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 Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração

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valter_ribeiro
 
 
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MensagemAssunto: Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração   Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração EmptySex 23 Set 2011, 15:40

INTRODUÇÃO

Bem, sei que existem diversos tópicos falando sobre o tema, mas, mesmo assim, alguns iniciantes ainda têm dificuldades na hora dos ajustes de passo e aceleração. Em virtude disso, resolvi criar este tópico com alguns fundamentos básicos sobre o tema e, ademais, mostrar como EU ajusto o passo e aceleração em meus helis, não é a única forma e talvez nem a mais correta, mas é a que eu uso e até o presente momento tem funcionado. Tudo será descrito de maneira resumida e da forma mais simples possível.

Se você é iniciante 'de tudo', este material poderá lhe ajudar também: http://www.eletricosdosul.com/t2894-manual-de-helimodelismo-eletrico-para-iniciantes-r-2000

1ªPARTE
Fundamentos Básicos:

-Aceleração: diz respeito à rotação do motor/rotor do heli. A configuração feita no rádio para “dizer” ao sistema que X posição do stick do acelerador corresponderá a Y aceleração do motor. Na imagem abaixo pode-se ver um exemplo de ajuste da aceleração. Cada ponto corresponde a uma posição do stick do acelerador no rádio e a porcentagem corresponde à “quantidade de aceleração” que aquele ponto do stick dará ao motor.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Aceleracao_132

-Passo: diz respeito ao ângulo/grau de inclinação das pás do heli. Essa possui valores positivos (bordo de fuga da pá para baixo), negativos (bordo de fuga da pá para cima) e 0 grau (pás retas). A união da rotação do rotor com a inclinação das pás faz o heli subir ou descer com menor ou maior velocidade/força. Graus positivos “empurram” o heli para cima enquanto negativos o jogam para baixo, isso unido à velocidade da rotação determinará a velocidade/força de subida ou descida.
A configuração é feita mecanicamente, ajustando se a inclinação das pás no heli, e eletronicamente, ajustando-se os valores no rádio, assim como é feito com a aceleração, atribuindo –se a cada posição do stick uma ‘porcentagem’ de inclinação.
Para este ajuste, será necessária uma ferramenta chamada pitch gauge, como a da imagem abaixo.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Positivor

Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração 11630_1316557693.jpg_668

Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Negativoy
Pitch Gauge:
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração 01_pitch-gauge-p-helicoteros_grande

- Cada tipo de voo exige um tipo de configuração:
Voo normal (circuito e hover): a aceleração cresce de forma progressiva de acordo com a posição do stick e o passo negativo é pouco, ou nada, utilizado. No manual do T-rex 450, a título de exemplo, há a sugestão das seguintes curvas de aceleração e passo, perceba como com o sitck todo para baixo a inclinação das pás é 0 e o motor encontra-se ‘desligado’, 0, ou seja, mesmo com o heli totalmente desacelerado, não há grau negativo. A medida que se vai subindo o stick a aceleração do motor aumenta e o grau positivo das pás também.
A título de exemplo, vai um exemplo de curva de aceleração e passo sugerida pelo nosso amigo Igor para T-Rex 450 stock:
Aceleração: 0-40-65-85-100 / Passo: 35-43-50-75-100
Ainda para servir de base, segue abaixo a curva de aceleração proposta no manual do 450.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Curva_normal_214

Voo 3D (Idle): por ser um voo com manobras ‘não normais’ para um helicóptero, são necessárias altas acelerações, muito passo positivo e muito passo negativo, no voo invertido, por exemplo, é o passo negativo que mantém o heli voando, caso contrário, o mesmo seria ‘puxado para baixo’. Na imagem a seguir você vê a curva sugerida no manual do T-Rex 450 para voo 3D, perceba como com o stick em posição 1, todo para baixo, a aceleração do motor está em 100% e as pás com 9-11º negativos de inclinação, sendo que esses valores são iguais para a última posição do stick, todo para cima, com graus positivos, evidentemente.
Esse tipo de voo é feito por pilotos mais experientes, se ainda está no início esqueça que a chave Idle existe, por enquanto.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Curva_3d_103

Terminada a primeira parte, imagino que os conceitos básicos estejam esclarecidos, passemos à segunda parte, alinhamento do sistema.


2ªPARTE
Alinhamento do sistema:
Apesar do que possa parecer, ajustar o passo não está relacionado unicamente com o ângulo de inclinação das pás, na verdade é um conjunto de configurações. Os principais itens relacionados são: rádio, servos, links, bailarina e pás. Nessa parte mostrarei como deixar seu sistema alinhado para que seja possível obter uma curva de passo “redonda”.
Antes de mais nada, informo que faço minhas configurações mecânicas usando o rádio em modo Idle. Por razões de segurança, todas as configurações que passarei aqui deverão ser feitas com os fios do motor desligados, caso o contrário, o mesmo seria acionado durante a tarefa.

-Rádio:
Quem tem rádio computadorizado configure as curvas de aceleração e passo em modo Idle com 0 no primeiro ponto, 50 no meio e 100 no final, assim como a da primeira imagem. Com isso estamos garantido que temos o mínimo e máximo de alcance proporcionais ao meio.
Se seu rádio não é computadorizado, como o do Belt, por exemplo, evidentemente não há o que mexer, esses rádios já vem com curvas pré-programadas na memória. No entanto, é possível ajustar a curva de passo normalmente.

-Servos:
Digo que o ajuste de passo é feito de baixo para cima, então, o primeiro item que verificaremos são os 3 servos do cíclico.
Aqui, a tarefa é simples: com o rádio em Idle e configurado como eu disse, deixe o acelerador exatamente no meio, ou seja, nos 50%. Assim, se o stick do acelerador está em 50% vamos deixar os servos da mesma forma.
Ligue o heli (com os fios do motor desconectados), com o acelerador em 50% veja se os braços dos servos estão num ângulo de 90º, se não estiverem, desparafuse e parafuse nessa posição. Só para acrescentar, caso o horn que veio no servo não dê a inclinação exata desejada, você pode testar com os horns dos outros servos, usando o que ficar melhor. Caso simplesmente parafusando não fique exatamente em 90º, use o subtrim do rádio para otimizar o ajuste, porém, tente deixar o mais perfeito possível mecanicamente, o ajuste do rádio deve ser só para otimizar mesmo.
Na imagem abaixo você pode ver como devem ficar os horns do servos com o acelerador no meio.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração 90_835

-Links e Bailarina:
Bem, em relação aos links que ligam os servos à bailarina, deixo-os no tamanho indicado no manual. Aqui duas coisas devem ser verificadas: alinhamento e posição da bailarina.
Com o acelerador ainda em 50%, servos em 90° verifique se a bailarina está no meio do caminho que percorre no eixo e se está alinhada de todos os ‘lados’. Sim, estamos em meia aceleração, meio caminho dos servos então também a bailarina deve estar no meio do seu curso. Para corrigir as diferenças aqui, aumente ou diminua, conforme o caso, o tamanho dos links que ligam os servos à bailarina de forma que a mesma fique alinhada e no meio do seu curso no eixo. Deixe como na imagem abaixo:
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Bailarina_757

Para que tem rádio computadorizado, após deixar a bailarina alinhada no meio, coloque o stick todo para baixo e veja se ela está alinhada, se não estiver, você terá que deixar ajustando os endpoints no rádio. Faça o mesmo procedimento com o stick todo para cima, isso garante o alinhamento da bailarina em todas as posições.

Fim da 2ª parte que é o alinhamento, agora vamos ao ajuste do passo propriamente dito.

3ªPARTE(Final)
Ajuste do passo das pás:
Bem, temos todo o sistema alinhado vamos então ao ajuste mecânico do passo. Como disse antes eu faço esse ajuste com o rádio em Idle e com as configurações já ditas. Quem usa o rádio do Belt, por exemplo, basta deixar os potenciômetros (parte de cima do rádio) zerados e a chave Idle acionada.
Como falei na parte sobre tipos de vôo, em vôo 3D (Idle), usamos todo o passo negativo e todo o passo positivo, o meio do stick, 50%, significará, então, 0º de inclinação, pois é o meio, ou seja, passo ‘neutro’ para, com isso, termos a mesma quantidade de passo positivo com o stick para cima e negativo com o stick para baixo.
Para ajuste de passo, você vai alterar os tamanhos dos dois links indicados na imagem seguinte. Não importa se o tamanho não ficar igual ao indicado no manual.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Linkspasso
Nosso objetivo aqui é deixar as pás com 0° com 50% de aceleração em modo Idle. Muita gente diz, não posso fazer isso só mudando valores no rádio? Sim, pode, mais aí você estará com passo 0, 50% de aceleração, mas tanto bailarina quanto servos não estarão mais no meio de seus cursos, ou seja, o sistema está ‘desbalanceado’.
Para ajustar o tamanho dos links, segure com um alicate de bico no meio, sem forçar muito, e gire as peças de plástico com a mão, com cuidado, não use chave de fenda ou coisas do tipo.
Então, com o sistema todo alinhado, aceleração no meio, usando o pitch gauge para medir, deixe as pás com 0 de inclinação como mostra a imagem abaixo. Eu uso um pregador de roupa e uma régua para prender o flybar reto, pode-se inclusive usar um nível para deixa-lo ainda mais certo, isso feito, use-o como referência para ver se o pitch gauge não está torto.
Fundamentos básicos e configuração de passo e aceleração Ptichpasso
Pronto, o ajuste básico está feito, se tudo foi feito da maneira correta você está com 0° a 50% de aceleração e com a mesma quantidade de passo negativo e positivo. A quantidade máxima de passo negativo e positivo varia de heli para heli, no 450, por exemplo, o manual do T-rex indica que deve ficar em torno de 9-11°, por exemplo, com o stick todo para baixo as pás devem estar com -9°, com o stick no meio com 0° e com o stick todo para cima com +9°.
Para aumentar ou diminuir o curso dos servos e conseqüentemente a quantidade de passo alcançada, use a função “swash mix” ou algo com nome parecido Laughing (varia de marca para marca), aumentando ou diminuindo os valores, conforme o caso.
Salientando que essa função não deve ser usada em exagero, pois, além de forçar os servos, a bailarina deve estar livre para se movimentar tanto quando toda embaixo como quando toda em cima. Eu ajusto meus helis de forma que a bailarina, em seus limite de baixo fique um pouco afastada do frame e em seu limite em cima fique um pouco afastada da ‘cabeça’ do rotor, tendo movimentação livre em qualquer posição no eixo.
Agora você pode estar pensando: Beleza, no modo Idle está configurado, mas no modo normal? Também, a configuração mecânica já está pronta, todo o resto agora é feito no rádio.
Para ficar claro, vai um exemplo. Lembram lá quando falei dos estilos de vôo e mostrei as curvas indicadas pelo manual do 450 e dizia que em modo normal, com o stick todo para baixo, o grau das pás deveria estar em zero? Como regulamos nosso heli de forma que com 50% do stick as pás estão com 0° de inclinação, basta que, na curva de passo no rádio em modo normal deixemos o valor da primeira posição já em 50%, ou seja, posição 1 no stick em modo normal corresponde a 50% de passo que, no heli, corresponde a passo 0.
Ficou claro? Para ajustarmos a curva de passo em modo normal basta mudarmos os valores no rádio de acordo com a curva que desejamos obter, lá dizia para deixar o passo na posição 3 do stick em 4/5° de inclinação. Para fazer isso, mude a porcentagem no rádio, na posição 3 de forma que as pás fiquem com 4/5° de inclinação, usando o pitch gauge para medir, evidentemente.
Não falei antes, mas é evidente que ambas as pás devem ficar com o mesmo passo, sempre veja com o pitch gauge em ambas as pás, não se baseie pelo tamanho dos links.
Não vou colocar valores de curvas de passo e aceleração aqui pois isso varia de heli para heli e de piloto para piloto. Para parâmetro inicial, experimente deixar como indicado no manual e depois vá editando ao seu gosto.
Por enquanto, o que eu me lembro é isso, na medida que for recebendo sugestões e me lembrando de outras coisas também vou editando.
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