InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyDom 05 Jun 2011, 20:31

Antes de tudo uma correção, o chassis do GF 500 é fibra de vidro e não carbono.

Não tive maiores problemas na montagem, fora alguns parafusso que espanaram o encaixe da chave allen. A solução foi abrir uma fenda com a miniretífica e usar chave de fenda.

Aproveito e faço algmas perguntas:

1) A antena do receptor pode ficar para dentro do chassis, devidamente presa com um ziptie?
2) O gyro pode ser preso só com o velcro ou há necessidade de uma espuma, para evitar vibração?
3) O manual manda montar o sensor do Flymentor ao lado do chassi, mas ja vi e li sobre gente montando embaixo. Alguém sabe se dá diferença?

Video do 500 GF montado e do Flymentor.


Última edição por Amadeu Jr em Sex 08 Jul 2011, 11:16, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Modificado o título para melhorar a identificação.)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyDom 05 Jun 2011, 22:05

Gyro nunca com velcro e sim com fita dupla face a mais grossa que encontrar ou duas camadas com um cartao de credito no meio.
Colocando sensor a diferenca vai ficar na programacao que vai ficar mais complicada sem contar que tem o sensor de altura que tem que ser colocado embaixo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyDom 05 Jun 2011, 22:35

Mori,

Eu pedi na HK esta espuma adesiva dupla face..
4mm é o suficiente ou precisa de duas camadas?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySeg 27 Jun 2011, 14:51

Ontem instalei o Flymentor, a custo de muita pesquisa e tentativa erro.

Contudo, sonsegui fazer o conjunto de cíclico funcionar corretamente.

A noite posto fotos e o esquema de ligação Flymentor/Receptor para o TGY 9X.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 08:06

Amadeu,

Infelizmente não tenho nada para falar do flymentor, pois eu não conheço!


Mas sobre o turnigy, bom.. é um excelente rádio, mas seu modelo também é uma excelente arma...

portanto, quando for funcionar o heli, tenha certeza de estar operando em local seguro e de preferência LONGE DE CURIOSOS!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 09:30

Cadum cadum
mas eu jamais usaria um flymentor com um turnigy
eu já vi na minha frente uma perda de sinal com um flymentor
como ele continua funfando o heli vai continuar nivelado e subindo, subindo, subindo.
ja sem o flymentor com um vento o por si próprio o heli tende a cair.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 10:50

Sei que o 9X tem seus problmas. Vou cuidar e testar bastante antes de voar em aeroclube.

Mori,
Quanto à perda de sinal, o que você viu talvez tenha sido uma falha de configuração. Inclusive, já tinha lido sobre isso. A solução é usar o fail safe.

Como o motor vai ligado no RX e não no Flymentor, basta configurar o fail safe do ESC para desigar o motor em caso de perda de sinal, com isso a tendência é lenha e não ir para o paraíso. hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
             
joaocfs
 
 
joaocfs

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/01/2011
Idade : 42
Localização : Palhoça/SC

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 11:42

[quote="floydbh"]Amadeu,

Mas sobre o turnigy, bom.. é um excelente rádio, mas seu modelo também é uma excelente arma...
quote]

Forçasse a barra heim Floydh, excelente rádio é um pouco demais. Hehehe
Amadeu Jr cuidado com ganbiarras em helimodelo principalmente em classe superiores a 500. Estou me referindo a adaptações que supostamente irias fazer para os servos que comprasse. Outra coisa os servos do ciclíco originais align do t-rex 500 tem um torque de 3.7kg (4.8V) e 4.6kg (6.0V) e o que tu comprasse tem um torque de 3,0kg.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 14:41

joaocfs escreveu:
Forçasse a barra heim Floydh, excelente rádio é um pouco demais. Hehehe
Amadeu Jr cuidado com ganbiarras em helimodelo principalmente em classe superiores a 500. Estou me referindo a adaptações que supostamente irias fazer para os servos que comprasse. Outra coisa os servos do ciclíco originais align do t-rex 500 tem um torque de 3.7kg (4.8V) e 4.6kg (6.0V) e o que tu comprasse tem um torque de 3,0kg.

João, obrigado pelas dicas.

Quanto a adaptação não precisei fazer nenhuma, pois consegui prender os servos com os proprios adaptadores, por dentro do local onde são instalados.

Esses servos eu comprei por conta da indicação feita no tópico "Barato e Voável". Como meu objetivo é, nesse momento, aprender a voar e não fazer 3D, acho que não fará diferença esses 0,7kg a menos. O que me diz?

Bom, para finalizar a montagem vou levá-lo para um amigo que é piloto/mecânico de helis a mais de 15 anos, para que ele dê uma revisada em tudo. Pretendo assim garantir que não haverá falhas na minha montagem.
Ir para o topo Ir para baixo
             
joaocfs
 
 
joaocfs

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/01/2011
Idade : 42
Localização : Palhoça/SC

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 15:10

joaocfs escreveu:


Quanto a adaptação não precisei fazer nenhuma, pois consegui prender os servos com os proprios adaptadores, por dentro do local onde são instalados.

Esses servos eu comprei por conta da indicação feita no tópico "Barato e Voável". Como meu objetivo é, nesse momento, aprender a voar e não fazer 3D, acho que não fará diferença esses 0,7kg a menos. O que me diz?

Bom, para finalizar a montagem vou levá-lo para um amigo que é piloto/mecânico de helis a mais de 15 anos, para que ele dê uma revisada em tudo. Pretendo assim garantir que não haverá falhas na minha montagem.

Opa Amadeu Jr,

Se conseguisse prender os servos por dentro sem ter que adaptar maravilha.
Se não for fazer um vôo um pouco mais forte a meu ver não fará diferença não. E quanto ao levar a alguém com mais experiência, tais fazendo o certo, meu parabéns. Agora minha opinião pessoal sobre o flymentor: "Acho que prejudica o aprendizado, pois acaba inibindo reflexos que você deveria adquirir. Também acho que perde à essência do helimodelismo que é o grau de dificuldade fazendo com que pouco efetivamente consigam voar sem desistir. Abs!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 15:40

Realmente não farei vôos mais fortes, pois minha intenção é vôo escala e aprendizado para fotos aéreas.

Esse é um dos motivos que me levou também a escolher o flymentor, por tornar tudo mais fácil.

Concordo que realmente ele limita a expertise do piloto, mas também é possível desligá-lo e assim aprender o vôo "normal". Isso é o que pretendo fazer, voar com flymentor e também praticar com ele desligado.

Acredito que isso vá evitar muitos prejuízos e tornar o aprendizado mais prazeroso, evitando uma desistência prematura, que vejo que é o que acontece na maioria dos casos, onde o pessoal começa e acha que já vai sair voando.

No meu caso, já vou sair voando com a ajuda do Flymentor! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
             
joaocfs
 
 
joaocfs

Mensagens : 47
Data de inscrição : 19/01/2011
Idade : 42
Localização : Palhoça/SC

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyTer 28 Jun 2011, 15:47

Amadeu Jr escreveu:
Realmente não farei vôos mais fortes, pois minha intenção é vôo escala e aprendizado para fotos aéreas.

Esse é um dos motivos que me levou também a escolher o flymentor, por tornar tudo mais fácil.

Concordo que realmente ele limita a expertise do piloto, mas também é possível desligá-lo e assim aprender o vôo "normal". Isso é o que pretendo fazer, voar com flymentor e também praticar com ele desligado.

Acredito que isso vá evitar muitos prejuízos e tornar o aprendizado mais prazeroso, evitando uma desistência prematura, que vejo que é o que acontece na maioria dos casos, onde o pessoal começa e acha que já vai sair voando.

No meu caso, já vou sair voando com a ajuda do Flymentor! Very Happy

Então é montar a machine, configurar e tocar pra cima. Hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptyQua 29 Jun 2011, 09:20

Ontem a noite tentei configurar o flymentor, mas notei um detalhe que não consegui resolver.

O flymentor funciona assim:
1) Sistema de gyro ligado no rádio = Flymentor desligado.
2) Sistema de gyro desligado no rádio = Flymentor ligado em modo de stabilização.
3) Sistema de gyro desligado no rádio + Chave gear ativada = Flymentor ligado em modo de posição.

Acontece que, com o flymentor ligado, a resposta do gyro é mínima, quase não variando a posiçao do servo de cauda.

Já como Flymentor desligado, o gyro funciona que uma beleza, compensado totalmente os movimetos de cauda.

Creio que seja problema de configuração do Heliball (software do flymentor). Se alguém aí tiver uma dica, agradeço.

Video do servo de cauda com o Flymentor ligado.


Última edição por Amadeu Jr em Qua 29 Jun 2011, 09:56, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Adicionado video)
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 01 Jul 2011, 11:12

Outro problema.

Consigo no Máximo 10º de pitch negativo e positivo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 01 Jul 2011, 13:27

configuração de end point?!
Ir para o topo Ir para baixo
             
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 01 Jul 2011, 14:39

Se vc tiver usando o turnigy 9x, vai na função Swas Mix, e aumenta o valor de PIT. Se nao me engano, o default é 45. Esse valor define a quantidade de movimento do canal 6 (pitch). Se nao me engano, no turnigy 9x, se usar valores negativos, inverte o sentido do movimento tambem, como em outros radios..

Abs

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 01 Jul 2011, 16:07

Floyd,

Mesmo colocando 120% de end point não resolve. Vou testar a solução do Aisilan.

Aisilan,

Vou testar a dica e aviso se der certo.
Isso depois que arrumar o rádio, que queimou devido a ligar a Lipo invertida. Shocked
Espero que só tenha sido o regulador, pois é fácil de trocar.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 08 Jul 2011, 11:12

Amadeu Jr


Qual material está usando para cobrir os fios, quantos milímetros?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 08 Jul 2011, 11:15

Tavares, é o Wire Mesh que tem para vender na HK.

Comprei de 3, 6 e 9mm.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 08 Jul 2011, 11:26

Algumas dicas para quem vai montar o seu.

1) Chaves Allen: Pensei que os parafusos da Align eram de má qualidade. Infelizmente só descobri depois de espanar alguns parafusos que o que é péssimo são as chaves nacionais. Comprei umas 4 chaves nacionais e todas espanaram (tanto a chave quanto o parafuso)
Dica: Compre um jogo de chaves allen Turnigy na HK (com cabo, como chaves de fenda). São baratas e ainda economizam muitos palavrões quando um parafuso espana.

2) Servos: Cuidado com o tamanho dos servos que vai comprar. Eu comprei servos pequenos e tive que fazer uma pequena adaptação para conseguir prendê-los no chassis.

4) Trava rosca: Não use muito. Passe um pouco no seu dedo e depois passe no parafuso, como indicado no manual, sem deixar excesso. O excesso pode fazer o parafuso "intirável".
Ir para o topo Ir para baixo
             
aislan
 
 
aislan

Mensagens : 598
Data de inscrição : 09/09/2010
Idade : 42
Localização : brazil

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 08 Jul 2011, 11:28

Amadeu Jr escreveu:
economizam muitos palavrões quando um parafuso espana.

Realmente, chaves boas são indispensáveis para trabalhar com helimodelo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.archpro.com.br              
Tavares
 
 
Tavares

Mensagens : 421
Data de inscrição : 25/01/2011
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. EmptySex 08 Jul 2011, 11:31

Amadeu Jr escreveu:
Algumas dicas para quem vai montar o seu.

1) Chaves Allen: Pensei que os parafusos da Align eram de má qualidade. Infelizmente só descobri depois de espanar alguns parafusos que o que é péssimo são as chaves nacionais. Comprei umas 4 chaves nacionais e todas espanaram (tanto a chave quanto o parafuso)
Dica: Compre um jogo de chaves allen Turnigy na HK (com cabo, como chaves de fenda). São baratas e ainda economizam muitos palavrões quando um parafuso espana.

2) Servos: Cuidado com o tamanho dos servos que vai comprar. Eu comprei servos pequenos e tive que fazer uma pequena adaptação para conseguir prendê-los no chassis.

4) Trava rosca: Não use muito. Passe um pouco no seu dedo e depois passe no parafuso, como indicado no manual, sem deixar excesso. O excesso pode fazer o parafuso "intirável".

Vlw pelas dicas, vai ser de grande valia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.kopterx.com.br/              
Conteúdo patrocinado




[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty
MensagemAssunto: Re: [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.   [Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[Montagem] T-Rex 500 GF montado com Flymentor.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Helimodelismo :: Classe 100 a 500-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum