InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [chave liga desliga]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado
avatar


[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 00:28

as chaves liga desliga tem 3 fios. um seria p bateria outro ia no bec ou rx e o terceiro? alguem pode montar um
esqueminha de como ligar uma chave liga desliga no modelo? agradeço a atenção de todos..
Ir para o topo Ir para baixo
             
Ricardo Oliveira
 
 
Ricardo Oliveira

Mensagens : 125
Data de inscrição : 18/03/2010
Idade : 45
Localização : Florianópolis - SC

[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 00:46

christianocosta escreveu:
as chaves liga desliga tem 3 fios. um seria p bateria outro ia no bec ou rx e o terceiro? alguem pode montar um
esqueminha de como ligar uma chave liga desliga no modelo? agradeço a atenção de todos..

Pelo que eu vi no manual do meu rádio o terceiro é para fazer o Bind.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.flickr.com/underline_              
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 09:53

christianocosta escreveu:
as chaves liga desliga tem 3 fios. um seria p bateria outro ia no bec ou rx e o terceiro? alguem pode montar um
esqueminha de como ligar uma chave liga desliga no modelo? agradeço a atenção de todos..

As chaves liga/desliga não são necessariamente 3 fios a não ser que você deseja fazer uma reversão ou algo assim.
Normalmente o terminal do meio é o comum e os das pontas são os interruportores, quando a chave está em uma posição, um dos terminais das laterais fica desconectado com o do centro e o outro fica conctado, quando você troca a chave de posição, o terminal que estava aberto passa a ficar fechado e vice e versa.
Chaves liga/desliga são usados apenas 2 fios, um no centro e o outro em qualquer uma das pontas.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Manoel-SC
 
 
Manoel-SC

Mensagens : 149
Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 74
Localização : Tigrinhos-SC

[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 22:38

Esclarecendo um pouco melhor

1 Modelo de Chave ON-OFF

Usa 2 Chicotes em geral cada chicote te um par de fio que pode ser na maioria das vezes vemelho e preto, ou vermelho e marron nesta ordem positivo e negativo, um chicote vai no receptor preferencialmente na entrada propria para a bateria (se conectar em qualquer outro canal funciona tbm, ja em radios como aurora nova exite a funcao spc que nao vou comentar aqui pra nao alongar) e o outro vai conectado na bateria nao tem como errar pois os conectores sao diferentes.

Este modelo de chave em geral vem nos carrinhos pois neste geralmente se usa celulas avulsas mais e usual para modelos eletricos que utilizam a bateria de alimentacao do motor para alimentar o receptor podendo ser instalada entre o U-BEC e o RECEPTOR, ou entre o BEC do Speed e o Receptor neste ultimo caso o fio do sinal do Speed (alaranjado ou branco na maioria dos casos) deve ser colocado em um conector separado e ligado diretamente o canal do acelerador.

2 Modelo de Chave ON-OFF

Usa 3 chicotes que em geral sao de dois fios vermelho/preto ou vermelho/marron respectivamente para positivo e negativo, porem algumas chaves principalmente as heavy dutty para os modelso maiores vem com chicotes de 3 fios igual aos do servo, vou me ater ao detalhe do fato de ter 3 chicotes e deixar para outra ocasiao o fato dos 3 fios em cada chicote.
Bom o primeiro chicote geralmente com plug vermelho e o que vai no receptor no canal destinado a bateria (lembrando que em qualquer canal o rx funciona) se os dois chicotes tiverem plugs pretos nao se preocupe o fato de invertelos nao ira prejudicar a parte eletrica a unica coisa que vai acontecer e que dependendo do chicote usado a parte ON-OFF ficara de um lado o ON e se o chicote tiver trocado o ON fica do outro e assim da mesma forma o OFF,

No caso sao 2 plugs iguais um para o receptor e o outro para o carregador o terceiro plug e para a bateria.

Esta chave e usada em modelos que tem uma bateria so para alimentar o receptor e servos em geral modelos glow, ate poque os fios geralmente usados sao 22awg e nao guentam cargas de carregamento muito altas. se nao me engano a 6v guenta uns 5A mais ai quem pode falar melhor sao os entendidos de eletrica e eletronica.






Mais eu nao usaria chave on-off em modelos eletricos por seguranca prefiro desconectar a bateria para desligar o sistema e isso antes de desligar o rádio.



Nunca se sabe quando uma estatica pode bater ou um componente pifar e o motor disparar do nada.


Abraços.
Manoel
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 22:49

valeu manoel vc ai sempre com boas explicaçoes e mta paciencia com os iniciantes.. mas então eu posso usar tanto modelos eletricos como glow sem chave on-off e só vou ter o trabalho de tirar a asa toda hora para conectar e desconectar a bateria?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Manoel-SC
 
 
Manoel-SC

Mensagens : 149
Data de inscrição : 06/03/2010
Idade : 74
Localização : Tigrinhos-SC

[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyTer 25 maio 2010, 23:20

E bota trabalho nisso neh.. no caso do glow o ideal e usar, pra nao passar tanto trabalho e a cheve nao e cara, no caso dos eletricos geralmente se faz um compartimento a parte para se retirar a bateria com facilidade que nao precise tirar a asa do modelo, ate porke no caso das baterias lipo ao final do voo dentro de um sistema que nao trabalhe no limite a bateria geralmente chega aos 50 graus celsius neste momento o ideal e retira-la e deixar em um local seguro resfriando na temperatura ambiente, pra que depois de normalizada a temperatura possa ser recarregada novamente, seja pra voar ou para guarda-la.
Ir para o topo Ir para baixo
             
LaercioLMB
 
 
LaercioLMB

Mensagens : 98
Data de inscrição : 17/03/2010
Localização : Porto Alegre - RS

[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyQua 26 maio 2010, 01:04

Bateria LIPO não pode esquentar a 50°C, se ela está esquentando é por que está trabalhando no limite e a escolha da bateria para o sistema na qual ela alimenta, está errado.
Temos que ter em mente sempre que não temos somente um motor consumindo energia da bateria, temos um ESC, um BEC interno ou externo, um receptor e servos.
Servos xing ling de 9g normalmente consomem em torno de 750mA e somando 4 servos que é o que a maioria usa, temos um consumo somente nos servos em torno de 3A, mais o receptor que na maioria das vezes é de 450mA, o consumo da eletrônica do ESC que ainda não sei exatamente qual é, mas sei que não é pouca e a do BEC interno do ESC ou BEC externo quando usado, tudo isso somado ao consumo do motor.
Por exemplo; Se temos um motor com um consumo em torno de 25A, mais a eletrônica do aeromodelos que deve chegar a uns 5A, temos aproximadamente uns 30A, sendo assim, não podemos usar uma bateria 1300mA 20C e nem tão pouco uma 1300 25C pois sei que a maioria só calcula a escolha da bateria pelo consumo do motor e ignora totalmente o restante.
Se temos um consumo total em torno de 30A, teríamos que usar uma bateria de no mínimo 1800mA 20C, agora considerando que muitas baterias dizem ser 20C quando na verdade são de apenas 15C, estaríamos então com essa bateria de 1800mA 20C, trabalhando acima do limite e aquecendo muito.
Uma dica muito boa na hora de comprar uma bateria, é sempre fazer os cálculos retirando 5C da bateria para termos a nossa margem de folga de consumo, nunca devemos usar a especificação total que a bateria diz ter, se ela tiver, melhor ainda, teremos uma ótima bateria, mas se não tiver, não estaremos usando ela acima do limite.
Para terem uma idéia, em meu aeromodelo que estou construindo e que já está praticamente pronto, só aguardando o BEC externo pois não estou confiando no BEC interno do ESC, tenho um consumo de 24A do motor e em pico máximo uns 28A, tenho 8 servos que dão um consumo aproximado de 6A e mais o receptor, ESC e BEC, arredondei para 8A, somando os 28 do motor, tenho um consumo de 36A, a bateria que escolhi é uma 2200mA 25C que daria uma capacidade de descarga de 55A e calculando ela como sendo uma 20C, tenho uma capacidade de descarga de 44A, ou seja, 8A acima do consumo total do aeromodelo.
Resumindo tudo, já fiz testes nele para saber o tempo total da bateria até o corte do motor e foram 16 minutos de motor a pleno chegando quase ao limite do motor em consumo, tanto é que o motor esquentou bastante devido o aeromodelo estar pendurado pelo motor e eu segurando ele e um amigo meu acionando todos os comando dele. Após o término do teste, o ESC cortou o motor por estar com a bateria próximo a carga mínima e desliguei tudo e abri o cowl do motor onde fica tudo, motor, ESC e bateria e a bateria estava levemente morna, enquanto o motor estava bem quente devido ao esforço máximo exigido dele.

Se a bateria estiver aquecendo muito, é sinal de que a escolha da bateria a ser usada foi errada, baterias jamais devem aquecer em uso pois isso significa um pergigo muito grande já que baterias LIPO são instáveis quando aquecidas.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] EmptyQua 26 maio 2010, 01:10

Boa laercio. muito boa e muito construtiva sua citação. eu mesmo não calculava consumo da eletronica fora o motor.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




[chave liga desliga] Empty
MensagemAssunto: Re: [chave liga desliga]   [chave liga desliga] Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[chave liga desliga]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Criar fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum