InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  


Compartilhe
 

 Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Kalica
 
 
avatar

Mensagens : 400
Data de inscrição : 18/01/2011
Localização : Floripa

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 10 Fev 2011, 20:55

Olá galera gostaria de tirar uma dúvida em relação as baterias lipo...
Eu estou usando uma bateria turnigy 3 células 1800 mah 11.1 volts...
Quando eu carrego ela a voltagem fica em um total de 12,6 volts o que da 4,2 volts por célula.
A dúvida é a seguinte, A bateria não pode ficar abaixo de 3,2 volts certo?... Porque isso detona a bateria, ela pode estufar etc... Mas esse 3,2 é no total das três células ou seja, dos 12,6 volts eu posso usar até baixar para 3,2 ou é 3,2 por célula?...
Porque se for 3,2 por célula então a bateria não pode descarregar mais do que 9,6 volts no total... É isso?...
Agradeço antecipadamente os esclarecimentos da galera e desejo um bom vôo a todos!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
ismael
 
 
ismael

Mensagens : 41
Data de inscrição : 21/01/2011
Idade : 40
Localização : Chapecó

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 10 Fev 2011, 20:57

Pode chegar até 3V mas por célula! e a carga total 4,2 por célula!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kalica
 
 
avatar

Mensagens : 400
Data de inscrição : 18/01/2011
Localização : Floripa

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 10 Fev 2011, 21:00

Ok, então ela não pode baixar mais de 9,0 volts no total... Já imaginava, mas fica aqui a dica até para outros usuários que possam ter a mesma dúvida!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
ismael
 
 
ismael

Mensagens : 41
Data de inscrição : 21/01/2011
Idade : 40
Localização : Chapecó

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 10 Fev 2011, 21:09

É, mas 3v é o limite, menos que isso os carregadores inteligentes não carregam mais e dao erro
Ir para o topo Ir para baixo
             
Convidad
Convidado
avatar


Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 10 Fev 2011, 21:17

Kalica escreveu:
Olá galera gostaria de tirar uma dúvida em relação as baterias lipo...
Eu estou usando uma bateria turnigy 3 células 1800 mah 11.1 volts...
Quando eu carrego ela a voltagem fica em um total de 12,6 volts o que da 4,2 volts por célula.
A dúvida é a seguinte, A bateria não pode ficar abaixo de 3,2 volts certo?... Porque isso detona a bateria, ela pode estufar etc... Mas esse 3,2 é no total das três células ou seja, dos 12,6 volts eu posso usar até baixar para 3,2 ou é 3,2 por célula?...
Porque se for 3,2 por célula então a bateria não pode descarregar mais do que 9,6 volts no total... É isso?...
Agradeço antecipadamente os esclarecimentos da galera e desejo um bom vôo a todos!!!

Kalica,

Em voo, não deixe passar de 3,7v por célula, assim você terá bateria por muito tempo sem esquentar a cabeça!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
             
Kalica
 
 
avatar

Mensagens : 400
Data de inscrição : 18/01/2011
Localização : Floripa

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySex 11 Fev 2011, 00:26

Como eu saberei a hora que vai estar em 3,7?...
Existe uma estimativa de tempo ou eu tenho que descer o aero e medir com o medidor de tensão?...
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mori
 
 
Mori

Mensagens : 1401
Data de inscrição : 16/07/2010
Idade : 48
Localização : Japão

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySex 11 Fev 2011, 06:28

Kalica todo esc tem a função de corte do motor quando se esta usando lipos.
isso tu decide na programação do esc, quando o motor cortar ou diminuir a força é porque esta na hora de parar.
ai tu tira uma base de quanto tempo levou, dai no próximo vôo desce a criança antes de cortar.
fazendo isso pode medir depois suas lipos vai estar com 3,5v ou mais.
na minhas mesmo vôo até o motor cortar e ainda forço mais um pouco, quando vou carregar elas estão com 3,2v
Ir para o topo Ir para baixo
             
adriano_mg
 
 
adriano_mg

Mensagens : 256
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 40
Localização : Coqueiral MG

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySex 11 Fev 2011, 07:27

Kalica escreveu:
Como eu saberei a hora que vai estar em 3,7?...
Existe uma estimativa de tempo ou eu tenho que descer o aero e medir com o medidor de tensão?...
ae Kalica, existe um Alarme para Avisar Bateria Fraca em Vôo que vc pluga no cabo balanceador e ele vai bipar e piscar os leds vermelhos quando a bateria estiver perto da faixa crítica.
olha neste link:

http://www.kinghobbies.com.br/ecommerce_site/produto_19134_4120_Alarme-para-Avisar-Bateria-Fraca-em-Voo--Low-Voltage-Buzzer--2S-3S-4S-LiPo-07024-

no ML tem um vendedor de Santa Maria/RS que vende por 15 conto.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168177016-alarme-bateria-lipo-2s-3s-4s-ind-bateria-fraca-buzzer-c-led-_JM

Os patrocinadores do site talvez tb tenham pra vender, dá uma checada.
flw
Ir para o topo Ir para baixo
             
Marcio Lopes
 
 
Marcio Lopes

Mensagens : 109
Data de inscrição : 03/04/2011
Idade : 47
Localização : Sorocaba-SP

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyDom 15 maio 2011, 15:48

Hoje voando o Ugly Stick da Sami Hobby ( eita stickinho pra voar sô, bão demais ) o esc cortou o motor e quando fui medir estava 9.1. Está dentro da normalidade né? (uso turnigy 1.300 3S)
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyDom 15 maio 2011, 17:38

eu não baixaria de 9.6 para uma bateria 3S.

o que faço é.... nos primeiros voos eu voo 2 min e desço.... e vou medindo... depois quando chega ao fim, eu pego o tempo total e programo um alarme no meu rádio!

E o Alarme sempre disparando com pelo menos uns 1-2minutos de antecedência, para dar tempo de alinhar o aero na pista!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Marcio Lopes
 
 
Marcio Lopes

Mensagens : 109
Data de inscrição : 03/04/2011
Idade : 47
Localização : Sorocaba-SP

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyDom 15 maio 2011, 18:25

Ok, mas o que pode acontecer se ficar abaixo de 9.0 ??

No meu caso, ficou em 9.1 e continua normal.
Ir para o topo Ir para baixo
             
JonhsFox
 
 
JonhsFox

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 35
Localização : Fortaleza CE

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySeg 23 maio 2011, 02:34

chegando a voltagens tão baixas assim você simplesmente acaba com a vida útil da bateria.. =x

você pode ate voar um pouquinho mais de tempo hj mas a longo prazo ela ira perder a qualidade de Carga, ou seja ela vai esvaziar mais rápido e tal em pleno voo e sem ter a potencia q tinha antes quando você dava Motor Full no seu Aero.

sem Falar que, sou o Tipo de Piloto q prefiro não arriscar ficar sem meu Aero, acredito ser bem melhor você voar com segurança do q voar ate o motor parar e vc ter de fazer um pouso de emergência correndo risco de perder o aero ou danificar a Bateria

com o tempo você ira ate perceber, você voando com Uma bateria velha quando vc compra uma nova vc sente logo a diferença, e como se o Motor ganhasse ums Kvsinhos a mais de potencia pela bateria nova Soltando mais Carga e tendo mais autonomia de voo! XDDD

Faça uma media de 10 a 15 minutos por bateria, sei que esse tempo depende muito do seu dedo no motor, mas esse e um tempo Médio no qual você voa com segurança sem se preocupar em pousos forçados, Baterias danificando e coisas assim.

Ah e se você não voa todo dia, ponha a Bateria para Carregar so no Dia anterior ao Voo, pq assim ela estará mais próxima da Voltagem de Storage por mais tempo na semana e assim conserva mais a vida útil dela, sem falar q você deixando ela carregada full e guardada ela vai perdendo voltagem sozinha sem uzo, o que vai Obrigar voce a dar outra Carga nela

Depois do voo não ponha ela pra carregar direto da bateria do Carro como ja vi muita gente fazendo, deixe ela descansar por pelo menos meia hora antes de dar outra Carga nela, e se seu aero Cair forte e mesmo assim estiver inteiro deixe a Bateria descansar também num local fora do perigo de chamas pois ela sofre com Impactos fortes mesmo q nada de estranho esteja visível nela!

Pequenos Cuidados garantem a maior Vida util de sua Bateria e um Maior tempo de Diversão com uma Mesma Bateria ^^
Ir para o topo Ir para baixo
             
floydbh
 
 
floydbh

Mensagens : 3185
Data de inscrição : 21/05/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte - MG

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySeg 23 maio 2011, 08:05

falou tudo jonh!!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Marcio Lopes
 
 
Marcio Lopes

Mensagens : 109
Data de inscrição : 03/04/2011
Idade : 47
Localização : Sorocaba-SP

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySeg 23 maio 2011, 12:22

JonhsFox escreveu:


Depois do voo não ponha ela pra carregar direto da bateria do Carro como ja vi muita gente fazendo, deixe ela descansar por pelo menos meia hora antes de dar outra Carga nela,

Puxa, eu faço exatamente isso, não sabia que era errado Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
             
JonhsFox
 
 
JonhsFox

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/12/2010
Idade : 35
Localização : Fortaleza CE

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySeg 23 maio 2011, 14:09

Marcio Lopes escreveu:
JonhsFox escreveu:


Depois do voo não ponha ela pra carregar direto da bateria do Carro como ja vi muita gente fazendo, deixe ela descansar por pelo menos meia hora antes de dar outra Carga nela,

Puxa, eu faço exatamente isso, não sabia que era errado Shocked

Pelo que eu Ouvi falar parece q as Nanotech aguentam isso de Carga Instantânea e rápida logo apos o voo, mas na minha opinião prefiro ficar seguro e não fazer o motor do carro virar Churrasco dependendo da Amperagem nessa Carga Rapida! XDDD
Baterias de Litio são perfeitamente seguras desde que você respeite elas, e Tratando com carinho ela ira durar bem mais tempo =3

e sempre melhor ter Varias baterias se vc gosta de voar muito, assim quando uma acaba você ja põe outra, e ela fica la descansando na filinha para recarga. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
             
Gilberto C. de Oliveira
 
 
Gilberto C. de Oliveira

Mensagens : 22
Data de inscrição : 22/05/2011
Localização : Curitiba

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySeg 23 maio 2011, 18:04

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8927

Esse toca o buzzer lá em cima, fornece a tensão de cada célula ( digital) e dá para regular a tensão que você quer que dispare o alarme.

Pelo preço é imbatível, principalmente porque mede individualmente cada célula, mostrando a diferença de tensão entre elas...
Ir para o topo Ir para baixo
             
phaNTasMa
 
 
phaNTasMa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 44
Localização : Sorocaba

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 05 Jan 2012, 06:17

SAUDAÇÕES CAMARADAS...

Neste 1° post... é com satisfação q venho fzr parte dessa comunidade...
espero acrescentar, aprender e fzr grandes amigos !!!

de passagem pelo tópico, me interessei por alarmes de baixa voltagem para
aeros... ter esse tipo de alarme é qs q um item de vôo...

não quero parecer "mão-de-vaca" em pagar $11.99 dolares por um pronto... Smile
mas por uns R$ 5, você pode montar seu próprio "Alarme de Baixa Tensão"...
com um mínimo de conhecimento de eletrônica é só soldar e acoplar o circuito
na bateria...

a quem se interessar, fica o link para o circuito:
http://www.aaroncake.net/circuits/lowvolt.asp
modificando alguns componentes, pode se adaptar a qqr tipo de bateria !!! Wink

grande abraço a todos !!!
Ir para o topo Ir para baixo
             
Mauro Perides
 
 
Mauro Perides

Mensagens : 247
Data de inscrição : 25/05/2011
Idade : 50
Localização : São Paulo, SP

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptyQui 05 Jan 2012, 07:27

Primeiro, seja bem vindo amigo phaNTasMa.

Eu também penso como você, além de ser durango e mão de vaca. Mas no caso das baterias LiPo a coisa é mais embaixo, pois é melhor monitorar a tensão de cada célula, e não a soma delas. Então seriam n circuitos deste, já começa a fazer mais sentido usar um microcontrolador. Fora o trambolho.

Sem falar que na HK tem monitores de tensão por menos de $2
(http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=18987)

Como experiência vale muito a pena montar mas por $, não tem como ganhar dos chineses.

Ir para o topo Ir para baixo
             
phaNTasMa
 
 
phaNTasMa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 44
Localização : Sorocaba

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! EmptySex 06 Jan 2012, 13:06

Boa tarde a todos.

Vlw... Wink

é... tem razão...^^
VIVA OS CHINESES... :p

abraços !
Ir para o topo Ir para baixo
             
Conteúdo patrocinado




Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!   Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
             
 

Dúvidas com a voltagem das baterias lipo!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Baterias LiPo
» [Dúvida] Baterias lipo.
» Sobre baterias LiPo.
» Review Baterias Lipo JSP Hobby
» Carregar baterias em paralelo. Teste e dúvidas.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
  :: Aeromodelismo Elétrico :: Iniciando-
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum