InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 13 Abr 2011, 13:06

Olá amigos.

Como sou novato no Aeromodelismo e nunca montei nenhuma aero modelo, resolvi montar este tópico a fim de ajudar os amigos de forum que, como eu, resolveram iniciar no aeromodelismo com o Dédalos.

À medida que as respostas forem surgindo e sejam respondidas, irei editar o tópico, deixando os posts originais, mais organizando no primeiro post para ter um guia completo e de fácil acesso.

Conto com a ajuda de todos, para que possamos tornar mais fácil a vida dos inciantes.

REVIEW
Desde que entrei no Forum achei interessantes os modelos da Sami Hobby, em especial o Dédalos, por ter uma boa envergadura e me parecer de fácil pilotagem.

Depois de muito conversar e ser muito bem atendido pelo amigo Sancler, postei me pedido em uma segunda feira, sendo o produto enviado na quinta e tendo recebido o mesmo na sexta (creio que por estarmos perto, já que sou de Joinville-SC).

O kit veio bem embalado, com as partes em plástico bolha. Apesar de algumas marcas na caixa de papelão estava tudo 100% com o kit.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4883
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4885


O modelo é todo entelado, com a fuselagem e asa em branco, com os detalhes (cores)em vinil sobreposto, o que permite a quem desejar customizar o seu retirá-los e fazer sua customização.

Os detalhes de acabamento são bons, com uma boa entelagem e detalhes construtivos primando pela durabilidade do modelo, como pode ser visto nos reforços de servos de asa, suporte de servos, reforços na área de trem de pouco e monstante de motor.

Local para montagem dos servos de ailerons (asa).
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4890
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4891


Suporte de servos de profundor e leme.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4892

Reforço do montante de trem de pouso.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4896


Montante do motor.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4893


Como se pode ver nas fotos acima, as linkagens já vem no lugar, com os encaixes para os servos, sendo necessário somente colocar os encaixes para os horns, o que será demonstrado mais adiante, quando da montagem.

As "dobradiças" das partes móveis são em fita filamentosa de boa qualidade.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4889


Realmente uma ótima relação custo/benefício para quem deseja começar.

Somente um detalhe no meu kit. Uma das rodas do trem de pouso traseiro veio travada e mesmo seguindo as orientações do amigo Sancler, nao consegui destravá-la. O problema foi prontamente soluciando pelo próprio Sancler que irá me enviar um novo trem de pouso. O bom atendimento continua após a compra.

ELETRÔNICA
Embora o amigo Sancler já indique um eletrônica eu comprei um setup com mais potencia, já pensando no futuro.

Segue a lista (todos os produtos podem ser comprados na HK):

TR 35-30C 1100kv Brushless Outrunner
Hobby King 30A ESC 3A UBEC
Flightmax 2200mAh 3S1P 20C
Prop Saver w/ Band 4mm (10pcs)
HK15178 Analog Servo 10g / 1.4kg / 0.09s
APC style propeller 11x5.5-E (A indicação da APC 11x5.5 veio do próprio Sancler.)

Fotos da eletrônica:
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4913
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4914
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4918
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4919
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4920
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4921
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4922


O rádio será um turnigy 9X V2, que já está comigo.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4881



FERRAMENTAS E MONTAGEM
Ferramentas
Comprei algumas coisas que certamente iria utilizar na montagem: estilete, pistola de cola quente, termoretrátil e um equipamento que achei muito útil: garra para solda, que serve para segurar os componentes na posição certa, deixando as mãos livre para trabalhar com ferro de solda e estanho. Ferro de solda já tinha em casa.

cheers DICA: não precisa comprar uma pistola de cola quente cara. Eu comprei um xingling de R$ 6,00 e funcionou que uma maravilha!

Montagem
30/04/2011
Primeiro passo foi soldar os conectores no ESC (fios do motor e da bateria). Nessa parte utilizei as garras de solda.
  • Verfique se o fio do motor já vem com a ponta estanhada. Se não vier, corte 2-3mm da ponta e estanhe de leve, sem deixar excesso de solda, e deixe esfriar
  • Encha até a metade do furo do conector com solda, usando a garra para segurar o conector
  • Sem retirar o soldador, encoste a ponta do fio que vai ser soldada no furo. Isso fara o estanho do fio derreter e ele irá se fundir ao estanho de dentro do conector sem deixar excessos para fora.
  • Espere esfriar bem, corte o termoretrátil do tamanho desejado (eu usei 2,5cm) e isole os terminais do motor.
  • No caso do conector da bateria, os termoretrátil deve ser colocado antes da solda, por isso a solda deve ser feita rapidamente para não esquentar o fio.

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4933


Resultado final com todos os conectores:
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4938


cheers DICA: Espere para colocar o termoretrátil, pois se o colocar com os conectores quentes, eles irão encolher fora da posição desejada.

Uma vez que o ESC já estava com os conectores, liguei toda a eletrônica para testatar. Tudo funcionando 100%. Para fazer o bind do rádio, utilizei as dicas que estão no manual que está no disco virtual. Só me bati um pouco para fazer o motor funcionar, mas depois de algumas tentativas, funcionou.

Passei então para montagem dos servos de aileron, fazendo primeiro a colagem dos horns, que não vou mostrar pois o amigo Sancler tem um tutorial de como fazer

Com os servos em posição já correta, coloquei os dois no suporte e mandei cola quente de ambos os lados.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4943


Cometi um erro. Colei os servos com os braços já fixados, depois vi que para se regular a linkagem, é necessário estar com o braço fora do servo e a linkagem conectada no horn e no braço. Dessa maneira, fica fácil de segurar a linkagem no ponto de regulagem e ir abrindo até tingir o ponto que o braço pode ser fixado no servo, deixando o aileron na posição correta. A foto mostra a diferença da linkagem como vem no kit e como fica depois de regulada.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4957

E o resultado final com as duas linkagens já reguladas.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4958


cheers DICA: Fiz uma coisa que não está no manual, mas achei prático. Cortei a "tampa" da canaleta dos fios de aileron bem no meio de colei com um pingo de cola quente em cada ponta.


Montei os trens de pouso dianteiro traseiro.
No caso do trem de pouso traseiro, fiz o corte como indicado no manua de montagem. Para ajudar na precisão utilizei uma ferramenta (no caso o pente de aço de escovar o gato), para fazer os cortes retos. Para tirar o depron que esta colado na madeira precisa de um pouco de força, mas pode mandar ver.

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4949
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4947


Instalei os servos de leme e profundor, já com os linkagens nos braços. Só não fiz a linkagem dos horns, pois não tenho linha em casa para fazer a amarração. Ficou meio feio, pois acho qe coloquei muita cola, mas para uma primeira montagem, até que não achei tão ruim.

O link que está sobrando ali é o link da bequilha, que não me atrevi a mexer. Aguardo sugestões de como fazer a linkagem.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4967

Montei o motor como spinner. Acho que vou usar ele mesmo em vez de usar o propsaver. Contudo, tive um problemas na hora de verificar a posição de montagem. As distâncias entre os furos para os parafusos são maiores que o montante do motor.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4964
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4965


O resultado do trabalho de hoje, já ficou com cara de aeromodelo.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4960


01/05/2011
Hoje pela manhã fiz a montagem do ESC e do RX no aeromodelo. Colei os dois com cola quente.

Como não foi possível utilizar a passagem de fio do ESC para o RX, devido aquela resistência que vem no cabo do BEC, passei o cabo por cima e colei com cola quente.

No caso do ESC, primeiro passe os fios que irão ligar o motor para fora, depois passe a cola quente no ESC e rapidamente o fixe no lugar.

Contudo, me arrependi de ter colado o RX com cola quente, pois numa eventual venda, creio que será difícil descolar.
cheers DICA: Use velcro para prender o RX.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4978


Um detalhe que não me atentei e deve ser considerado quando da montagem: o tamanho dos cabos dos servos. No caso dos servos HK que estou usando, os cabos são curtos o que irá me obrigar a comprar extensões para os servos de profundor e leme.

Fiz um teste a pouco e consegui ligar os servos no RX.

O que fiz foi pegar um secador de cabelo e fazer uma "mola" do fio dos servos, aquecendo bem e forçando para ela enrolar. Depois foi só esquentar o fio de novo para ele fica reto e o resultado foi uns 5mm a mais de fio, o suficiente para conseguir encaixar no RX sem ficar tensionado.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4997


Para fixar a bateria eu irei utilizar velcro, por questões óbvias.

Nesse ponto, me deparei com um detalhe perigoso. Os parafusos da bequilha transpassam a parede de foto, ficando perigosamente expostos na parte interna.

Tirei fotos somente depois de retiá-los, mas pela foto dá para perceber que a ponta passou para o lado de dentro.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4980


A solução foi retirar os parafusos e colar com Super Bonder a bequilha.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4981


Fiz os cortes no cow do motor, o que tem que ser feito com muita paciência e cuidado e um bom estilete.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4984


Só por curiosidade resolvi pesar o sujeito, colocando motor, bateri e hélice junto. Achei que foi um bom resultado.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4982

Mas como sou um pouco "aguniado" eu não "si guentei", linkei profundor e leme, liguei toda a eletrônica exceto aileron por não ter cabo Y e fiz um teste (o motor está só encaixado para teste).

Usei uma técnica diferente do manual para colocar as travas das linkagens.

  • Com os servos na posição 0 medi o ponto de encaixe da linkagen no horn.
  • Marquei o ponto final da haste com uma caneta de marcar cd.
    [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4988
  • Soltei os braços do servo, para poder trabalhar melhor.
  • Daqui em diante, foi como no manual. Coloca o termoretrátil, amarra, esquenta termoretrátil.
  • Com um alicate, cortei o excesso de vareta que sobrou.
    [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_4992
  • Encaixei os links nos horns.
  • Remontei os braços do servo na posição 0 (90 graus em relação ao corpo do servo)


Por final, tudo junto para fazer um teste.




06/05/2011
Hoje montei o motor.

O montante do motor eu fiz de eucatex, utilizanod uma serra copa de 50mm.

Na hora de montar, percebi que parte de cima deste montante pegava no cow. A solução foi recortar o excesso com uma serra de arco e mudar a posição do motor, que teria o suporte montado em forma de cruz e foi montado em forma de X.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5003
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5005
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5006

Na hora de encaixar o cow, outro problema. Como usei um motor maior que o indicado e também spinner, a base do spinner encontava no cow.

O resultado foi que tive de apelar para uma ferramenta de precisão para fazer uma reentrância circular e acomodar o cow.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5008
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5009
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5020


Como ficou o motor montado:
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5014


07/05/2011
Úlltimos detalhes.

Utilizei dois imãs de leitor ótico para fazer a "fechadura" da tampa do compartimento de bateria e ESC. Esses imãs são encontrados ao lado do canhão de laser.

Para retirá-los. basta desmontar e fazer um pouco de força com uma chave de fenda que sai fácil

Para colar utilizei cola quente. Para deixar em no mesmo ângulo da tampa, passei uma lixa de leve na quina até ficar com mesmo ângulo.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5011
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5012
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5013

Também instalei o cabo Y nos servos de aileron.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5033

Bom.. agora a famigerada bequilha, que no fina vi não ser tão famigerada.

Optei por uma montagem alternativa, utilizando uma peça acoplada na bequilha, que permite a regulagem da linkagem o que facilitou muito a montagem.

Mas por favor não me perguntem o nome da peça, pois eu não sei!!!!

Primeiro passei o link pelo furo que vem na caverna e marquei o lugar onde ele passaria para fora da fuselagem. Com um estilete, abri um friso para ele passar.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5018

Fiz um corte uma dobra no link para fazer passar pelo furo da caverna sem forçar o servo.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5025

Encaixei o link no servo e passei pela caverna e pela abertura que fiz.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5036
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5034

Dobrei o link até ele chegar na mesma linha do furo do suporte da bequilha.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5026

Fixei na peça que não sei o nome.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5028
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5029

O próprio Sancler postou um link mais detalhado de outra maneira de montar a bequilha:
http://www.eletricosdosul.com/t1645-dicas-de-ligacao-e-linkagem-para-bequilha-dianteira-dedalos#21723


E é isso aí, finalizei a montagem, mas como diria Murphy, se existe alguma chance de dar um problema, ele ocorrerá, aconteceu um acidente, do qual fiquei tão P*** da vida que nem lembrei de tirar fotos.

Fui testar tudo montado e não me ative a uma regra básica: desligue o motor do ESC se for testar a eletrônica. Testando a eletrônica eu sem querer dei um gás no throtle e lá foi o Dédalos de cara na cortina (ainda bem que não foi na parede).

O resultado foi que soltou os parafusos de fixação do suporte do motor e com isso o motor quebrou o cow, sem falar no baita rasgo na cortina! Ainda bem que não existe DAC no meu aeródromo!!!!

Remontei os parafusos de fixação no montante e fiz uma abertura no cow, utilizando as duas rachaduras que a batia criou.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5031


O resultado final.



Agora é só treinar muito no simulador para voar no final de semana que vem. Ainda bem que além de estar rodando o Real Flight G4.5 no meu computador, comprei esta semana um acessório ótimo para encorajar o treino.
[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. IMG_5002-1


Assim que puder, posto fotos do Dédalos voando e, se o grande gestor do universo permitir, pousando sem prolbemas!


DÚVIDAS
A) No manual de montagem da Sami Hobby diz que profundor e leme devem ser colados com cola quente. Quem não tem a pistola, pode utilizar outra cola? Qual?
[NelsonSM] Cola de contato para isopor; epoxi.
[Minha experiência] Por dica do Sancler, comprei uma pistola de cola quente. Prático, rápido e multiuso! Recomendo para quem for montar.


B) Como fazer a linkagem da bequilha com o servo?
[Sancler] Depois vou colocar aqui uma montagem da bequilha dianteira para tirar as duvidas da galera.
[Minha experiência] Não atravi a fazer ainda, pois sobram dúvidas. Vou esperar o tutorial do Sancler.

C) Minha hélice tem o furo menor que o do eixo, como alargar?


D) Qual a melhor maneira de prender ESC, RX e bateria dentro do aero (velcro, fita dupla face, cola quente)?
[Mori] Eu uso fita dupla face, mas pode ser com cola quente também, velcro também é uma boa opção.
[Minha experiência] Cola quente é muito prático, mas só deve ser usada em partes que praticamente não precisarão ser retiradas. Minha segunda opção fico com o velcro.

E) Os conectores para plugar o motor no ESC deve ser soldados? Como se faz essa solda?
[Mori] Conectores sim tem que ser soldado. A solda se faz com ferro de solda e arame de solda estanho.
[Minha experiência] Como já sei trabalhar com estanho, não tive dificuladades. Na parte da montagem tem o passo a passo da soldagem.

F) Os servos de aileron devem ser ligados com cabo Y ou soldados?
[Mori] Para ailerons os dois jeitos ficam bons mas soldar os fios fica bem mais trabalhosos, o cabo Y bem mais prático.
[Minha esperiência] Por questão de praticidade, resolvi usar cabo Y.


Última edição por Amadeu Jr em Ter 10 maio 2011, 15:18, editado 13 vez(es) (Motivo da edição : Montagem finalizada)
Ir para o topo Ir para baixo
             
NelsonSM
 
 
NelsonSM

Mensagens : 659
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 42
Localização : Palhoça - SC

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 13 Abr 2011, 14:36

Amadeu Jr escreveu:


DÚVIDAS
- No manual de montagem da Sami Hobby diz que profundor e leme devem ser colados com cola quente. Quem não tem a pistola, pode utilizar outra cola? Qual?

--Cola de contato para isopor;
--Epoxi.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyTer 19 Abr 2011, 20:43

Obrigado Nelson, post editado.

Amigos, coloquem ai suas duvidas, para podermos enriquecer o tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Guilherme Selhorst
 
 
Guilherme Selhorst

Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2011
Idade : 23
Localização : Araranguá-SC

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyTer 19 Abr 2011, 21:10

A hélice eu uso a apc 10x5 com motor 35-30 e toca muito bem.Mas vai de cada um...


Segue link da hélice:http: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5440
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 12:03

Ontem recebi os trens de pouso novos.
Sancler, obrigado e parabéns pelo bom atendimento!


Hoje a eletrônica chegou no Brasil.

Email do Muambator hoje

Detalhes do Rastreamento:
Código: EC303098792SG
Data / Hora: 20/04/2011 08:20
Situação: Conferido
Tags: eletronica-dedalos
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 12:09

Guilherme Selhorst escreveu:
A hélice eu uso a apc 10x5 com motor 35-30 e toca muito bem.Mas vai de cada um...


Segue link da hélice:http: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5440

Coloca um video do seu voando ai Guilherme, para da uma idéia do desemprenho com essa hélice.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Guilherme Selhorst
 
 
Guilherme Selhorst

Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2011
Idade : 23
Localização : Araranguá-SC

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 12:19

Ok,vou ver se eu tenho aqui...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Guilherme Selhorst
 
 
Guilherme Selhorst

Mensagens : 100
Data de inscrição : 28/03/2011
Idade : 23
Localização : Araranguá-SC

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 12:29

Amadeu o seu rádio turnigy veio tipo uma corrente de pescoço na caixa ou vc comprou separado?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 12:44

Guilherme Selhorst escreveu:
Amadeu o seu rádio turnigy veio tipo uma corrente de pescoço na caixa ou vc comprou separado?

Veio de brinde, para minha surpresa.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Rafael HSS
 
 
Rafael HSS

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/04/2011
Localização : Belo Horizonte

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 20 Abr 2011, 17:07

Sugestão: quando for montar a bequilha móvel, tire bastante fotos e detalhe bastante. Acredito que essa parte seja a que gere mais dúvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Eletrônica chegou!!!!   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 27 Abr 2011, 17:32

Rafael HSS escreveu:
Sugestão: quando for montar a bequilha móvel, tire bastante fotos e detalhe bastante. Acredito que essa parte seja a que gere mais dúvidas.

Pode deixar Rafel, vou fazer isso.

Peassoal, hoje cheogu a eletrôncia, até rápido, pois comprei dia 01/04, portanto demorou 26 dias corridos para vir por EMS.

As fotos já estão no primeiro tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Sancler
 
 
Sancler

Mensagens : 3611
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 50
Localização : Palhoça - SC

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 27 Abr 2011, 17:42

Eletrônica Top , o setup vai ficar perfeito , mas esse motor ai vai ser de colocar em um tanque de guerra .

Depois vou colocar aqui uma montagem da bequilha dianteira para tirar as duvidas da galera .
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.samihobby.com.br              
Rafael HSS
 
 
Rafael HSS

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/04/2011
Localização : Belo Horizonte

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQua 27 Abr 2011, 19:36

Ta ficando TOP seu review, e tenho certeza que seu aero também irá ficar. Com certeza esse tópico irá ajudar muita gente.

Uma dúvida, você irá usar o adaptador para hélice que já veio no motor ou o Propsaver? Já ouvi casos dessas borrachinhas arrebentarem em voo.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQui 28 Abr 2011, 09:01

Rafael HSS escreveu:
Ta ficando TOP seu review, e tenho certeza que seu aero também irá ficar. Com certeza esse tópico irá ajudar muita gente.

Uma dúvida, você irá usar o adaptador para hélice que já veio no motor ou o Propsaver? Já ouvi casos dessas borrachinhas arrebentarem em voo.

Comprei os propsaver pensando em eventuais pousos mau sucessdidos, mas quando vi o adaptador, fiquei em duvida, afinal com o adaptador fica mais bonito.

Quanto ao arrebentar da borracha, creio que só aconteça se não for prestado atenção, pois o material dos orings usados é bem resistente. O que se deve fazer é oa mínimo sinal de estar ressecado, trocar o orgina, aí não terá problema.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyQui 28 Abr 2011, 09:02

Sancler escreveu:
Eletrônica Top , o setup vai ficar perfeito , mas esse motor ai vai ser de colocar em um tanque de guerra .

Depois vou colocar aqui uma montagem da bequilha dianteira para tirar as duvidas da galera .

Valeu Sancler.

Já aproveito e peço sua sugestão para montagem do motor: uso prop saver ou o adptador com spinner?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySex 29 Abr 2011, 18:47

Ola pessoal.

Hoje resolvi começar a montagem do Dédalos.

Bom, já surgiram duas dúvidas:

1) Os conectores para plugar o motor no ESC deve ser soldados? Como se faz essa solda?
2) Paro sevos de aileron, é melhor usar cabo Y ou soldar os fios?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySex 29 Abr 2011, 19:05

conectores sim tem que ser soldado. A solda se faz com ferro de solda e arame de solda estanho.
para ailerons os dois jeitos ficam bons mas soldar os fios fica bem mais trabalhosos, o cabo Y bem mais prático.
o ferro de solda tu encontra em qualquer loja de materiais elétricos ou construção.
agora se não tiver um cabo Y o negócio e soldar mesmo.
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySáb 30 Abr 2011, 22:07

Mori escreveu:
conectores sim tem que ser soldado. A solda se faz com ferro de solda e arame de solda estanho.
para ailerons os dois jeitos ficam bons mas soldar os fios fica bem mais trabalhosos, o cabo Y bem mais prático.
o ferro de solda tu encontra em qualquer loja de materiais elétricos ou construção.
agora se não tiver um cabo Y o negócio e soldar mesmo.
abraços

Valeu Mori.
Já fiz a solda e optei por cabo Y. Infelizmente não consegui comprar pois as duas lojas de Joinville estão na Fesbraer.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySáb 30 Abr 2011, 23:48

Olá pessoal, algumas duvidas na montagem:


Como fazer a linkagem da bequilha com o servo?

Minha hélice tem o furo menor que o do eixo, como alargar?

Qual a melho maneira de prendes ESC, RX e bateria dentro do aero (velcro, fita dupla face, cola quente)?

A distância dos furos do suporte do motor são maiores que as do montante do motor. Como resolver isso?
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyDom 01 maio 2011, 05:47

bequilha com o servo.
http://www.eletricosdosul.com/t1357-montagem-dedalos-linkagem-bequilha-dianteira
hélice
que adaptador que esta usando e que hélice se for o adaptador com porca o certo seria as apc mas se for uma gws geralmente se usa pro saver, se for adaptador com porca vai ter que abrir o furo com uma broca mas cuidado para não ficar fora de centro para não dar vibração.
fixar a eletronica
eu uso fita dupla face mas pode ser com cola quente tb velcro tb uma boa opção
furos do montante do motor.
tu esta dizendo o que vem fixado na parede de fogo aquela rodinha? se sim a solução vai ser cortar uma madeira pode ser compensado do tamanho do suporte do motor e colar ela em cima da rodinha. assim como fiz no meu.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptyDom 01 maio 2011, 12:42

Mori escreveu:
bequilha com o servo.
http://www.eletricosdosul.com/t1357-montagem-dedalos-linkagem-bequilha-dianteira
hélice
que adaptador que esta usando e que hélice se for o adaptador com porca o certo seria as apc mas se for uma gws geralmente se usa pro saver, se for adaptador com porca vai ter que abrir o furo com uma broca mas cuidado para não ficar fora de centro para não dar vibração.
fixar a eletronica
eu uso fita dupla face mas pode ser com cola quente tb velcro tb uma boa opção
furos do montante do motor.
tu esta dizendo o que vem fixado na parede de fogo aquela rodinha? se sim a solução vai ser cortar uma madeira pode ser compensado do tamanho do suporte do motor e colar ela em cima da rodinha. assim como fiz no meu.

Mori, é um adaptador com rosca, tipo spinner. Contudo a hélice veio como furo menor. Vou tentar fazer isso com uma broca, depois posto o resultado.

Usei cola quente. Só vou usar velcro na bateria.

É sim.. aquela rodinha na parede de fogo. Vou utilizar eucatex 3mm para fazer um suporte.
Ir para o topo Ir para baixo
             
mavmav
 
 
mavmav

Mensagens : 237
Data de inscrição : 14/07/2010
Localização : Londrina - PR

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySeg 02 maio 2011, 10:11

Antes de mais nada... PARABENS pelo belo review... quem jah fez sabe que dah trabalho mas eh muito legal pra quem tbm passa pela mesma situação... PARABENS mesmo.

Entao... no sabadao tbm montei um Dedalos pra um amigo.

Tah prontinho... soh falta a bequilha dianteira.. TBM ESTOU COM DUVIDAS na linkagem dela... SANCLER... agiliza aih um tutorial bem bacana pros clientes... aguardamos.

Outra duvida... montei o do meu amigo com um motor 2822... VAI VOAR??? Achei pesado.... to na duvida.

Ficou lindao o modelo montado... nada como a experiencia pra ir deixando a gente cada vez melhor.

Aguardo.

PS. Bateria 2.200mAH.... vai voar com o 2822???
Ir para o topo Ir para baixo
             
finatti
 
 
finatti

Mensagens : 14
Data de inscrição : 16/03/2011
Localização : Campinas - SP

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySeg 02 maio 2011, 12:51

Sancler,

Estava voando esse final de semana e minha bequilha dianteira quebrou.

Sei que estou aprendendo ainda então muitos dos meus pousos estão vindo com a bequilha primeiro e depois o resto do conjunto do trem e isso entorta a bequilha. De tanto entortar e desentortar ela quebrou.

Que tipo de material você para fazer a bequilha? Onde você compra? Quero fazer a reforma para esse fds mais não encontro o material que você usa.
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySeg 02 maio 2011, 14:01

finatti escreveu:
Sancler,

Estava voando esse final de semana e minha bequilha dianteira quebrou.

Sei que estou aprendendo ainda então muitos dos meus pousos estão vindo com a bequilha primeiro e depois o resto do conjunto do trem e isso entorta a bequilha. De tanto entortar e desentortar ela quebrou.

Que tipo de material você para fazer a bequilha? Onde você compra? Quero fazer a reforma para esse fds mais não encontro o material que você usa.

Aproveitando a deixa. Sancler, o que você me diz de utilizar no dédalos um trem de pouso como o deste tutoria:
http://www.eletricosdosul.com/t1005-trem-de-pouso?highlight=trem+pouso
Ir para o topo Ir para baixo
             
Amadeu Jr
 
 
Amadeu Jr

Mensagens : 1259
Data de inscrição : 05/03/2011
Idade : 50
Localização : Joinville

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. EmptySeg 02 maio 2011, 14:49

mavmav escreveu:
Antes de mais nada... PARABENS pelo belo review... quem jah fez sabe que dah trabalho mas eh muito legal pra quem tbm passa pela mesma situação... PARABENS mesmo.

Entao... no sabadao tbm montei um Dedalos pra um amigo.

Tah prontinho... soh falta a bequilha dianteira.. TBM ESTOU COM DUVIDAS na linkagem dela... SANCLER... agiliza aih um tutorial bem bacana pros clientes... aguardamos.

Outra duvida... montei o do meu amigo com um motor 2822... VAI VOAR??? Achei pesado.... to na duvida.

Ficou lindao o modelo montado... nada como a experiencia pra ir deixando a gente cada vez melhor.

Aguardo.

PS. Bateria 2.200mAH.... vai voar com o 2822???

Valeu MavMav! Espero que possa ajudar muitos que como eu estão iniciando.

Cara, eu montei no meu um motor 35-30C, com bateria de 2200 também e hélice 11x5.5. Segundo o Sancler vai ficar forte!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty
MensagemAssunto: Re: [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.   [DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

[DÉDALOS] Review, montagem passo a passo, duvidas respondidas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Construção, Review, Dicas e Tutoriais-
Criar um fórum | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum