InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Dicas sobre helicoptero T-REX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 14:38

Ola boa tarde..

Me cadastrei porque tenho interesse de começar com aeromodelismo.
Andei pesquisando sobre helicoptero T-Rex e descobri da dificuldade em pilotar.
Tenho uma câmera Canon 7d e gostaria de capturar cenas aereas. Alguem tem alguma solução?
Estou indo a nova Iorque o Mês que vem e gostaria de trazer algo mas primeiro eu gostaria de informações para ver se vale apena ou é um investimento perdido ja que é muiito dificio pilotar.
Andei pesquisando tbm outros modelos hexacopter se eu nao me engano mas o custo é muito alto e bem provave que também seja dificil.

Kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
Michelle Claudino
 
 
Michelle Claudino

Mensagens : 934
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 14:44

Kiko escreveu:
Ola boa tarde..

Me cadastrei porque tenho interesse de começar com aeromodelismo.
Andei pesquisando sobre helicoptero T-Rex e descobri da dificuldade em pilotar.
Tenho uma câmera Canon 7d e gostaria de capturar cenas aereas. Alguem tem alguma solução?
Estou indo a nova Iorque o Mês que vem e gostaria de trazer algo mas primeiro eu gostaria de informações para ver se vale apena ou é um investimento perdido ja que é muiito dificio pilotar.
Andei pesquisando tbm outros modelos hexacopter se eu nao me engano mas o custo é muito alto e bem provave que também seja dificil.

Kiko

Coloquei sua mens no tópico correto,pois onde você havia postado ficaria DIFÍCIL ,alguém lhe responder.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Helicoptero   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 14:49

valeu..brigadão
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 18:03

Atualmente existem sistemas de estabilização que ajudam um bocado iniciantes, especialmente para filmagens aéras facilitando o trabalho de direcionar a camera por desempenhar a tarefa de alinhar a aeronave.
Dentre os sistemas mais comuns pode-se citar o KDS Flymentor, o Copilot-II, o Helicommand, SK-720, etc.
Temos um tópico falando sobre o Flymentor que seria a opção "mais em conta" seguido pelo Copilot-II: http://www.eletricosdosul.com/t1026-configuracao-flymentor?highlight=flymentor (veja meu post no fim do topico com videos).

Outra informação a considerar é o peso da camera que o amigo pretente levar na areonave o que indica a necessidade de um helimodelo de classe condizente, fica complicado para um heli classe 450 que pesa aproximadamente 780g levar uma camera com metade deste peso, deve-se pensar na classe 500, 550 ou mesmo 600... também há de se considerar o tempo de voo porque quanto mais peso o modelo leva menor a durabilidade da carga da bateria e estamos falando de modelos que voam de 5 a 10 minutos em modo escala (voo simples como um helicoptero real, sem manobras bruscas) sem contaro peso adicional da camera.

Existem sistemas de FPV (visão em primeira pessoa) que são interessantes e talvez possam atender o amigo, mas tudo tem seu custo/benefício.

Boa sorte e bons voos a todos!

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 18:17

porque nao tenta aeros? sao mais simples de pilotar. possuem mais autonomia de voo ...
de uma olhada nos easy star.

mas se opter por helis mesmo.... busque helis a combustao classe 600 ou 700 ou os quad copters...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Michelle Claudino
 
 
Michelle Claudino

Mensagens : 934
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 18:36

É isso que você pretende fazer ?

http://techielobang.com/blog/2010/04/27/rc-helicopter-with-canon-7d-takes-fanastic-hd-video-video-within/

O investimento é pesado e exige muita pratica , pois para pilotar um helimodelo e conseguir estabiliza-lo em vôo
é Preciso muita pratica , o que não é fácil para quem esta iniciando no Hobby
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 18:48

Como o amigo Floyd comentou os QuadCopteros são naturalmente mais estáveis, já os modelo glow tem uma maior possibilidade de tempo de voo mas precisa lidar com a fumaça do glow Very Happy

Como a Michelle comentou não é simples chegar ao ponto de prestar serviço profissionalmente.. demanda tempo, prática e custos mais elevados... mas todo mundo começa a fazer algo em algum momento, todos nascemos sem roupa ou dentes Very Happy... eu mesmo já me empolguei e botei uma camera muito simples no meu hk450gt (tenho o flymentor) só para ver como seria e o amigo pode conferir:

Usei uma camera digital simples que filma em 720p presa em um boné e no heli uma camera 720x480 de 17 dolares na HK... eu nem consigo hoverar direito ainda, esse foi meu 12 voo de 5:30 cada utilizando o flymentor que ajuda um bocado e estava testando como fazer para prender a camera no heli, ela ficou meio para baixo mas pelo menos gavei alguma coisa... também penso em fazer algumas imagens aéras mais voltadas ao FPV do que filmagens em si... acho que quase todo mundo gostaria de poder pilotar acima das nuvems em algum monento Razz

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 18:50

uma coisa é certa elétricos para esse fim complica pela sua autonomia de vôo.
mas como o Floyd disse se for de heli do 600 para cima, mas como nunca vôo vai dar medo rs
mas com certeza tera que ser a combustão. em eletricos de uma pesquosada nesse equipamento, leva muito peso e é muito estável, pode soltar o controle que ele fica nivelado sem contar que é mais barato que um T-rex e tem uma boa autonomia de peso
o site é em japones mas dai só ir no site do fabricante.
http://www.rc-airstage.com/product_info.php/cPath/287_324_328/products_id/6284?osCsid=e034d14156d6c220921c5923378b6099
abraços

Ir para o topo Ir para baixo
             
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 20:49

Olá pessoal, me cadastrei hoje e fiquei impressionado com a disponibilidade e o interesse de todos em ajudar.igad
Obrigado por todos...
Gostei da idéia do Nepon em colocar um estabilizador no helicoptero principalmente para mim que sou iniciante. Vou aproveitar a tirar algumas dúvidas...
Com este sistema é fácil pilotar? e qual o melhor sistema de estabilizador? Alguém sabe de alguma loja conhecida em New York de aeromodelismo?

brigadão
Kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptySeg 25 Abr 2011, 22:12

O estabilizardor ajuda MUITO conforme o video que postei, mas o heli precisa estar perfeitamente trimado e ajustado antes de colocar o estabilizador porque ele também não faz milagre.
O estabilizador faz você ter segurança de pilotar sem a preocupação constante de nivelar o heli (ou avião) com relação ao solo, então você pode evoluir mais rápido para movimentos mais complexos como circuitos, 8 e assim vai.
O estabilizador efetivamente vai te ajudar mas não vai garantir que você não vai cair, esse tipo de sistema pró-ativo para evitar realmente quedas é conhecido como "bail-out" mas tem um custo extremamente elevado e na minha opinião não vale a pena para um piloto normal, já se o heli estiver levando uma camera de uns 10 mil reais aí já não não fica tão caro investir uns 500 dolares ou um pouco mais em um sistema profissional destes.
No caso do flymentor ele pode ser utilizado em qualquer classe de helimodelos elétrico, nos helimodelos nitro existe muita vibração, mas com certos ajustes é possivel contornar e utilizar em helimodelos nitro também. Você também pode migrar o aparelho de um helimodelo para outro tranquilamente.
Voicê também pode definir quanto % o flymentor vai te ajudar.. com o tempo você vai se sentindo mais seguro e vai diminuindo o quanto ele tem ajuda até poder remover totalmente a ajuda Very Happy
O custo/benefício do flymentor na minha opinião é muito positivo.

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 07:40

tambem vou de flymentor...

e quanto a loja, olhe a towerhobbies.com, compre com eles e peça para entregar em seu hotel...

o atendimento é excelente e os preços são muito em conta!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 09:26

Ola

Tive pesquisando também sobre o fymentor e e o helicommand 3d por um valor bem mais alto.
Bom, como o Neppon disse vou precisar de um bom equipamento pois terei uma camera de um custo relativamente alto. Alguém tem alguma informação referente ao Helicommand.
Floydbh, andei vendo a loja..muito legal só que nao achei o T-rex mas eu indo lá acho que eles terão alguma informação.

kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 09:39

Kiko escreveu:
Ola

Tive pesquisando também sobre o fymentor e e o helicommand 3d por um valor bem mais alto.
Bom, como o Neppon disse vou precisar de um bom equipamento pois terei uma camera de um custo relativamente alto. Alguém tem alguma informação referente ao Helicommand.
Floydbh, andei vendo a loja..muito legal só que nao achei o T-rex mas eu indo lá acho que eles terão alguma informação.

kiko


O forte desta loja são os Thunder tiger... grandes concorrentes do T-Rex Align! eu chego a dizer que a briga é boa!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 09:59

Kiko,
Vale lembrar que a probabilidade de você cair com o heli é grande, mesmo sendo cuidadoso e tendo flymentor... por isso o conselho que recebi e que repasso é montar um clone classe 450 ou mesmo um classe 500 e treinar um bocado com ele justamente porque o custo de reparo durante o aprendizado é bem menor. Ninguém está livre de pegar uma corrente de vento, de um cachorro brincalhão (ou algo similar) tirando sua atenção, de um parafuso sem trava-rosca ou mesmo com metal ruim, de um servo que falar, de uma interferencia... um equipamento melhor com uma eletronica melhor é claro que diminui a chance de problemas mas eles sempre vão existir e o reparo pode custar bem caro e a falta de experiencia em lidar com este tipo de evento é um fator determinante no tamanho da lenha Razz
Estou treinando com meus 450, tenho um T-Rex 500 e até já voei um pouco com ele para ver como era usando um cabo treino porque nem hoverar eu sabia ainda... ele é muito mais estável e preciso como deveria ser, mas treinando com algo um pouco inferior e mais desafiador me faz ficar cada vez mais confiante em voar com ele em breve por ter mais experiencia.
Não costumo ver ninguém aprendendo a dirigir em um carro de 200 mil reais, vejo as pessoas aprendendo em carros populares, o conceito é o mesmo Smile

Neopon
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 14:42

Pois é..
Como é difícil achar uma loja que nao seja compras via internet nos Estados Unidos em New York.
Mas você tem razão , é muito arriscado colocar um T-REX 700 como iniciante mesmo com estabilizadores. Pensei em hexacopters mas acho que a dificuldade é praticamente a mesma.
Já estou começando a desanimar antes de começar rsrsrs pela dificuldade.


att.

kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 14:51

Amigo, se quer insistir nos helis, sugiro que primeiro aprenda a voar... um 450 é a medida certa...


depois pense em imagens aerias e etc...

Um passo de cada vez...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 15:07

Olá Kiko.

Tenho o mesmo objetivo.

Já me informei bastante e estou seguindo passo a passo.

Como já dito pelo pessoal, o primeiro passo é aprender. Muito simulador e depois com o modelo de verdade.

Já pensei em tudo para fazer imagens aéreas e realmente a melhor opção são os multirotores, que infelizmente quase não existem prontos, tendo que ser desenvolvidos pelo próprio interessado.

Como sua pilotagem é muito similar aos helicopteros, o começo é por eles mesmo. Eu vou começar com um t-Rex 500, por ser mais estável devido ao tamanho e não ser muito mais caro que um 450.

Futuramente irei construir meu próprio octocóptero, para levar equipamentos mais pesados e fazer filmagens e fotos.

Espero que a informação ajude você a poupar tempo.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 15:17

Ola Amadeu
Boa Tarde.. Isso mesmo, como disseram o certo é começar aos poucos com um bom estabilizador
e treinar muito. Qual um software que para treinar e onde consigo um?

Kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 15:19

O pessoal fala muito bem do Phoenix. Eu uso ele e o RealFlight G5. Dá uma olhada no Ebay qeu tem para vender o cabo como software "genérico".
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kiko
 
 
Kiko

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/04/2011
Localização : Criciúma

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 22:16

Legal, valeu a força!!
Mesmo assim vou começar com um t-rex 600 que é praticamente o mesmo preço
do 450 comprando fora e muito simulador hehe..

att. kiko
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyTer 26 Abr 2011, 22:50

O amigo deve estar olhando o preço em algum site estranho porque nos que conheço a diferença de preço de um heli classe 450 para um 600 é MUITO grande, estamos falando de 169 dolares para 499 dolares em um kit do T-Rex/motor/esc.... lembrando que uma bateria (turnigy, flightmax.. nada de g3 e outras top) de um 450 custa por volta de 15 a 20 dolares e uma bateria de um 600 custa mais de 100 dolares.... pessoalmente eu optei pelo 500 justamente pelo custo da bateria (entre 35 e 60 dolares), talvez um 550 ainda não fique tão salgado e o tamanho em si é bem parecido com o do 600, usando a mesma eletronica/motor do 600, sendo assim bem mais potente pelo peso que carrega natualmente podendo carregar mais peso tranquilamente #ficaAdica
Quando se fala em manutenão mais barata um kit lenha de um T-Rex 450 deve ficar aí por volta dos 50 dolares, já de um 600 seria no mínimo o dobro (provavelmente mais).... em um clone todos esses valores são divididos por 2, basicamente Very Happy

* usei o gabba como referencia rápida de preço para os kits que para mim é a única coisa que vale a pena comprar lá.

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyQua 27 Abr 2011, 03:11

Contrariando todos o 600 é o mais indicado para iniciantes!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyQua 27 Abr 2011, 06:17

Amadeu uma ótima opção de multirotores seria esse aqui.
da uma olhada
http://fpvbrasil.com.br/forum/topics/quad-gaui-330x-montando
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyQua 27 Abr 2011, 08:10

499 sem contar frete e impostos!!!!

tambem considero o 600 melhor para iniciantes.... mas iniciantes com dinheiro e com espaço e juizo!

não creio que um iniciante deva pilotar um 600 sem acompanhamento de alguem já experiente!

um helicóptero 450 é perigoso.... um 600 é uma arma!!!


e o que o neppon disse é verdade, com 500 dolares você tem voando um heli 450! mas com 1.000 dolares, vocês não tem um 600 voando (isso considerando todo o equipamento!).



Ah! e o quad da gaui realmente é top!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Neppon
 
 
Neppon

Mensagens : 138
Data de inscrição : 05/04/2011
Idade : 46
Localização : Curitiba/PR

Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX EmptyQua 27 Abr 2011, 10:04

Mori escreveu:
Contrariando todos o 600 é o mais indicado para iniciantes!
É verdade, quando maior o heli mais inércia e mais fácil a pilotagem mas é inversamente proporcional ao tamanho do saldo bancário disponível para o hobby do modelista em questão #FATO.
Apenas 7% dos brasileiros ganham mais de 1500 dólares por mês... menos de 1% ganham mais de 3000 dólares por mês...
Pensando desta forma não seria bem o 600 o mais indicado mas sim o 700, o 800... ou já compra um heli de real de uma vez que vai poder filmar qualquer coisa tranquilamente, pois pensar em tirar uma habilitação é mais caro por hora o curso que comprar seu próprio helicóptero real #outroFATO.
Com um 450 eu investi por volta de 2000 reais no heli (um clone), um TX ultrapassado mas ainda funcional (futaba 7c) pois um tx atual custa quase esse valor todo, carregador, baterias, ferramentas diversas e peças de reposição, não vejo como ter um heli 600 BOM sem investir de menos 5 ou 6 mil #FATO.

Vivemos no brasil, recebemos salário em real e aqui se paga o que se compra em dolar + envio X imposto... é outra realidade Mori, infelizmente.

Floyd, os kits que linkei só tem o frame +motor+esc... se somar o tx+servos pode adicionar fácil aí mais 1,5 a 2 mil reais para ter algo no nível de um T-Rex, fora ferramentas, carregador, peças de posição, etc... além do passeio ao PY ou os 20 a 30% para o freteiro.

Justamente por isso que os Helimodelos são todos MENINAS!!!!
*** Proporcional um breve momento de fortes emoções, muitos sustos e levam todo seu dinheiro ***

lol! lol! lol!

Neppon
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Dicas sobre helicoptero T-REX Empty
MensagemAssunto: Re: Dicas sobre helicoptero T-REX   Dicas sobre helicoptero T-REX Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Dicas sobre helicoptero T-REX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Integração :: bate-papo-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum