InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
fcoalex

MensagemAssunto: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Sex 18 Mar 2011, 11:25

Bom dia a todos,

Dando uma lida na última edição da revista Hobby News, me atentei à um item do 'Glossário do Aeromodelismo' onde dizia que, em via de regra, para um aeromodelo poder voar, o conjunto Motor+Hélice tem que ter um Empuxo Estático de no mínimo 60% do Peso Final do Aeromodelo.

Aí pergunto aos mais experientes... Essa informação procede?
Pois eu sempre que escolho um conjunto de Motor e Hélice tento escolher uma configuração que tenha um Empuxo Estático com pelo menos 100% do peso do Aeromodelo.

Seria legal termos essa informação para os iniciantes ou para termos uma certa economia na hora da escolha da Eletrônica.

Abraços.

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Sex 18 Mar 2011, 11:32

Boa fcoalex,

"Empuxo Estático de no mínimo 60% do Peso Final do Aeromodelo."

Eles se referem ao mínimo.
Nada impede que você melhore a performance colocando um motor que atenda melhor a sua necessidade!

Exemplo.... compra um kit ARF de um Extra 90 - Na especificação ele diz que é para motor 90 - 120, ele vai voar com 90 mas não vai desempenhar 100% da sua capacidade de manobras.

Esses 60% são para te dar uma base de qual motor você deve partir.

Abração

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Sex 18 Mar 2011, 11:46

Deixa eu ve se entendi.

Se colocar um motor com 60% ele vai sair do chão, utilizando toda a potencia do motor? E para manobras (torque, loops, etc), quanto tem que usar?

fcoalex

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Sex 18 Mar 2011, 11:56

Amadeu Jr escreveu:
Deixa eu ve se entendi.

Se colocar um motor com 60% ele vai sair do chão, utilizando toda a potencia do motor? E para manobras (torque, loops, etc), quanto tem que usar?
Acho que seria o mínimo até mesmo pra fazer algumas manobras básicas (com exceção das 3D, que precisam de bastante torque), não somente sair do chão Amadeu.

Pensando um pouquinho nas leis da Física, é necessário menos força para empurrar/puxar algo na horizontal do que levantar verticalmente.

E na hora de um Loop, por exemplo, utiliza-se também a força inercial, já que no início dessa manobra básica o aero já está em movimento.

Abraços.

NelsonSM

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Sex 18 Mar 2011, 12:12

Para um aeromodelo tipo Treinador a informação procede.

Como citado é "Empuxo Estático", ou seja, Parado. É o empuxo minimo necessário para que o aeromodelo entre em movimento.

Após entrar em movimento outra forças passa a atuar no aeromodelo que o deixam "mais leve".

Por exemplo: para fazer tork roll é preciso 200% do peso em empuxo, ou seja, o dobro.

Amadeu Jr

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   Ter 22 Mar 2011, 16:27

Obrigado Fcoalex e NesonSM.
Como sou novato na coisa, o que é lógico para quem já conhece, parece um fanstama para mim. hehehehe.

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo   

Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Tópicos similares

-
» Relação Empuxo do Motor x Peso do Aeromodelo
» Reduzir peso ao volante do motor
» RELAÇÕES DUVIDOSAS: Veja o que acontece ao alterar a coroa e o pinhão
» dúvida entre o motor da C180 e C200
» Motor a ar 1600 ou Ap 1.6 ? Qual o melhor ?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
  :: Eletrônica :: Motores-
criar um fórum | © phpBB | Fórum grátis de ajuda | Assinalar uma queixa | Criar um fórum