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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Ter 26 Fev 2013, 14:14 | |
| Entelei as caudas: (não gostei do "fire" ) Peso das duas caudas: Chegou a eletrônica, e é obvio que eu iria esquecer algumas coisas: - Os adaptadores de hélice - Cabos y Vou editar meu primeiro tópico: - Atualização de envergadura: 160 cm - Atualização de hélices: 9050 tripá Será que meus e-max 2822 vão dar conta? |
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fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 41 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Ter 26 Fev 2013, 14:31 | |
| - thiagolorenzon escreveu:
- Será que meus e-max 2822 vão dar conta?
Bom... cada 2822 com hélice 9x5, gera em torno de 800g de empuxo cada um. Acho que se o modelo ficar com um peso de voo até 1,4kg ou abaixo disso... vai tranquilo. |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Ter 26 Fev 2013, 14:50 | |
| Francisco: Boa! Espero que não passe deste peso! |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 10 Mar 2013, 17:57 | |
| Fuselagem concluída: Não foi possível pesar com minha balança, mas pude constatar que terei um sério problema com peso de cauda. Próximo passo: pesar |
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Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 10 Mar 2013, 18:06 | |
| Ficou um belo aeromodelo. Já colocou a bateria bem no bico do aero? Isso provavelmente irá acertar o CG. |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 10 Mar 2013, 18:21 | |
| Cristiano,
Não tem nada de eletrônica e linkagem.
No momento da foto coloquei uma bateria de 1600 no bico só para ver o CG e ficou pesando pro lado da cauda.
Os servos de leme e profundor ficarão atrás do CG.
Os servos de aeleron, o rádio, os motores, os esc e a bateria ficarão na frente do CG. Tomara que dê certo. |
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jose.bissaco
Mensagens : 107 Data de inscrição : 05/01/2011 Idade : 44 Localização : Suzano-SP
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 10 Mar 2013, 20:39 | |
| Ficou muito legal, parabéns! |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 11 Mar 2013, 15:55 | |
| Cristiano,
Com uma bateria de 2200 ficou jóia!
José,
Obrigado!
fcoalex,
Pesei o avião sem nada de eletrônica, deu 730g... vou mudar meu tópico inicial alterando a previsão de peso.
- Acho que vai para 1300g com a eletrônica. O que acham? (730g + rádio + 2 esc + 4 servos + 2822 + material de linkagem + bateria de 2200) |
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fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 41 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 11 Mar 2013, 16:02 | |
| Considerando-se que um Trainer Glow com a mesma envergadura (1,60 m) tem em torno de 2,5 kg... acho que esses 1,3 kg tá tranquilo. |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 18 Mar 2013, 13:28 | |
| Olá, caros amigos!
Como este é meu primeiro bimotor, é normal surgirem dúvidas:
Vou começar a montar a eletrônica, então o que eu fiz:
1 - Peguei 2 ESC novos e idênticos. 2 - liguei eles com um cabo y (padrão fios preto / vermelho / branco)
Pergunta: Eu tenho que cortar um dos fios vermelhos que sai de um dos ESC? (Obviamente que eu cortaria um vermelho do cabo y para não danificar o ESC)
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ale_nevesbr
Mensagens : 551 Data de inscrição : 03/05/2010 Idade : 51 Localização : Blumenau - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 18 Mar 2013, 13:30 | |
| Não precisa. Assim você terá o que é chamado de redundância.
Se uma das baterias falhar. a que estiver ligada no outro ESC irá suprir a tensão para o rx.
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 18 Mar 2013, 14:02 | |
| Então me surge outras dúvidas:
1 - fiz um cabo y para a bateria, pois pretendo usar uma só... pode ser? 2- Se eu deixar o cabo y dos ESC sem cortar nada meu receptor não vai queimar? Pois ele não estaria recebendo 5 + 5 volts?
Obrigado! |
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ale_nevesbr
Mensagens : 551 Data de inscrição : 03/05/2010 Idade : 51 Localização : Blumenau - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 18 Mar 2013, 14:24 | |
| 1 - Pode ser
2 - Não queima cara, queimaria se você usasse a bateria em série.
Vou tentar expçicar melhor:
Se você ligar 02 baterias num cabo Y, você terá a mesma voltagem com a amperagem dobrada. Se usar em série, tipo, negativo com positivo, terá a voltagem duplicada com mes amperagem.
Não sei se fui claro nesta explicação.
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Seg 18 Mar 2013, 16:44 | |
| Ah, Sim! Entendi, sim, Alessandro!
Em vez de ter um BEC de 5 volts 2 Amperes, terei um BEC de 5 Volts 4 Amperes , pois o que será somado será a corrente(!).
Muito obrigado! Se der tempo vou começar hoje mesmo. |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 28 Abr 2013, 15:09 | |
| Hoje pela manhã fiz a primeira tentativa e lenha....
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OZHgT6TWie0
Falhas detectadas:
- Trem de pouso puxando muito para a esquerda. - Acho que no calor da emoção quando o avão decolou, eu dei aeleron pra esquerda ao invés de direita.
O avião não quebrou, pois caiu no mato "fofinho", mas fiquei em dúvida em colocar motores mais fortes.
Gostaria de receber opiniões. |
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Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 28 Abr 2013, 17:03 | |
| O motor está bom. Ele andou/voou bem rápido.
Os comandos do aileron não estavam invertidos?
Coloque mais comando no profundor (elevon).
O trem pode estar torto, mas o torque do motor e trimagem do leme podem fazer o aero ir para a esquerda.
Você instalou um motor girando no sentido anti-horário com o passo da hélice normal e outro motor girando no sentido horário com o passo da hélice invertido, certo? Se não fez isso, o torque do motor vai sempre fazer o aero ir para a esquerda. |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 28 Abr 2013, 17:21 | |
| E aí, Cristiano!
Os comandos estavam corretos.
Gostei da sugestão, vou colocar mais comando de profundor.
Os lemes estavam retinhos, e sobre o motor as duas hélices estão pro mesmo lado. Eu não tenho hélice de passo invertido, será que funciona aquele lance de prender os motores levemente pra direita? |
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Cristiano Goulart
Mensagens : 2038 Data de inscrição : 04/03/2010 Idade : 39 Localização : Imaruí - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Dom 28 Abr 2013, 22:04 | |
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thiagolorenzon
Mensagens : 32 Data de inscrição : 23/02/2012 Idade : 42 Localização : Gravataí - RS
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Qua 01 maio 2013, 14:28 | |
| VOOU!
Segundos antes de decolar eu revi os comandos e, SIM, estavam invertidos.
Ele ainda está puxando muito para a esquerda (vou inclinar mais ainda os motores).
O vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=0fpT_t0d6Ik
Gostaria de agradecer ao pessoal que colaborou com minhas postagens.
Próxima construção: Aero Subaru. |
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fcoalex
Mensagens : 1027 Data de inscrição : 02/07/2010 Idade : 41 Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC
| Assunto: Re: OV - 10 Bronco Qua 01 maio 2013, 20:47 | |
| Show de bola Thiago!!!
Quanto a essa inclinação... não me parece nada que alguns cliques no Trim dos Ailerons para a direita não minimizem.
Abraço. |
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| Assunto: Re: OV - 10 Bronco | |
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