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 Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"

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Prof. Cláudio
 
 
Prof. Cláudio

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MensagemAssunto: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptyQui 12 Jan 2012, 19:53

Resolvi postar essa "garimpagem" de vídeos que pesquisei na net no intuito de dividir com quem está iniciando, e até mesmo com os mais experientes, sobre um assunto "pouco" discutido na prática do hobby, o famoso efeito "Flutter".
Espero que desperte o interesse em entender melhor esse efeito que nem sempre é um problema, mas quando vem a surgir certamente pode lhe causar muita dor de cabeça.
Não deixem de ler o link que consta no campo de informações sobre o vídeo.

Abçs e bons voos à todos(as)!



Prof. Cláudio
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Rafael
 
 
Rafael

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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptyQui 12 Jan 2012, 21:39

Boa Noite...
O meu Aguia, durante alguns voos A Michelle e o Sancler, ouvíamos um barrulo diferente porem nunca se foi confirmado o que era nem procurado o problema...
Até que em um dia la no clube o profundo quebrou em um das dobradiças, levando a lenha...

Cuidado as imagens são fortes...

http://www.eletricosdosul.com/t758-reforma-de-um-aguia?highlight=Aguia

e Apos...

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Prof. Cláudio
 
 
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptyQui 12 Jan 2012, 22:44

[quote="Rafael"]Boa Noite...
O meu Aguia, durante alguns voos A Michelle e o Sancler, ouvíamos um barrulo diferente porem nunca se foi confirmado o que era nem procurado o problema...
Até que em um dia la no clube o profundo quebrou em um das dobradiças, levando a lenha...

Cuidado as imagens são fortes...

http://www.eletricosdosul.com/t758-reforma-de-um-aguia?highlight=Aguia


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Olá Rafael, boa noite!

Vc deve ter visto no 4º exemplo do vídeo o quanto o profundor oscila no momento da maior amplitude do "Flutter".
Parece que não, mas dependendo da estrutura em que é composto e da aerodinâmica do profundor o modelo pode sim sofrer com esse efeito, depende da frequência com que a variação da pressão exercida sobre o profundor ocorra em função da passagem do ar pela sua superfície, num dado momento essa "energia" se soma e vai aumentando a sua amplitude de oscilação, resultando numa dissipação total que leva à ruptura (quebra) estrutural (em outras palavras, a "lenha").
Quanto às fotos que vc enviou asseguro-te que gerou-me um impacto emocional muito forte, podendo apenas em solidariedade desejar-lhe meus pêsames! Rsrsrs...
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filipelost
 
 
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 09:37

pq que dá esse flutter será???
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 09:49

filipelost escreveu:
pq que dá esse flutter será???

Em aeromodelo basicamente é falha na montagem, falha no kit!

Exemplos:

- Deixar um grande espaço entre a superfície de comando do profundor e o estabilizador, bem como leme e aileron.
- Dobradiças com folga/desgaste.
- Linkagem com folga/desgaste.
- Servos com folga/desgaste.

Essa ressonância pode ocorrer em partes fixas também.

O correto é quando escutar ou sentir que o modelo está fazendo aquele barulho característico do flutter reduzir motor e vir pra pouso.

O Flutter sempre mostra sinais antes de ser tarde demais.
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 11:16

Paulo Betti Junior escreveu:
filipelost escreveu:
pq que dá esse flutter será???

Em aeromodelo basicamente é falha na montagem, falha no kit!

Exemplos:

- Deixar um grande espaço entre a superfície de comando do profundor e o estabilizador, bem como leme e aileron.
- Dobradiças com folga/desgaste.
- Linkagem com folga/desgaste.
- Servos com folga/desgaste.

Essa ressonância pode ocorrer em partes fixas também.

O correto é quando escutar ou sentir que o modelo está fazendo aquele barulho característico do flutter reduzir motor e vir pra pouso.

O Flutter sempre mostra sinais antes de ser tarde demais.

Poxa Paulo!!! Valeu pela explicação...
Tinha até pensado que era por causa da velocidade acima do máx ideal......

Um dúvida que tenho é que no meu dédalos amarrei minha digital encima da asa de frente para a hélice e quando decolei ele tava com um arrasto sinistro, quase incontrolável, fiz um voo escala sem manobras, mas em um momento vim para um rasante meio rápido demais e mesmo dando comando para cabrar ele não respondeu e se enterrou no chão.... a minha câmera ficou uma bola de areia e acabou dando erro na gravação.... ainda bem que não avariou muito o dédalos...

Mas o que se passou que ele não respondeu ao comando??? tem alguma dica?

Grato!
Filipe
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 11:36

Flutter também ocorre com o overspeed.

Posso até tentar adivinhar o que aconteceu com o teu aero.

Você super-motorizou ele, contudo, o Dédalos por ser um treinador possui a linkagem de aileron/profundor próxima da extremidade, sendo assim, com a alta velocidade que você imprimiu, com o tamanho da superfície de comando e com o material dessa superfície que é o depron... o aero não respondeu, ou seja, a superfície envergou o ar passou e tu ficou sem comando.

abraços

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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 12:51

Paulo Betti Junior escreveu:
Flutter também ocorre com o overspeed.

Posso até tentar adivinhar o que aconteceu com o teu aero.

Você super-motorizou ele, contudo, o Dédalos por ser um treinador possui a linkagem de aileron/profundor próxima da extremidade, sendo assim, com a alta velocidade que você imprimiu, com o tamanho da superfície de comando e com o material dessa superfície que é o depron... o aero não respondeu, ou seja, a superfície envergou o ar passou e tu ficou sem comando.

abraços


Muito obrigado Paulo pela explicação clara... O Sancler já tinha me dado um toque meio parecido que eu não tinha entendido...

Valeu parceiro!

Filipe
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptySex 13 Jan 2012, 13:28

filipelost escreveu:
Paulo Betti Junior escreveu:
Flutter também ocorre com o overspeed.

Posso até tentar adivinhar o que aconteceu com o teu aero.

Você super-motorizou ele, contudo, o Dédalos por ser um treinador possui a linkagem de aileron/profundor próxima da extremidade, sendo assim, com a alta velocidade que você imprimiu, com o tamanho da superfície de comando e com o material dessa superfície que é o depron... o aero não respondeu, ou seja, a superfície envergou o ar passou e tu ficou sem comando.

abraços


Muito obrigado Paulo pela explicação clara... O Sancler já tinha me dado um toque meio parecido que eu não tinha entendido...

Valeu parceiro!

Filipe

Olá Filipe!

Pode ter ocorrido tbém que em função do peso extra da câmera no momento do mergulho pro raso, o torque de pico do servo (deve ser um micro) não foi suficiente para a deflexão da área do profundor devido à pressão do ar sobre o mesmo ser maior que a força do torque, assim não houve espaço suficiente para a recuperação do aero. Fique atento à manobras de mergulho em alta velocidade porque já ví e já vivi a experiência de ter o aero "batendo palminha" devido à estrutura de reforço da asa (longarina, baioneta, nervuras) não suportar a pressão extra no momento da cabragem, e tbém há o risco de vc quebrar as engrenagens dos servos por força-los ao extremo.

Abçs.
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MensagemAssunto: Re: Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica"   Flutter - O perigo da "Ressonância Aeroelástica" EmptyDom 15 Jan 2012, 00:51

Paulo Betti Junior escreveu:
Flutter também ocorre com o overspeed.

Posso até tentar adivinhar o que aconteceu com o teu aero.

Você super-motorizou ele, contudo, o Dédalos por ser um treinador possui a linkagem de aileron/profundor próxima da extremidade, sendo assim, com a alta velocidade que você imprimiu, com o tamanho da superfície de comando e com o material dessa superfície que é o depron... o aero não respondeu, ou seja, a superfície envergou o ar passou e tu ficou sem comando.

abraços


Olá Paulo! Como estão os voos?

Outra coisa que tbém que devemos levar em consideração além de tudo o que foi citado é a questão da fadiga do aero após horas voadas, principalmente das partes móveis. Pense, uma parte fadigada fica mais suscetível à oscilações do tipo causado pelo efeito do Flutter e outra coisa que vc lembrou bem é elasticidade dos materiais dos quais são feitos os aeros (depron, balsa entelado com monokote, etc...) que sofrem mais com tais oscilações. Materias compostos e reforçados com fibra de carbono são os ideais, mas quem aguenta comprá-los?! Rsrsrs... Qualquer hora dessas quero ir a nessa "feirinha" em Toledo - Ohio nos EUA só pra ver se eu acho o aero dos meus sonhos! Rsrsrs...





Se alguém topar ir junto podemos fechar uma pacote. Qua acham?! Tá feito o convite! Aguardo respostas ok!

Prof. Cláudio
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