InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
LIVIO CARDOSO
 
 
LIVIO CARDOSO

Mensagens : 228
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 62
Localização : UBERLANDIA - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 14:17

Esta é a foto de minha plataforma giratória, que utilizo para fazer testes no meu BELT CP V2. Foi feita por mim, tem embuchamento em teknil, rolamento e bolhas de nível. Vou complementá-la colocando pésinhos reguláveis em sua base.


PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Img4342c.th
Ir para o topo Ir para baixo
             
alexgaropaba
 
 
alexgaropaba

Mensagens : 61
Data de inscrição : 18/10/2010
Localização : Garopaba

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 14:21

Olá, desculpe minha ignorância. mas pra que serve ?

valeu.
Ir para o topo Ir para baixo
             
marcelo #51#
 
 
marcelo #51#

Mensagens : 28
Data de inscrição : 04/04/2011
Idade : 42
Localização : Palhoça

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 15:07

Tambem nao sei para o que serve, se Alguem puder explicar fico grato.
Ir para o topo Ir para baixo
             
LIVIO CARDOSO
 
 
LIVIO CARDOSO

Mensagens : 228
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 62
Localização : UBERLANDIA - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 15:23

É uma ferramenta para testar helicópteros. Pra ver como está agindo o servo de cauda, se está regulado e tal! Olha esse vídeo aí que vc vai entender como ela é usada!!! Abraços!!!


https://www.youtube.com/watch?v=ULlwudNVXIE
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 15:32

Eu também uso para ajustar o tracking das pás do rotor princial Smile
O video do Livio:


E a minha:


Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
LIVIO CARDOSO
 
 
LIVIO CARDOSO

Mensagens : 228
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 62
Localização : UBERLANDIA - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 15:46

Bem lembrado Neppon. Ah, em tempo, comprei um gyro ASSAN GA250 + servo DS480 pra cauda do meu BELT! Tô esperando chegar. Depois ponho um post aqui!!! Abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 15:50

essa plataforma é uma mão na roda mesmo!!!

mas como sou da velha guarda... eu uso o próprio X para regular a cauda do meu heli!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 16:01

Eu mudo o passo da curva de pitch toda para 0º e mando bala acima de 50% de motor na plataforma de teste mas mesmo assim não dá para simular a carga do heli voando e precisa um ajuste fino após passar pela plataforma de testes e aí entra o X de treino.
Também decarrego pelo menos 2 packs na plataforma porque se alguma coisa for para dar errado em 11 minutos dá Sad e já saiu voando pega pá de rotor traseiro nesses testes... evitou uma lenha apenas por fazer o teste de bancada corretamente Very Happy
Vale citar que fiz a plataforma de teste depois de uma lenha boba na bancada por um servo de cauda que travou e mesmo sem o rotor principal o heli veio para cima de mim.... não machucou mas assustou um bocado Shocked
Gato escaldado fica mais esperto Razz Razz Razz

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
LIVIO CARDOSO
 
 
LIVIO CARDOSO

Mensagens : 228
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 62
Localização : UBERLANDIA - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 16:11

E por falar em curva de passo. Se eu quiser deixar meu BELT com 0° com stick à 0% e uns 4° à 50% e uns 8° à 100%, como posso fazer isso. Esse passo eu ponho com o idlle ativado ou não? Imagino que com esse passo o BELT vai ficar bem manso. E quando eu precisar descer, não vou levar sustos. Como todo principiante essa ação é reflexo e já tive surpresas desagradáveis, desci o stick do trothle muito rápido e o BELT desceu como uma pedra e foi lenha mesmo!!! O que vc acha? Abração!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 16:18

Eu, como sou morto de preguiça Sleep não uso nada, mas realmente são ferramentas úteis.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 27 Abr 2011, 16:25

Livio,

Não seria bem o assunto do tópico mas como o amigo perguntou Cool

Helimodelo: HK450GT com motor Turnigy Typhoon 2218 - Configuração inicial para hover com pouca variação no giro do motor e apenas 1 grau de variação logo acima do ponto central do throttle = Curva Throttle: 0,30,65,65,90 % - Curva Pitch: -2,2,6,7,9 graus
Interessante citar é que os ditos 6º (graus) para o ponto central da cuva de passo para o heli decolar não são universais, são apenas valores de referencia... configurei a curva: -2,2,6,7,9 graus e percebi que ele estava decolando abaixo dos 50% do stick do throttle, também estava faltando motor porque uma curva não estava batendo com a outra... conferi todos os tamanhos dos links do rotor principal com o paquímetro digital conforme o manual do trex 450 e tal e estava tudo com valores bem próximos aos indicados... resolvi aumentar os valores da curva do motor (0,50,80,80,90 %) e passei a hoverar muito melhor... hummm... voltei a curva do motor como estava antes (0,30,65,65,90 %) e resolvi mudar a curva de passo para: -2,0,4,5,9 ... Bingo! Meu hover melhorou um bocado!

Aí depende do seu TX, se for o original do belt você não tem muitas opções de configuração.
Se seu Tx permitir por tentar minha sugestão de curva de aceleração e de passo... a de passo usa percentuais mais isso varia de heli para heli, de servo para servo, de head para head, então use o pitch guauge para adicionar os graus que sugeri em cada ponto da curva.
Eu uso curva normal... o Idle é usando para acertar o ajuste físico central da swashplate (bailarina), deligue o motor, tire a head completa deixando só no eixo e a swashplate, então você acelera a 50% em iddle e regula para que a swashplate fique a 12 milímetros do frame e o mais reto possível com relação ao eixo, de preferencia usando uma swashplate lever.

Utilizar -2 graus para quem inicia no primeiro ponto da curva de passo é mais complicado na hora do pouso, mas é bem pouco passo... pode deixar até +1º ou mesmo +2º que vai pousar extremamente suave mas a desvantagem é se você pegar uma termica (rajada de vento ascendente) e não consegui segurar o heli por não ter um passo negativo... consequentemente ele vai subir muito e para um iniciante seria uma cenário bem pior que lidar com esses -2º na minha opinião.

Boa sorte e bons voos!

Neppon


Última edição por Neppon em Sex 29 Abr 2011, 13:30, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
             
polkill3r
 
 
polkill3r

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/04/2011
Idade : 33
Localização : Chapecó

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptySex 29 Abr 2011, 10:43

valter_ribeiro escreveu:
Eu, como sou morto de preguiça Sleep não uso nada, mas realmente são ferramentas úteis.
2
Ir para o topo Ir para baixo
             
LCid
 
 
LCid

Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 61
Localização : Santos/SP

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 09:57

A idéia é interessante. Mas penso se a força aplicada ao heli preso nessa plataforma, com aceleração de 50% ou mais não iria forçar o conjunto de pás e bailarina. Afinal, ele é projetado para voar com estas acelerações e passos, e estando preso, isso representa uma "carga" que pode fugir aos parametros estabelecidos em seu projeto. Eu acompanho o Floydbh, faço esses testes com o X de treino.
Ir para o topo Ir para baixo
http://observatorium.co.nr/              
valter_ribeiro
 
 
valter_ribeiro

Mensagens : 710
Data de inscrição : 06/07/2010
Idade : 40
Localização : Rio Brilhante - MS

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 10:20

Boa observação Cid.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 10:23

Eu normalmente mudo a curva de passo temporarimanente em vez de no máximo +9 graus para +2 ou +4 graus que é o suficiente para ajustar o gyro e o tracking e não tenho problema com o heli forçando para decolar na base.

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
LCid
 
 
LCid

Mensagens : 25
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 61
Localização : Santos/SP

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 16:02

Neppon escreveu:
Eu normalmente mudo a curva de passo temporarimanente em vez de no máximo +9 graus para +2 ou +4 graus que é o suficiente para ajustar o gyro e o tracking e não tenho problema com o heli forçando para decolar na base.

Neppon

Olá Neppon,

Não acho que em curto prazo o heli apresentaria algum problema, mas a bancada giratória é o mesmo que amarrar um peso de 10kg no heli
e ficar tentando decolar. Imagine o esforço que todo o conjunto de bailarina e pás sofreriam. Por isso eu pensei num possível estrago nessas peças tão sensiveis.
Na verdade, para acertar o tracking das pás, eu uso o picth gauge e vou conferindo os angulos de cada pá em todas as posições, ajustando os links quando necessário. É certeiro, depois disso o traking está sempre perfeito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://observatorium.co.nr/              
LIVIO CARDOSO
 
 
LIVIO CARDOSO

Mensagens : 228
Data de inscrição : 15/01/2011
Idade : 62
Localização : UBERLANDIA - MG

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 16:17

Bem gente, a bancada giratória deve ser usada com o devido cuidado. Lógico que não é pra dar 100% do stick nela. Se usa, em torno de 50, 60% do stick e pronto. Eu uso, gosto e recomendo. Agora, como dizia meu pai - "Cada é cada um"- e ponto final! Valeu moçada!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Jota Érre
 
 
Jota Érre

Mensagens : 363
Data de inscrição : 20/09/2010
Idade : 45
Localização : sao bernardo do campo

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE EmptyQua 04 maio 2011, 19:17

tambem usava essa bagaça aqui quando pilotava helis , mas agora ela esta perdida em algum lugar aqui no meio da bagunça, realmente é uma ferramanta muito boa, da pra dar um ajuste "fino" na cauda dos helis!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty
MensagemAssunto: Re: PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE   PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

PLATAFORMA GIRATÓRIA - UMA FERRAMENTA IMPORTANTE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Aviso importante
» [VIDEO] Segurança - Algo importante!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Helimodelismo :: Classe 100 a 500-
Criar fórum grátis | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Fórum grátis