ela tá legal então? Obrigado.


Última edição por ronaldoo em Seg 11 Fev 2013, 14:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
filipelost
 
 
filipelost

Mensagens : 820
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 45
Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 14:29

5 segundos amigo???

se for, essa bateria tá meio esquisita, ou troca a eletrônica para poder usar uma lipo 3s ou arruma outra pra testar....
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
ronaldoo
 
 
ronaldoo

Mensagens : 162
Data de inscrição : 29/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptySeg 11 Fev 2013, 14:38

filipelost escreveu:
5 segundos amigo???

se for, essa bateria tá meio esquisita, ou troca a eletrônica para poder usar uma lipo 3s ou arruma outra pra testar....

Filipe, desculpa mas editei ali e ficou errado. Agora está certo, são 5 minutos (00:05:00). Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptyQua 13 Fev 2013, 09:13

Ronaldoo,
Como você realizou o teste?

- prendeu o avião e acelerou?? Se sim, muito cuidado, você pode queimar o seu motor e avião, pois a força causada pelo arrasto do ar pelas helices girando, força toda estrutura do avião, visto que o mesmo está preso, e assim pode danificar o motor. No caso de helicópteros, como o ar é lançado ao chão e depois volta para o heli, isso causa uma força tão grande nas hélices que chega a quebrar todo o conjunto do rotor.

- Retirou as hélices e acelerou? Hummm... também queima o motor! porque? todo motor é desenvolvido por após receber uma corrente, o mesmo transforma essa energia elétrica em mecânica essa energia mecânica em "energia térmica", que danifica os componentes mecânicos, portanto, quando o motor gira livremente, o calor produzido é muito maior que o esperado, e no fim... baubau motor!


Ou seja, se você não tem um túnel de vento, aconselho a testar seu modelo em voo, pois somente assim você colocará toda a eletrônica nas condições ideais para o qual ela foi desenvolvida!

E no mais... o Cris á falou ai em cima!


Ir para o topo Ir para baixo
             
ronaldoo
 
 
ronaldoo

Mensagens : 162
Data de inscrição : 29/01/2013
Localização : Rio Grande do Sul

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 EmptyQua 13 Fev 2013, 11:24

floydbh escreveu:
Ronaldoo,
Como você realizou o teste?

- prendeu o avião e acelerou?? Se sim, muito cuidado, você pode queimar o seu motor e avião, pois a força causada pelo arrasto do ar pelas helices girando, força toda estrutura do avião, visto que o mesmo está preso, e assim pode danificar o motor. No caso de helicópteros, como o ar é lançado ao chão e depois volta para o heli, isso causa uma força tão grande nas hélices que chega a quebrar todo o conjunto do rotor.

- Retirou as hélices e acelerou? Hummm... também queima o motor! porque? todo motor é desenvolvido por após receber uma corrente, o mesmo transforma essa energia elétrica em mecânica essa energia mecânica em "energia térmica", que danifica os componentes mecânicos, portanto, quando o motor gira livremente, o calor produzido é muito maior que o esperado, e no fim... baubau motor!


Ou seja, se você não tem um túnel de vento, aconselho a testar seu modelo em voo, pois somente assim você colocará toda a eletrônica nas condições ideais para o qual ela foi desenvolvida!

E no mais... o Cris á falou ai em cima!



Ah sim, nossa nem passou pela minha cabeça isso, heheheh. Tive sorte então. Obrigado, vou lançar o bicho no ar e ver o que acontece.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty
MensagemAssunto: Re: Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182   Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Teste e susto com a bateria/autonomia do Cessna 182

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Criar fórum no Forumeiros | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum