InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Ajuda com LiFe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 10:28

Bom dia meus caros.

Desde que comecei no hobby tenho lido que as baterias LiFe são mais tolerantes que as LiPo.
Tenho uma destas http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17955 no meu tx e que estava com boa saúde desde quando foi instalada.

Sábado estava brincado com as configs do ER9X quando começou a dar o alarme de tensão baixa. Ignorei o alarme e continuei trabalhando até o desligamento (já que lí em mais de um lugar que elas poderiam ser zeradas). Quandro abri o compartimento de bateria ela estava inchada.

É normal isso?
Coloquei para balancear e o balanceamento foi feito normalmente, alcançando a corrente esperada, um pouco mais de 1500mAh no caso.

Pergunto, esse inchaço é normal (acho que não, né?) Perigoso? Parece ser ar ou algum outro gás, pois ele cede a pressão dos dedos.
Que faço??
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 11:34

Mauro,

Quanto à LIFEs não posso responder... Mas tenho uma LIPO Turnigy 1300 mHa 20~30C que acontece a mesma coisa.
A minha incha um pouco... parecendo que tem ar dentro, como você disse... nunca tive problemas com 1 ano de uso. Logo que esfria ela volta ao normal.

Mas vale lembra o "tamanho" do inchaço. Inchar um pouquinho (como acontece com a minha bateria) acho que não tem problema (corrijam-me se estiver errado).
Mas inchar até quase estourar o revestimento, aí morar o perigo.

Pessoal, se as minhas observações estiverem equivocadas... Por favor, não exitem em me corrigir. Assim, tanto eu quanto o colega Mauro e os demais podemos aprender o correto.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 11:43

Mauro Perides escreveu:
Bom dia meus caros.

Desde que comecei no hobby tenho lido que as baterias LiFe são mais tolerantes que as LiPo.
Tenho uma destas http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17955 no meu tx e que estava com boa saúde desde quando foi instalada.

Sábado estava brincado com as configs do ER9X quando começou a dar o alarme de tensão baixa. Ignorei o alarme e continuei trabalhando até o desligamento (já que lí em mais de um lugar que elas poderiam ser zeradas). Quandro abri o compartimento de bateria ela estava inchada.

É normal isso?
Coloquei para balancear e o balanceamento foi feito normalmente, alcançando a corrente esperada, um pouco mais de 1500mAh no caso.

Pergunto, esse inchaço é normal (acho que não, né?) Perigoso? Parece ser ar ou algum outro gás, pois ele cede a pressão dos dedos.
Que faço??

Mauro, Bom dia!

Eu suspeito que você carregou por engano essa bateria como Lipo e não percebeu.

A life carregada como Lipo atinge 4,2v por célula e quando usada após esse carregamento errôneo ela incha.

Cicle a bateria e veja quanto Mah entram após a ciclagem.

Caso correspondam a capacidade de sua bateria ou próxima dela você pode usar sem problemas, creio que ela voltara ao tamanho próximo do normal após um tempo.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 19:06

Francisco, Paulo, obrigado pelas dicas.

É possível que eu tenha esquecido de configurar o accucell para Life sim. Que coisa chata.
Bom, neste primeiro carregamento pós engorda ela carregou o esperado. Mas ainda tá inchada.

Vou deixar ela ciclando para ver o que acontece.

Tá coçando para enfiar um alfinete e ver se sai o "ar", ehehhee.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 21:05

Mauro Perides escreveu:
Tá coçando para enfiar um alfinete e ver se sai o "ar", ehehhee.
Pra matar a tua curiosidade... se furar vai sair um líquido tipo álcool em gel. (no caso de uma LIPO)

Comigo aconteceu numa queda em que a bateria se deslocou pra frente e os parafusos do Montante perfuraram a bateria. Depois disso a bateria, que já tava "prá lá de bagdá", não prestou mais.

Se furar vai inutilizar a bateria.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 19 Set 2011, 21:22

fcoalex escreveu:

Se furar vai inutilizar a bateria.
Abraços.

Não vou furar não... mesmo porque se estragar esta, não tenho outra para substituir por enquanto.
Eu acabei de fazer um ciclo de descarga, ela descarregou uns 800 e poucos mA (contra 1500 nominal) mas completamente desbalanceada. A primeira célula ficou muito (muito mesmo, não apenas uns mv) acima da segunda e terceira.

Estou carregando novamente agora, já está com 10.72v, 1120mA e balanceadinha com 5.54v em cada célula.

Eu estou carregando a 1500mA, convém, em uma próxima carga, carregar lentamente?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 01:34

Mauro Perides escreveu:
fcoalex escreveu:

Se furar vai inutilizar a bateria.
Abraços.

Não vou furar não... mesmo porque se estragar esta, não tenho outra para substituir por enquanto.
Eu acabei de fazer um ciclo de descarga, ela descarregou uns 800 e poucos mA (contra 1500 nominal) mas completamente desbalanceada. A primeira célula ficou muito (muito mesmo, não apenas uns mv) acima da segunda e terceira.

Estou carregando novamente agora, já está com 10.72v, 1120mA e balanceadinha com 5.54v em cada célula.

Eu estou carregando a 1500mA, convém, em uma próxima carga, carregar lentamente?

5,54v em cada célula? Sua bateria é ninja Mauro!
Tem algo errado aí!
Dá uma verificada.

Abração
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 01:53

Ops, 3.54mA, erro de digitação.
Terminou a carga com cerca de 1400m mA, balanceadinha.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 09:36

Mauro Perides escreveu:
Ops, 3.54mA, erro de digitação.
Terminou a carga com cerca de 1400m mA, balanceadinha.

Hummmm hsaashuashusasa!

Pode usar a bateria tranquilamente cara.

Testa ela em algum outro equipamento seu se possível antes de usar no rádio.

Mas entrou a amperagem normalmente, não vejo problemas.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 09:47

Paulo Betti Junior escreveu:
Mauro Perides escreveu:
Ops, 3.54mA, erro de digitação.
Terminou a carga com cerca de 1400m mA, balanceadinha.

Hummmm hsaashuashusasa!

Pode usar a bateria tranquilamente cara.

Testa ela em algum outro equipamento seu se possível antes de usar no rádio.

Mas entrou a amperagem normalmente, não vejo problemas.

Abraços
Só vê se não força tanto a bateria... até o final da carga.
Tente se lembrar de carregá-la antes de esgotar a carga, pra não inchar novamente.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 10:22

Obrigado pelas dicas, Francisco e Paulo.

Só deixei chegar no talo porque sempre lí que LiFe tolerava estes abusos...
Vou tomar mais cuidado à partir de agora.
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyTer 20 Set 2011, 10:53

Mauro Perides escreveu:
Obrigado pelas dicas, Francisco e Paulo.

Só deixei chegar no talo porque sempre lí que LiFe tolerava estes abusos...
Vou tomar mais cuidado à partir de agora.
É... lembro que as referências que dou são sobre as LIPOs (já que nunca usei uma LIFE).
Não sei se as mesmas regras também se aplicam às LIFEs.

Mas cuidado é sempre bom ter... independente do tipo de bateria.

Abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Prof. Cláudio
 
 
Prof. Cláudio

Mensagens : 118
Data de inscrição : 21/11/2010
Localização : Jardim Alegre/Pr

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyDom 16 Out 2011, 23:24

Olha o resultado de uma LiPo que perfurou no montante e inchou (assim como disse o "fcoalex" acima) e após tentativas frustradas em balanceá-la, resolvemos colocar em curto pra ver o que dava:



É que nem São Tomé, tem que ver pra crer!!! Rsrsrsrs...
Ir para o topo Ir para baixo
             
fcoalex
 
 
fcoalex

Mensagens : 1027
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 41
Localização : Santo Amaro da Imperatriz - SC

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 17 Out 2011, 09:01

"Corre professor..." rsrsrs

TENSO Shocked

Crianças não façam isso em casa! hehehe

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Prof. Cláudio
 
 
Prof. Cláudio

Mensagens : 118
Data de inscrição : 21/11/2010
Localização : Jardim Alegre/Pr

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptySeg 17 Out 2011, 09:15

fcoalex escreveu:
"Corre professor..." rsrsrs

TENSO Shocked

Crianças não façam isso em casa! hehehe

Abraços

Rsrsrsrs... É muito bem lembrado, crianças não façam isso em casa!!! Detalhe, a bichinha vazou justamente pelo furo causado com o impacto com o montante da parede de fogo, ou seja, bem na parte da avaria.
Ir para o topo Ir para baixo
             
zorro-oo-
 
 
zorro-oo-

Mensagens : 15
Data de inscrição : 25/10/2011
Localização : Pato Branco PR

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyQua 26 Out 2011, 10:16

a bateria life nao explode nao !
A minha incho tb ! voce deve fazer ciclo de carga e descarga dela umas 3 vezes ! com carga lenta ... se ela volta ao normal ... carregue ela e descarregue
quando voce descarrega veja quantos mah ela solto !
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe EmptyQua 26 Out 2011, 10:38

zorro-oo- escreveu:
a bateria life nao explode nao !
A minha incho tb ! voce deve fazer ciclo de carga e descarga dela umas 3 vezes ! com carga lenta ... se ela volta ao normal ... carregue ela e descarregue
quando voce descarrega veja quantos mah ela solto !

Notei isso. Depois de alguns ciclos ela perdeu as gordurinhas e a carga está está acima do nominal ainda.
Estão chegando umas A123 originais que comprei. Vamos ver se o comportamento delas é melhor do que estas LiFe da HK.

Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Ajuda com LiFe Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com LiFe   Ajuda com LiFe Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Ajuda com LiFe

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Ajuda 1 Voo
» [Lojas Confiaveis] Nacionais e Internacionais
» Ajuda com ESC
» ajuda com mix
» Ajuda rc hk

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Eletrônica :: Baterias-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis