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 Atr 72-500 - montagem

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dgalatto
 
 
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MensagemAssunto: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 16:28

Olá a todos!

Comprei um Atr 72-500 e estou começando a montar ele.

O modelo tem 1,60 de envergadura e 1,52 de comprimento.

Peguei o kit já entelado e é muito bem feito.

Pretendo usar a eletrônica abaixo:

2 motores Turnigy 2830/11 1000kv
2 esc HK 30a
hélices tripás 8x4 ou bipá 9x7, dependendo de como ficará melhor
4 servos Hxt 900
Trem de pouso retrátil servoless

Comecei esse fim de semana a montar então seguem algumas fotos do processo.
Comentários e dicas serão bem vindas já que é o primeiro bimotor que monto.


pré montagem pra ver como ficará





minha idéia foi deixar os servos embutidos e depois cobrir com a entelagem



coloquei somente para ver a que distancia poderia furar a fuselagem para passar os fios para dentro



coloquei um arame para fixar os profundores e movimenta-los por um servo somente





comecei a cortar as naceles para a ficaxao dos motores

Nessa parte tive uma dúvida.
Posicionando as naceles na asa notei que pelo corte original da nacele o motor ficava num ângulo muito inclinado... pelo que pesquisei aqui no evoo, em bimotores não há a necessidade de inclinação deles, desde que a asa não possua incidência.. é isso mesmo?
Se alguém puder me dar uma luz nisso agradeço.

Era isso por enquanto, em breve posto mais da montagem.

Abraço!
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floydbh
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 16:43

Bom, eu não entendo nada de bimotores... mas realmente é um belo kit!

vou acompanhar
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Sancler
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 16:45

Pode até ser da foto , mas não gostei de duas coisas no Kit que pra mim não estão harmoniosas
A corda da asa em meu ver esta estreita e a empenagem de cauda esta pequena para o tamanho do modelo , mas isso só vai se ter certeza em vôo , pois o modelo vai tender a cair de cauda ou então vai ficar arfando
mas se ele tiver a decalagem correta , ou seja 0° do perfil alar em relação a empenagem Horizontal os motores tem que ter incidência zero , e em relação a Left ou Right thrust eles não precisam de incidência , pois com os motores elétricos ten-se a facilidade de fazer um motor rodar ao contrario um do outro anulando assim o torque
só tem que prestar atenção e comprar as hélices com os passos contrários uma da outra
Antigamente quando montavamos modelos Bimotores glow usavamos 3° de right thust em cada um para anular o torque

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Sancler Claudino
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dgalatto
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 16:54

Valeu floydbh!

Sancler, eu to pensando em não usar hélice contra rotativa.. ia usar as duas normais... vi em algumas montagens que vai tranquilo montando assim... dá problema? porque não comprei hélices contra....

sobre "mas se ele tiver a decalagem correta , ou seja 0° do perfil alar em relação a empenagem Horizontal os motores tem que ter incidência zero", não entendi essa parte direito por isso se puderes me explicar um pouco melhor depois por MP ou aqui mesmo, te agradeço.

Vou medir a corda da asa e vou postar aqui. Tem pouca corda realmente mas pelo vídeo que vi, voava bem tranquilo....

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floydbh
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 16:54

perguntinha imbecil... mas...

em aviões reais... os motores girão em sentidos contrários?
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floydbh
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 17:01

e põe logo uma hexapá no bichinho...

http://www.bluswede.com/Funky_Props.html


Última edição por floydbh em Seg 04 Fev 2013, 17:19, editado 1 vez(es)
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Sancler
 
 
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 17:13

floydbh escreveu:
perguntinha imbecil... mas...

em aviões reais... os motores girão em sentidos contrários?

A grande maioria do Bimotores Full tem as hélices girando para o mesmo lado , pelo simples motivo de poder se utilizar peças de reposição iguais , então é por economia , Alguns tem motores reversos , quando precisam de grande agilidade , como é o caso do P-38
mas como em modelos elétricos isso se torna muito fácil é preferível colocar os motores reversos , pois não precisa ficar ajustando o grau para a direita ou para a esquerda .

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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 17:19

dgalatto escreveu:

Horizontal os motores tem que ter incidência zero", não entendi essa parte direito por isso se puderes me explicar um pouco melhor depois por MP ou aqui mesmo, te agradeço.

Vou medir a corda da asa e vou postar aqui. Tem pouca corda realmente mas pelo vídeo que vi, voava bem tranquilo....


a incidência de decalagem , ou seja a do ataque do perfil tem que ser 0° ou no máximo 1° positivo
ou seja a asa tem que estar reta ou com 1° positivo em relação ao estabilizador horizontal , dai o ângulo do motor tem que ser zero para quanto você acelerar full o modelo não ficar subindo direto
quanto ao ângulo lateral que chamamos de Right thust se você for colocar os dois motores girando para um só lado tem que colocar o motor apontando para o lado contrario do torque , pois senão em vôo ele vai ter que ficar sempre trimado com os ailerons forçando e o leme também e cada vez que parar de acelera vai dar o bicho para segurar o modelo em vôo nivelado , pois a ação do torque vai parar de agir .

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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 18:19

floydbh escreveu:
e põe logo uma hexapá no bichinho...
http://www.bluswede.com/Funky_Props.html

bem que eu gostaria mas não achei em nenhum lugar...
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 18:27

Sancler escreveu:
dgalatto escreveu:

Horizontal os motores tem que ter incidência zero", não entendi essa parte direito por isso se puderes me explicar um pouco melhor depois por MP ou aqui mesmo, te agradeço.

Vou medir a corda da asa e vou postar aqui. Tem pouca corda realmente mas pelo vídeo que vi, voava bem tranquilo....


a incidência de decalagem , ou seja a do ataque do perfil tem que ser 0° ou no máximo 1° positivo
ou seja a asa tem que estar reta ou com 1° positivo em relação ao estabilizador horizontal , dai o ângulo do motor tem que ser zero para quanto você acelerar full o modelo não ficar subindo direto
quanto ao ângulo lateral que chamamos de Right thust se você for colocar os dois motores girando para um só lado tem que colocar o motor apontando para o lado contrario do torque , pois senão em vôo ele vai ter que ficar sempre trimado com os ailerons forçando e o leme também e cada vez que parar de acelera vai dar o bicho para segurar o modelo em vôo nivelado , pois a ação do torque vai parar de agir .

Entendi!
Pelo que vi aqui o angulo é 0º pois a asa está alinhada com o estabilizador...

E em relação aos motores, desculpe se estou patinando nisso ainda, mas posso então fazer um girando pra direita e o outro para a esquerda sem precisar colocar hélices contra rotativas? ou terei que usar o 2 para o mesmo lado (esquerda) e usando hélices normais?
To parado nisso e não saio do lugar... hehehehe
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 18:27

a corda raiz da asa são 16cm
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Seg 04 Fev 2013, 19:22

Para fazer eles girarem cada um para o seu lado obrigatoriamente as hélices tem que ser contrarias , já para fazer girar os 2 para o mesmo lado usa a hélice igual , mas com certeza o avião vai pender para um lado quando der motor , e para outro quando tirar o motor
pelo que ví na foto o ATR tem motores contrários e hélices de passo variável
e é Turbo hélice

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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Ter 05 Fev 2013, 06:04

Se por a numeração para traz o passo não fica invertido?

Belo aeromodelo.
Estou de olho em um Ipanema que um tiozinho da região carvoeira faz.
Foi kit para montar?
Se for, pode participar da promoção:
http://www.eletricosdosul.com/t3502-promocao-2013-ano-das-construcoes

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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Ter 05 Fev 2013, 06:37

A hélice não inverte se colocar o nr para traz , a única coisa que acontece é perder rendimento e fazer mais barulho , mas o passo continua o mesmo

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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Ter 05 Fev 2013, 08:28

Cristiano Goulart escreveu:
Se por a numeração para traz o passo não fica invertido?

Belo aeromodelo.
Estou de olho em um Ipanema que um tiozinho da região carvoeira faz.
Foi kit para montar?
Se for, pode participar da promoção:
http://www.eletricosdosul.com/t3502-promocao-2013-ano-das-construcoes

Fala Cristiano!
Então é kit arf esse, pois já veio entelado.. Eu tenho um outro kit pra montar mesmo, de um aero meio esquisito que comprei na HK, em breve começo a montagem dele e participo da promoção.

Vi as fotos desse ipanema, bem bacana.

Abraço!
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   Ter 05 Fev 2013, 08:32

Sancler escreveu:
A hélice não inverte se colocar o nr para traz , a única coisa que acontece é perder rendimento e fazer mais barulho , mas o passo continua o mesmo

Vou ter que ver isso antes de fechar as naceles e fazer uns testes pra não ter problemas em vôo...

Abraço!!!
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MensagemAssunto: Re: Atr 72-500 - montagem   

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