InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 13:33

Boa tarde pessoal

Comecei o meu segundo Scout em Depron ( depois de muitas e muitas horas de voo com o primeiro, ocorreu um pequeno acidente), então resolvi começar um novo projeto, visando melhorar alguns erros que cometi no primeiro.

Nesse aero vou fazer (tentar), pela primeira vez, asa com nervuras, sendo que no meu primeiro a asa era toda em isopor P0.

A planta que usei foi uma que achei no E-voo que estava desenhada no Paint, passei ela para DWG e segue a planta para alguém que esteja interessado. [url=http://www.4shared.com/photo/a3Oe2im4/scout_planta_completa.html ]Planta Scout[/url]
A asa que gero no profili 2.0 é a Clark Y de 18 a 21 cm de corda.

Agradeço e espero que o pessoal mais experiente comente e sugiram algumas dicas.

A eletrônica que vou usar vai ser a seguinte:
- Motor Turnigy 2830 -11 1100kV Motor 2830 11 110kV
- Hobbyking SS Series 40-50A ESC Esc 40-50A HK
- 4 servos 9g
- Baterias: 2S 1300mAh, 3S 1050mAh, 3S 2200mAh e uma nano 3S 1800mAh

No meu Scout antigo eu usava o motor Tower Pro 2409-12T com hélice de 9x4.7, mas com esse novo não faço ideia que hélice usar.


Cortes da Fuselagem
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0253f

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0254r


Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0255x

Fazendo a cópia da outra lateral

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0257u

Colando a fuselagem

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0258u


Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0259s

Colando os reforços laterais internos ( uma das melhorias[acho que é melhoria] que fiz)

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0260d


Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0261w

Colando as nervuras em longarinas de balsa de 4mm

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0265p


Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0268m

Suporte para união das duas semi-asas

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0270br

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0272yr

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0275f

Vou fixar as semi-asas no suporte que vai levar uma peça de MDF e após vou colar as longarinas de balsa nesse MDF com cola epóxi. E antes de cobrir a asa vou colocar uma vareta de fibra de vidro 2mm na parte superior e duas varetas na parte inferior.



Meu próximo passa vai ser lixar os estabilizadores horizontal e vertical e depois passar fita nas partes prontas.

Abraço pessoal e aguardo dicas e sugestões!


Última edição por aminuzzi em Ter 22 maio 2012, 16:00, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 14:20

Vai cobrir a asa com vinil ou com depron?
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 15:51

Amadeu Jr escreveu:
Vai cobrir a asa com vinil ou com depron?

Olá Amadeu Jr

Estou pensando em cobrir em depron, deixar ela vazada e depois cobrir com fita ou papel contact.
Nunca utilizei o vinil, mas pensando bem seria uma boa ideia. Sabe se o vinil é mais leve ou mais pesado que o contact?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 16:29

Aminuzzi, tenho pouco conhecimento de construção.

Perguntei pois não tenho certeza que uma asa com as nervuras em depron aguentaria ser entelada somente com vinil.

Pelo que vi dos comentário aqui em em outros lugares, o contact é muito pesado, mais que o vinil.
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 16:35

Ok Amadeu Jr

Eu também não tenho muito conhecimento, já construi uns 3 scouts de isopor P0 até a fuselagem, e sempre tive ajuda do pessoal do aeroclub da cidade onde eu estudava.

Mas fiquei um tempo sem praticar tonto pilotar quanto construir e agora estou em outra cidade e não conheço ninguém.

Esse tipo de asa vi no evoo, então acho que vou cobrir com fita mesmo, já que não é muito pesada.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 16:52

Creio que vá ficar bom, tem construções assim aqui no Forum também.
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 19:06

Colado a metade dos reforços em cada semi-asa.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0340r.th

Colado o reforço em fibra de vidro no estabilizador horizontal e tbm foram colados o leme e o profundor.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0342d.th
Ir para o topo Ir para baixo
             
Nik FAKE
 
 
Nik FAKE

Mensagens : 36
Data de inscrição : 14/02/2012
Localização : Garopaba-SC

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyTer 22 maio 2012, 23:28

Eu prefiro vinil. Não tenho muita experiência, mas já utilizei fita e vinil. Depois do primeiro aero no vinil não uso fita nunca mais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
             
filipelost
 
 
filipelost

Mensagens : 820
Data de inscrição : 10/06/2011
Idade : 44
Localização : Praia do Rosa - Imbituba - SC - Brasil

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQua 23 maio 2012, 07:54

os aeros que faço aqui eu entelo com papel contact, esse de livraria mesmo.... ele adere muito bem ao depron sem nenhum tipo de cola.....
e a diferença do meu aero sem e com a entelagem não chegou a 30 gramas na fuselagem.... isso com toda a empenagem de cauda entelada tb...
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.praiadorosaalugueis.com.br              
VHerzog
 
 
VHerzog

Mensagens : 14
Data de inscrição : 23/03/2011
Idade : 30
Localização : Rolante - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQua 23 maio 2012, 08:49

aminuzzi, em que cidade fica este aeroclub que você falou? Portão?
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQua 23 maio 2012, 13:20

VHerzog escreveu:
aminuzzi, em que cidade fica este aeroclub que você falou? Portão?

Fala VHerzog

Fica em Santiago-RS, mas antes de voltar para cá eu voava no aeroclub de Alegrete-RS que era muito bem estruturado e tinha gente bem experiente. Já aqui em santiago não conheço ninguém aeromodelismo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQua 23 maio 2012, 13:23

filipelost escreveu:
os aeros que faço aqui eu entelo com papel contact, esse de livraria mesmo.... ele adere muito bem ao depron sem nenhum tipo de cola.....
e a diferença do meu aero sem e com a entelagem não chegou a 30 gramas na fuselagem.... isso com toda a empenagem de cauda entelada tb...

Valeu filipelost

Primeiramente acho que vou entelar em contact (sei que tem em minha cidade) e outra hora quando for construir outro entelo em vinil ( que acho não ter aqui na minha cidade.
Você chega a passar o ferro quente no contact para aderir bem? Uma vez entelei uma asa de isopor P0 (acho que no meu segundo modelo todo de isopor) e não foi uma boa ideia, pois não sabia que tinha a massa da renner para deixar a superficie parelha.

Valeu
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQua 23 maio 2012, 17:40

Bom pessoal, ontem não fiz quase nada, além de colar o estabilizador horizontal e dar forma a parte superior traseira da fuselagem. Não sei se me precipitei em colar antes de entelar(mas acho que sim heauheauheuehea).

Dando forma a parte superior traseira da fuseca ( depois vou tapar os vincos que ficou com a Massa Tapa-Tudo da Tintas Renner que é bem leve e fácil de lixar depois).

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0358gc.th

Hoje quero ver se acabo os reforços internos entre as nervuras das semi-asa, e tbm vou estrear uma cola nova nesse aero o Adesivo de Contato Extra da Cascola, pq não aguento mais tanta espera com cola de isopor e o preço da Epoxi.
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 12:33

Pessoal gostaria de uma ajudinha quanto a hélice que devo usar no motor para esse modelo.
Tenho o motor Motor Turnigy 2830 -11 1100kV para colocar no Scout
e não sei qual hélice usar para dar algo por volta de 1kg de empuxo, você saberia em dizer?

Tenho em mãos hélices GWS9070, GWS9047, GWS9060 e uma 9047
E baterias 2S 1300mAh, 3S 1050mAh, 3S 2200mAh e nano 3S 1800mAH.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 38
Localização : Imaruí - SC

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 12:44

A GWS9060 com bateria 3S
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
Daniel Redivo
 
 
Daniel Redivo

Mensagens : 570
Data de inscrição : 18/10/2011
Idade : 27
Localização : Pato Branco-PR

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 17:05

Ta ficando boa a construçâo do scout aminuzzi.
Parabens.

Acompanhando...

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 18:14

Valeu Daniel.

Essas partes fiz hoje a tarde.

Hoje colei os reforços entre as nervuras que faltavam, colei já no suporte que une as duas semi-asas e colei a fibra de vidro superior. Ainda falta colar as duas varetas inferiores.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0384i.th

Detalhe da fibra de vidro na parte superior da asa.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0378v.th

Só estou pensado como vou encapar essa asa com o depron, pois só tenho folha de depron de 60x50cm, pois não tinha a de 100x60 quando fui comprar.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 18:37

aminuzzi,

Só uma dica estrutural nessa asa.
Você tem que unir as longarinas das duas meia-asas.

Se deixar só com Depron do jeito que tá na foto:
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0275f

Assim tem um grande risco de essa asa bater palmas (fechar).
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 18:43

fcoalex escreveu:
aminuzzi,

Só uma dica estrutural nessa asa.
Você tem que unir as longarinas das duas meia-asas.

Se deixar só com Depron do jeito que tá na foto:
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0275f

Assim tem um grande risco de essa asa bater palmas (fechar).

Olá fcoalex

Valeu pela dica, nessa foto que você comentou eu não tinha colocado a madeira de união para as longarinas.
Na última postagem que fiz acho que não mostrei bem o detalhe, então estou postando a imagem de união das lonagarinas.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0380l.th

Ainda pretendo colocar outra chapinha de MDF para fazer uma "sanduíche" com as longarinas.

Será que fica firme? ainda vou colocar duas varetas de fibra de vidro na parte de baixo da asa.

Obrigado.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 19:07

Ah bão...
É que não tinha visto o detalhe da foto anterior.

Mas nunca fiz asa desse jeito... sempre faço asas maciças de isopor. É uma técnica diferente que muitos colegas usam... e com esses reforços deve ficar firme. Além do mais, é um aero Treinador, não um Acrobático.

Manda ver aí...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 19:13

Pois é cara

Me arrependi até a morte de fazer essa asa com nervura, sempre fiz maciça de isopor mas estava achando muito ruim o isopor P0 e nunca achei um mais denso aqui na minha região.

Vou tentar acabar essa asa desse jeito e dependendo do resultado final pego uma asa que tenho sem aileron (coloco aileron) e uso ela.

Valeuu

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyQui 24 maio 2012, 22:08

Mais algumas partes prontas.

Detalhe do reforço da junção das longarinas
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0386s.th

Desenhando a cobertura de parte da asa
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0387g.th

Encapando parte da asa
Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0388o.th
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptySáb 26 maio 2012, 17:36

Boa tarde pessoal.

Hoje a tarde, alem de colar uma das partes da pele da asa (não tenho fotos ainda), fiz o trem de pouso do meu aero.

Tendo em vista não ter o cano PVC 6" e nada de alumínio, resolvi tentar fazer um de raio de bicicleta grosso aro 26. Depois de seco pareceu bastante firme, mas ainda não sei se devo prensar as bases dos 3 raios com uma chapinha de mdf (colocar uma chapinha estilo a segunda foto, mas só que colocar parafusos para firmar).

Segue os passos.

Depois de dobrados, passei cola de contato extra da cascores nos raios e na base onde posteriormente coloquei.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0397ux.th

Depois prensei com o grampo para deixar secar e não mover os raios.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0400r.th

Por fim, coloquei 2 reforços, um entre as pernas do trem e outro dando suporte para impactos frontais. Liguei esses reforços com linha de costura preta e após estar no lugar, apliquei super bonder nas linhas.

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Dscf0401j.th

O trem de pouso após secar ficou bem firme, mas tenho que fazer testes de campo vara ver se realmente funciona.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
aminuzzi
 
 
aminuzzi

Mensagens : 44
Data de inscrição : 29/12/2011
Idade : 35
Localização : SANTIAGO - RS

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyDom 27 maio 2012, 15:34

Pessoal preciso de ajuda!

Hoje fui programar o meu ESC e bindar o meu Rx, e para maior surpresa não apitou o ESC e não ligou a luz do receptor.

Testei o receptor no meu Ugly Stick e funcionou beleza, mas o ESC nada.
Tentei com todas as baterias que tenho.

O ESC é esse Hobbyking SS Series 40-50A ESC

Parece que quando conecto a bateria ele dá um barulho de fagulha nos conectores, mas não aparece se dá fagulha por causa do tipo do conector.

Se alguém já teve ou tem esse ESC e já teve esse problema e já resolveu me ajudem aí.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
             
Cristiano Goulart
 
 
Cristiano Goulart

Mensagens : 2038
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 38
Localização : Imaruí - SC

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm EmptyDom 27 maio 2012, 15:43

Tira a capa do ESC e veja se não tem solda fria ou quebrada.
Dessolda os fios e solda tudo de novo nos seus devidos lugares.


Última edição por Cristiano Goulart em Dom 27 maio 2012, 16:17, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.litoralhobby.com.br              
Conteúdo patrocinado




Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty
MensagemAssunto: Re: Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm   Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Contrução do meu 2º Scout em Depron 5mm

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Contrução tucano em depron
» Contrução de um Kadet Seniorita 63" depron - ajuda
» Voltando aos aeros.. construindo um scout... voo do scout
» meu primeiro scout
» CONTRUÇÃO DA PISTA DE AEROMODELISMO DE PARACATU-MG

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis